Filed under: Sem categoria
#rpSp #1Reis21
“Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava” (v. 25).
A ganância de Acabe não tinha limites. Suas atitudes revelam um homem fraco e mimado (v. 4).
Novamente, Acabe fica “desgostoso e indignado”. Desta vez, por causa de um pedido que lhe foi negado. A vinha de Nabote provavelmente era o único bem havido de seus pais e representava toda uma vida de trabalho e dedicação. Desfazer-se daquele lugar seria como lançar fora todos os anos de árduo empenho em torná-lo produtivo.
Mas o semblante descaído de Acabe e sua greve de fome chamaram a atenção da malvada rainha. Jezabel sabia como resolver as coisas da pior forma possível. Maligna e de coração implacável, traçou rapidamente um plano para aniquilar a vida de Nabote e apossar-se de sua vinha.
Cartas apregoando um jejum abominável e um julgamento injusto foram distribuídas entre os maiorais do povo.
Logo, o plano maquiavélico de Jezabel foi consumado e Acabe pôde tomar posse da terra regada com sangue inocente.
Mas tamanha injustiça poderia ficar sem consequências? O casal do mal sairia impune de um crime tão vil? De forma alguma! Eles receberiam o pagamento por tão grande pecado: a morte.
Quando Elias é enviado para falar a Acabe em nome de Deus, o rei lhe diz: “Já me achaste, inimigo meu?” (v. 20). Na verdade, Acabe estava diante de um amigo, e dormia ao lado de uma inimiga.
Pois, “o que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua” (Provérbios 28:23).
O que o homem não faz por cobiça! Para conseguir o almejado terreno, é montado um cenário religioso com jejum e tudo. Conseguem dois homens com testemunhos forjados e matam a Nabote.
Mas “a falsa testemunha não fica impune” (Provérbios 19:5) e o juízo viria sobre os algozes daquele pobre homem. E um irmão do povo foi morto por acusações que não lhe cabiam. “Mas vós mesmos fazeis injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?” (1 Coríntios 6:8-9).
Acabe tomou posse de uma herança que não lhe pertencia, trocando, mais uma vez, o eterno pelo finito. Trocando o reino de Deus por um pedacinho de terra roubada. Essa troca não tem sido feita por muitos hoje em dia?
E como!
Fartura de bens materiais é rotulada de teologia da prosperidade; e dar mais é sinônimo de enriquecer mais.
A adoração através dos dízimos e das ofertas foi banalizada e distorcida por uma falsa doutrina onde barganhar é adorar.
Cuidado, meus irmãos! Muito cuidado com a aparência de religiosidade, pois assim como Jezabel, existem muitos que “movidos pela AVAREZA, farão comércio de vós, com palavras fictícias” (2 Pedro 2:3).
A resposta de Elias à Acabe revelou a sua situação e revela a situação de muitos atualmente: “…já te vendeste para fazeres o que é mau perante o SENHOR” (v. 20).
Porque se vender por tão pouco diante da eternidade que o SENHOR tem preparada para cada filho Seu? Porque se vender por causa das palavras de homens que não falam de acordo com o ASSIM DIZ O SENHOR?
Aquela terra foi tomada a preço de sangue inocente para resultar em morte aos injustos. Esta Terra foi comprada a custo do sangue inocente de Cristo para resultar em vida eterna para os justos.
Ter mais, ou menos riquezas, não serve de termômetro de bênçãos. Mas uma vida deposta aos pés de Jesus vive na bênção, ainda que dentro de uma choupana ou numa mansão à beira mar.
A avareza, a cobiça, nos leva à areia movediça do desassossego. Deus foi muito sábio ao encerrar os dez mandamentos condenando a cobiça (Êxodo 20:17), porque, de todos os males, a cobiça está intimamente ligada ao pecado contra o próximo. Porque cobiçar nos leva a matar, a adulterar, a roubar e a dizer falso testemunho (Êxodo 20:13-16). Acabe cobiçou, e desencadeou outra série de pecados.
Meus amados, que não sejamos achados em falta como foi com Acabe (v. 20), mas que, com inteireza de coração, nossa vida revele a justiça de Cristo que, muito em breve, nos concederá a Terra eterna que Ele nos comprou por direito!
Bom dia, herdeiros das vinhas celestes!
*Leiam #1Reis 21
Rosana Garcia Barros
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Gostei do estudo
Comentário por Crismacleiton 21 de novembro de 2019 @ 21:36