Reavivados por Sua Palavra


1Reis 22 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
19 de maio de 2016, 10:19
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis22

“Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” (v. 14).

Todos nós gostamos de ouvir o que nos é agradável. A natureza humana não tem prazer na repreensão e, muitas vezes, perdemos de vista a chance de acertar.
Acabe, rei de Israel, e Josafá, rei de Judá, resolveram unir forças para pelejar contra o rei da Síria a fim de reconquistar para Israel a terra de Ramote-Gileade. E como um só povo e um só exército (v. 4), Israel e Judá lutariam juntos. Mas, assim como foi com Elias, hoje vemos uma outra disputa entre profetas. Desta vez, 400 profetas contra um. Na verdade, Israel não possuía mais profetas do SENHOR, já que Jezabel havia ordenado a morte deles e os que sobraram se dispersaram. Aqueles 400 homens faziam diante de Acabe e de Josafá uma verdadeira apresentação teatral, com palavras de lisonja e dizendo exatamente o que o rei de Israel desejava ouvir.
Só que havia permanecido um profeta de Deus ali que, por somente profetizar o ASSIM DIZ O SENHOR, não encontrava mercê diante de Acabe.
Até ali, Acabe não havia cogitado na possibilidade de chamá-lo, mas Josafá conhecia um profeta de Deus quando falava, pois era temente a Deus e “fez o que era reto perante o SENHOR” (v. 43), e, com certeza, aqueles seres patéticos, liderados por Zedequias “chifres de ferro” (v. 11), não eram profetas de Deus.
E a pergunta de Josafá trouxe à tona a verdade sobre aqueles profetas: eram TODOS mentirosos.
Micaías foi chamado a contra gosto de Acabe, pois dizia: “…eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau” (v. 8 ).
Parece que o profeta do SENHOR, primeiro, fez um teste com Acabe, e lhe disse exatamente o que ele desejava ouvir. Mas até Acabe reconhece que ele estava escondendo a verdade de fato (v. 16). Só então, o homem de Deus cumpre o que prometeu no verso 14, e manifesta o ASSIM DIZ O SENHOR de uma forma grandiosa. Sua fala inclui uma visão do trono de Deus e uma espécie de parábola acerca de um “espírito mentiroso” enviado por Deus para falar através dos 400 profetas (v. 23). Uma ilustração de que Deus permite que a mentira tome o seu curso e produza os seus resultados, pois, somente assim a verdade pode brilhar.
E assim aconteceu. Nem o disfarce de Acabe o livrou dos resultados da mentira daqueles falsos profetas. Micaías foi usado por Deus para dar uma última oportunidade a Acabe, mas o rei não deu o braço a torcer. Agarrou-se com a “paz” profetizada por seus profetas fajutos, e morreu (v. 37).
Meus amados, nunca houve época em que as pessoas buscassem a Deus como hoje. São milhares e milhares de denominações cristãs, todas afirmando que seguem a Jesus. Mas será que todas elas falam a VERDADE? Mas o que é a verdade, tão temida por Acabe? Ela realmente é para ser temida?
Na verdade, Cristo disse que ela liberta: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Ora, se a verdade liberta, porque tem sido tão negligenciada? Porque a verdade confronta com nossos desejos da carne. Porque a verdade diz que eu não posso odiar meu irmão, nem desejar alguém que não seja o meu cônjuge, nem andar como eu bem entender. Compreendem? A verdade revela o nosso caráter pecaminoso e exige de nós uma decisão. Mas o que é a verdade?
Vamos lá. A Bíblia diz que a verdade possui cinco colunas:
1-Deus é a verdade (Jeremias 10:10);
2-Jesus é a verdade (João 14:6);
3-O Espírito Santo é a verdade (1 João 5:6-7);
4-A Bíblia é a verdade (João 17:17);
5-Os mandamentos de Deus são a verdade (Salmo 119:151).
Estas são as colunas que libertam o homem do pecado e da morte. Fora disso não há salvação. O homem pode até dizer seguir a Deus a seu bel prazer, mas, como Acabe, lá no fundo, sabe que está errado e que está longe da verdade.
A conclusão da fala de Micaías a Acabe me fez estremecer. Não lhe causou impacto também? Ele encerrou suas palavras, dizendo: “Se voltares em paz, não falou o SENHOR, na VERDADE, por mim”… Agora prestem bastante atenção nesta última frase dita por ele: “Disse mais: Ouvi isto, VÓS, TODOS OS POVOS!” (v. 28).
Não era uma mensagem apenas para Acabe, ou apenas para Israel, ERA PARA TODOS. Ou melhor, É PARA TODOS!
Já vimos o que a Bíblia afirma ser a verdade. Cabe a nós decidirmos se a aceitaremos ou, se como o rei de Israel, a rejeitaremos. O fim da vida do rei revela o resultado da desobediência e da teimosia.
O apelo do SENHOR é este: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55:6). Se você ainda está vivendo mentiras, aceite HOJE o convite de Deus, porque chegará o tempo, e não está longe, de que os homens “correrão por toda parte, procurando a Palavra do SENHOR, e não a acharão” (Amós 8:12). Eis à nossa frente a verdade e a mentira. Qual será a tua decisão?

Bom dia, livres pela VERDADE!

* Leiam #1Reis 22, curta, comente e compartilhe!

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: