Reavivados por Sua Palavra


SALMO 63 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – Atualizado by jquimelli
2 de janeiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Davi compôs o Salmo quando estava no deserto de Judá, fugindo da ira do rei Saul (ver subtítulo; cf. 1Sm 23:13, 14, 23, 24; 24:1-3; Ed, 164). Este é um dos salmos mais afetuosos. Não contém nenhuma petição. Consiste de alegria,louvor, agradecimento, anelo pela comunhão com Deus, e nem um pedido de vantagens temporais ou espirituais. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 876.

Davi desejava uma experiência mais profunda com Deus. A relação que ele tinha naquele momento com o Senhor não era suficiente. Ele comparou seu desejo à sede experimentada na seca mais severa, quando o solo está seco e rachado devido a um longo período sem chuva. Ele percebeu, muito antes de Jesus ter caminhado sobre a terra, que esta era uma sede que só podia ser saciada pela Água Viva. Davi tinha prazer na comunhão de Deus e recordava os momentos em que sentira a presença e o poder de Deus mais profundamente.  O seu apreço e admiração por Deus são expressos de forma apaixonada, ao ele dar mais valor à bondade divina do que à própria vida (v.4). Stephanie Sheehan, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/10/09/salmo-63/

Fruto do seu profundo amor e respeito por Deus, Davi louvava continuamente. Ele falou como alguém que tinha experiência na comunhão com Deus. Davi desfrutava prazer em sua comunhão com Deus, fosse em tempo de batalha ou na hora de dormir. Todo momento lhe era adequado para a comunhão. Devido a isso ele experimentou a mão protetora de Deus de diversas maneiras ao longo dos anos. E Ele reconhecia a Sua ajuda, refúgio e cuidado.  Neste estado de alegre confiança, ele se recusa a estar desencorajado. Ele sabe que Deus acabará por prevalecer. Davi poderia ter orado por uma série de coisas, mas neste Salmo muito bem escrito, o coração de Davi simplesmente transborda de admiração e gratidão a Deus. Idem.

1-5 Se você está sozinho ou sedento de algo duradouro em sua vida, lembre-se da oração de Davi. Somente Deus pode satisfazer nossos anseios mais profundos! Life Application Study Bible Kingsway.

1 eu Te busco ansiosamente. Do heb. shachar, “buscar ao amanhecer”, portanto, “buscar com fervor”, ou “buscar com anseio”. CBASD, vol. 3, p. 876.

Te contemplo no santuário, para ver a Tua força e a Tua glória. Davi parece relembrar as evidências da presença de Deus nos rituais do santuário, como o shekinah (ver PP, 349). A maior evidência da presença de Deus é a transformação de vidas humanasCBASD, vol. 3, p. 876, 877 [destaque acrescentado].

a Tua graça é melhor do que a vida. Para Davi, o amor de Deus era mais doce do que a vida, que é o bem mais valioso para um ser humano. CBASD, vol. 3, p. 877.

bendizer-Te. Do heb. barak. Esta palavra tem diversos sentidos. Quando Deus bendiz a alguém, significa que Ele lhe concede dons, ou declara que essa pessoa recebeu dons. Quando alguém bendiz a Deus, significa que reconhece a Deus como o doador desses dons. No AT, com frequência se bendiz a Deus (ver Sl 63:4; 103:1, 2, 20-22; 145:2; etc.). Quando uma pessoa bendiz a outra, ela expressa o desejo de que essa pessoa seja dotada de dons. CBASD, vol. 3, p. 877.

no meu leito… em Ti medito, durante a vigília da noite. Nessa hora, as dificuldades do dia tendem a ser maiores, É evidente que Davi passa muito tempo pensando em Deus durante as noites de angústia no deserto. Faríamos bem em voltar nossa mente a Deus durante nossas horas de insônia. CBASD, vol. 3, p. 877.

medito em Ti nas vigílias da noite (NIV). A noite era dividida em três vigílias. Alguém desperto em todas as três teria tido uma noite sem dormir. … Há muitas razões pelas quais não podemos dormir – doença, estresse, preocupação – mas noites sem dormir podem ser transformadas em momentos de reflexão e adoração. Use-os para relembrar como Deus o guiou e ajudou. Life Application Study Bible Kingsway.

11 O rei, porém, se alegra em Deus. O salmista fala de si mesmo na terceira pessoa. Embora um fugitivo, correndo perigo de ser morto por Saul, Davi manifesta sua confiança de que, ao final, ele se tornará rei, conforme sua unção pelo profeta Samuel (ver 1Sm 16:13). Davi emprega este termo de forma especial. Suas palavras representam um ato de fé. CBASD, vol. 3, p. 877.

se tapará a boca dos que que proferem mentira. Os que procuram triunfar mediante a mentira serão confundidos. Davi está confiante de que seus inimigos serão destruídos e de que será protegido contra os desígnios homicidas de Saul. Aquele que deposita a confiança em Deus tem o privilégio de saber que, ao final, se alegrará e triunfará. CBASD, vol. 3, p. 877.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: