Reavivados por Sua Palavra


SALMO 62 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de janeiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Salmo de confiança em Deus. Andrews Study Bible.

A fraseologia do Salmo 62 é semelhante à do 39, mas o tema é diferente. O salmo aconselha a confiar em Deus plenamente, não importa que prova esteja enfrentando, pois não há ajuda humana substancial. É uma magnífica expressão da fé vitoriosa do salmista em Deus. Emprega-se linguagem nobre e elevada. O salmo é caracterizado pela repetição da palavra heb. ‘ak (traduzida como “somente”, “só”) no início dos v. 1, 2, 4, 5, 6 e 9. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 874.

Este Salmo começa de maneira poderosa com Davi falando acerca de seu compromisso e crença em Deus. Davi declara enfaticamente que existe um Ser, e apenas um, em quem ele pode depender, esperar e confiar, e este ser é Deus. Davi demonstra sua confiança nAquele em quem ele espera, descrevendo-o como a sua “salvação”, “rocha” e “torre segura”. Nesta disposição de entrega, Davi declara a sua confiança: “Não serei abalado!” (v. 6c, NVI). Sua fé e as experiências tidas com Deus o capacitam a permanecer firme. Esta posição de confiante dependência de Deus é a plataforma a partir da qual Davi desafia seus inimigos, descreve o fim que eles terão, e põe a descoberto as suas intenções secretas. Stephanie Sheehan, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/10/08/salmo-62/.

Davi abre este Salmo, nos versos 1 e 2, com um refrão musical que é repetido nos versos 5 e 6. Sua estima e louvor a Deus brotam espontaneamente do seu coração ao ele referir-se a Deus como a sua “salvação”, a sua “rocha” e a sua “torre segura” (NVI). A beleza e a intensidade emocional com que estas palavras são escritas (vs. 1 e 2 , 5 e 6) revelam a profundidade do crescimento espiritual e da confiança desenvolvidos através das estações da vida. Ao relembrar o seu passado Davi atesta que Deus nunca falhou com ele. Ele quer que outros também possuam a mesma confiança em Deus que ele possui e desfrutem por completo da segurança que Deus dá. Idem.

Após ressaltar a importância de depender somente de Deus, Davi descreve aqueles que não são confiáveis e aborda a raiz de sua independência de Deus: a sedução do poder e do dinheiro. Davi afirma a sabedoria da sua posição, reconhecendo humildemente a autoridade de Deus, Sua misericórdia e justo juízo. Ibidem.

1-2 Davi pede auxílio divino no momento em que as pessoas ao seu redor se revelam indignas de confiança. Ele encontra a paz na confiança em Deus, a sua salvação. Este forte tema de confiança é repetido várias vezes (ver também vv. 5-7). Andrews Study Bible.

1 espera   silenciosamente. A mente do salmista está em paz com Deus, por deixar tudo em Suas mãos. CBASD, vol. 3, p. 875.

A perfeita confiança em Deus, a exclusão de todas as esperanças nas coisas do mundo, revela-se mais uma vez como a chave da vida religiosa. Nossa salvação, assim como toda boa dádiva, vem de Deus, que a todos dá liberalmente (Tg 1:17; 1.5). Bíblia Shedd.

2 minha salvação. O salmista considera que a salvação não só vem de Deus (v. 1), mas Deus é sua salvação. CBASD, vol. 3, p. 875.

3-6 Davi expressou seus sentimentos a Deus e reafirmou sua fé. A oração pode aliviar nossas tensões em tempo de estresse emocional. Confiar em Deus para ser nossa rocha, salvação e fortaleza (62: 2) mudará toda a nossa visão da vida. Já não precisamos mais ser mantidos em cativeiro pelo ressentimento para com os outros quando nos ferem. Quando estamos descansando na força de Deus, nada pode nos abalar. Life Application Study Bible Kingsway.

3 um homem. É evidente que o salmista se refere a si mesmo. CBASD, vol. 3, p. 875.

5-7 Nossa grande necessidade é parar para meditar sobre tudo aquilo que Deus é; se Ele ainda não significa para nós o que Davi aqui descreve, então estamos afastados da perfeita comunhão com Ele (Jo 14.1-16). Bíblia Shedd.

5 esperança. Pode-se aguardar com confiança a salvação final e completa. “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Jesus Cristo Jesus” (Fl. 1:6). CBASD, vol. 3, p. 875.

7 A salvação do salmista, assim como a honra terrena e eterna, vem de Deus e derivam de seu relacionamento pessoal e genuíno com Deus. Andrews Study Bible.

8-10 Exortação a confiar no Senhor e não em homens. Andrews Study Bible.

9-12 É tentador usar a honra, o poder, a riqueza ou o prestígio para avaliar as pessoas. Podemos até pensar que essas pessoas realmente estão se destacando na vida. Mas na escala de Deus, essas pessoas são um “respiração”, um sopro de ar. O que, então, pode pesar em nosso favor quando Deus nos avalia? Confiar em Deus e trabalhar por Ele (62:12). Riqueza, honra, poder ou prestígio nada acrescentam ao nosso valor aos olhos de Deus, mas o trabalho fiel que fazemos por ele tem valor eterno. Life Application Study Bible Kingsway.

9 homens plebeus. “Homens comuns” [do heb ‘adam] , a humanidade em geral, em contraste com “grande homens” [do heb. ‘ish] (ver com. do Sl 4:2; 8:4). Cf com. do Sl 49:2, indicado em CBASD, vol. 3, p. 875.

10 se vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração. Mesmo que as riquezas aumentem de forma natural, sem roubo ou extorsão, não se deve confiar nelas. CBASD, vol. 3, p. 875.

Advertências àqueles (incluindo os conspiradores contra ele) que confiam nas próprias tramas para obter o que querem (de um modo ou de outro) em vez de confiarem em Deus para sustentá-los – quase um resumo do Sl 49. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 graça. Do heb. chesed, “amor divino” (ver Nota [CBASD] Adicional ao Salmo 36). O Senhor é um Deus de poder e amor. O ser humano precisa conhecer não somente o poder de Deus, mas também seu amor constante. “Pode sem amor é brutalidade, e amor sem poder é fraqueza” (Stewart Perowne). CBASD, vol. 3, p. 875.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: