Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 19 – Comentário Rosana Barros by jquimelli
16 de maio de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis19

“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” (v. 18 ).

Solidão é um dos piores sentimentos que existe. Ela provoca medo, angústia e pode resultar em depressão. E foi o que aconteceu com Elias.
Após o milagre no monte Carmelo, Jezabel ameaçou a sua vida. Mais uma vez ele foge. Só que desta vez ele não foge porque Deus mandou, mas por conta própria, indo na direção que ele mesmo escolheu. E embaixo de uma árvore, entrega-se não somente ao sono, mas chega a pedir a morte (v. 4). E quem deseja algo assim, geralmente, a última coisa que quer é comer. Mas o SENHOR envia o Seu anjo para reanimá-lo, pois “o anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que O temem e os livra” (Salmo 34:7). Deus tinha um plano na vida de Elias que ele jamais imaginaria.
Por mais que um servo de Deus encontre dificuldades na jornada, Deus JAMAIS o desampara. Ele está sempre disposto a nos fornecer o “alimento” de que precisamos de acordo com cada situação.
Elias estava tão mal, que voltou a dormir. Mas novamente, “o anjo do SENHOR tocou-o” (v. 7). Então ele, mais uma vez, é alimentado e recobra as forças a ponto de andar quarenta dias e quarenta noites até chegar a “Horebe, o monte de Deus” (v. 8 ).
Todo cristão uma hora ou outra passa pelo deserto. O próprio Cristo precisou passar pelo deserto e no mesmo intervalo de tempo de Elias: quarenta dias e quarenta noites (Mateus 4). Elias enfrentou esta jornada, e, no fim, encontrou o monte de Deus. Jesus enfrentou o deserto, e, no fim, participou de um banquete servido por anjos de Deus.
Eu não sei qual a tua situação hoje. Pode ser que você esteja passando pelo deserto, ou pode até ser que o teu deserto tenha acabado e você nem tenha se dado conta disto. Porque costumamos focar no problema, quando a solução está bem ao nosso lado nos dizendo: “Que fazes aí?”
Elias chegou ao monte de Deus, mas sentiu-se só. E, assim como entregou-se ao sono por duas vezes, por duas vezes expressa o seu sentimento de solidão (v. 10 e 14).
Explosões de sentimento, ventos de dúvida, temores que abalam, o calor da emoção, nada disso nos ajuda a perceber o cuidado de Deus por nós. Mas num “cicio tranquilo e suave” (v. 12) o SENHOR se apresenta a todo aquele que crê.
Ele não nos chamou para nos escondermos na caverna da solidão, do desânimo, do medo, da frustração. Por duas vezes Elias dormiu, então duas vezes o anjo o tocou e o alimentou. Por duas vezes Elias lamentou a sua solidão, e por duas vezes Deus lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?”
Por quantas vezes for necessário, Deus enviará o Seu anjo em nosso favor. Por quantas vezes for preciso, Deus nos fortalecerá com Seu alimento. Por quantas vezes for preciso, Deus nos convidará a sairmos da caverna.
Elias já estava no monte santo de Deus e seus sentimentos negativos o fizeram desaperceber disso. Será que não estamos fazendo a mesma coisa?
Hoje, o convite do SENHOR é este: —Filhinho, saia da caverna! Tenho lindos propósitos em sua vida! Você só precisa confiar em Mim! EU PROMETO CUIDAR DE VOCÊ!
Você se encontra em depressão? Deus promete lhe dar o tratamento que deu a Elias: através do Seu toque (v. 5), do alimento que você necessita (v. 6), Ele lhe dá uma direção (v. 8 ), Ele fala com você (v. 13) e se ainda estiver achando pouco, Ele lhe apresenta pessoas que irão ajudá-lo a sentir-se melhor (v. 18 ).
Onde estão vocês, joelhos que não se dobraram ao príncipe deste mundo? Sabem quem, hoje, representa aqueles sete mil? Todo aquele que entende que só o SENHOR é Deus e que vive isso. Todo aquele cujos joelhos não se dobram às obras dos homens dos últimos dias (Leiam 2 Timóteo 3:1-5). Assim como Elias passou por momentos difíceis de fuga e de perseguição, também passaremos. Mas a todo aquele que vive o fruto do Espírito (Releia Gálatas 5:22-23), Deus promete a salvação.
Portanto, amados, não há o que temer. Ainda que venham terremotos, ventanias e fogo, no final, o SENHOR nos envolverá com a brisa de Sua paz e nos dará segurança eterna! Saia da caverna e venha para LUZ!
Você não está só, JAMAIS estará!

Bom dia, filhos do Deus da paz, conservados para a salvação!

*Leiam #1Reis 19

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Maravilhoso comentário .

Comentário por ana elvira camara

GLORIA DEUS UM REFRIGERIO PARA ALMA

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Amei esse comentário. Falou profundamente a mim. Deus é maravilhoso!!!! E usa seus servos e servas para alcançar corações feridos. Obrigado.

Comentário por Jussara dos Santos Silva

Irmã que o Senhor continue te abençoando. Tenho aprendido muito com estas reflexões.

Comentário por Rosângela Silva Dias




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: