Reavivados por Sua Palavra


I Reis 2 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
29 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎1Reis2‬

"Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi" (v. 10).

Início do reinado de Salomão, e morte de Davi. Só de Davi? Não. Também de Adonias, de Joabe e de Simei. Quatro mortes relatadas em um só capítulo.
Fora a morte de Davi, todas as outras foram a mando de Salomão.
Adonias afrontou seu irmão ao pedir uma concubina de Davi por mulher. Pois possuir as concubinas era sinal de que seria o sucessor do trono. Salomão fez uma leitura da atitude de Adonias e percebeu que este não descansaria até lhe tomar o trono. Então foi lá e deu ordens a Benaia para matá-lo (v. 25).
Já Joabe teve medo, e correu para o tabernáculo, achando que lá ninguém ousaria matá-lo. Só que a sua confiança estava depositada no lugar errado, e, assim como Absalão, também foi morto (v. 34).
Simei foi aquele que amaldiçoou a Davi e lhe atirou pedras. Foi-lhe concedido que ficasse em sua casa, e de suas intermediações não passasse, pois no dia em que isso fizesse morreria. Indo buscar escravos em Gate, assinou a sua sentença de morte (v. 46).
Como afirma a Bíblia, Davi realmente descansou. Creio que o velho rei não suportaria a morte de mais um filho e do comandante que havia sido o seu companheiro em praticamente todas as suas batalhas. Literalmente, Davi descansou.
Parece que Salomão precisava fazer uma "faxina" no reino. Se livrar de quem lhe fosse uma ameaça o deixaria mais seguro.
Na verdade, as palavras de Davi antes da morte seriam a sua segurança. Palavras que expressam a força de uma só palavra: OBEDIÊNCIA.
Se tão somente Salomão fosse obediente a Deus, guardando todos os Seus mandamentos e estatutos, teria um reinado próspero (v. 3). A obediência a Deus seria o seu porto seguro.
O que acontece quando honramos nossos pais os obedecendo? As coisas dão certo, não é verdade? Costumo ensinar a meus filhos, pequenas lições de obediência mediante a desobediência deles. Quando eu digo: — Não corram aí, pois podem escorregar.
E eles correm e escorregam, enquanto os consolo e trato de algum ferimento, digo: — Se tivesse obedecido à mamãe, nada disso teria acontecido.
Eles se desculpam e por vezes, em meio à lágrimas, dizem: — Porque eu não lhe obedeci, mamãe!?
Se devemos obediência a nossos pais terrenos, eu lhes pergunto: — E nosso Pai do Céu, precisamos obedecer?
Meus irmãos, se desobedecer pai e mãe já faz um estrago grande, imaginem desobedecer a Deus!
Deus traçou para o ser humano um plano de vida. Ele, que nos criou, sabe bem o que é melhor para cada um de nós.
Percebam que, no exemplo que dei de meus filhos, eles pediam desculpas em meio à lágrimas e machucados, e, através da queda, eu tinha a oportunidade de lhes ensinar a lição de que desobedecer causa dor.
Entendem como Deus age? Ele nos diz por onde devemos caminhar, como devemos viver; diante da obediência, coloca perante nós um leque de bênçãos; mas sobre a desobediência, também nos afirma que resultados desastrosos virão. Ele nos ensina o caminho seguro, mas também nos mostra o que leva à dor.
Ainda assim, quantas vezes O desobedecemos, e só conseguimos reconhecer o nosso erro em meio às lágrimas e feridas causadas por ele!
Não é fácil ser fiel a Deus no mundo em que vivemos. Nunca foi. Mas, com certeza, é possível. A fidelidade para com Deus não é instrumento de salvação, é o resultado dela. Tentar viver o contrário é puro legalismo e nos leva à crença sem sentido de que o que fazemos nos é creditado para justiça. Obedecer para ser salvo é como possuir um cartão fidelidade para juntar pontos de entrada no Céu. Obedecer porque já foi salvo é estar convicto de que Cristo já pagou o preço para lhe salvar.
Obediência não é barganhar, é agradecer. E não importa quão longe você tenha ido. Você está vivendo em meio à lágrimas? Use-as para regar os pés do Salvador, e dEle ouvirás: "Perdoados são os teus pecados… A tua fé te salvou; vai-te em paz" (Lucas 7:48 e 50).
Jesus perdoa, salva e abençoa!
Percebam que Ele não diz: — O perfume caro que você derramou em Meus pés te salvou; nem diz: — Gostei de ter limpo os Meus pés, por isso te salvei.
Não, amados! Ele foi bem claro ao afirmar que a fé dela a salvou.
Antes de atitudes, Deus espera virtudes! Se nossas palavras e ações não forem movidas pelas virtudes do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23), não passam de atos legalistas.
A obediência é prova de nosso amor para com Deus, e não um meio de alcançá-lo: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15).
Como Davi disse a Salomão, o SENHOR nos diz, hoje:
—Seja corajoso, homem de Deus!
—Seja corajosa, mulher de Deus!
E mesmo que a morte nos alcance, que não venha como foi com Adonias, Joabe e Simei. Mas como foi com Davi: um descanso. Pois, "Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no SENHOR. Sim, diz o Espírito, para que descansem" (Apocalipse 14:13).
Já vimos vários exemplos, desde Gênesis até o início do livro de Reis, de filhos rebeldes e os resultados desastrosos provenientes da desobediência. A Bíblia é uma carta de amor, um manual que nos instrui acerca de como viver.
Não obedeça para que Deus te ame. Ele é AMOR (1 João 4:8), então nada do que você faça vai diminuir ou aumentar o amor de Deus por você. Ame, então, obedeça. Que a tua fidelidade não sejam apenas obras, mas um estilo de vida à semelhança de Jesus: "assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço" (João 15:10, up).

Bom dia, filhos obedientes do Pai Celeste!

*Leiam ‪#‎1Reis‬ 2

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.