Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 19 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
22 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎2Samuel19‬ – "Disse o rei a Barzilai: Vem tu comigo, e te sustentarei em Jerusalém" (v. 33).

Após sair do luto de seu filho Absalão, Davi retorna à Jerusalém e convida Amasa para ser o comandante do seu exército, "em lugar de Joabe" (v. 13). Ora, Amasa era comandante do exército de Absalão. Joabe havia desobedecido ao pedido de Davi, matando seu filho Absalão. Além disso, Davi precisava conquistar de volta o povo que havia se dividido.
Então, percebemos na continuação do capítulo o encontro de Davi com três pessoas. Primeiro ele se encontra com Simei. Lembram? Aquele mesmo que o havia amaldiçoado e lhe lançado pedras durante toda uma viagem. Agora, estava diante do rei pedindo perdão. No que Davi poupou sua vida mais uma vez.
Depois vem Mefibosete, em estado deplorável. Foi enganado por seu servo e ali havia permanecido. E a sua atitude em não fazer questão alguma pelas terras que eram suas por direito, demonstrou sua sinceridade em favor de Davi.
Depois, Davi encontra-se com Barzilai, que havia agido com bondade para com Davi e seus homens dando-lhes provisão antes de entrarem na batalha contra os homens de Absalão.
Davi queria retribuir a tamanha bondade do velho ancião.
Você já foi enganado?
Davi havia sido enganado inúmeras vezes e precisava ser cauteloso em suas decisões. Porém, as vezes pensamos estarmos sendo cautelosos, quando, na verdade, estamos agindo movidos pelos dissabores causados por quem nos contrariou. E, ao invés de encontrarmos uma solução, criamos mais um problema. Davi rejeitou a Joabe e constituiu Amasa em seu lugar. Mais a frente veremos que isto causou a sedição de Joabe em favor de Adonias.
Precisamos ter muito cuidado com nossas atitudes. Nossos impulsos podem não ter efeitos imediatos, mas podem causar resultados duradouros.
Já a bondade e disposição em perdoar multiplicam bons resultados.
Na verdade, o perdão e a bondade são dons de Deus, e só pode dar quem primeiro recebe. Quando compreendemos que o perdão do SENHOR está estendido sobre nós todos os dias, e que a Sua bondade é a razão de não sermos destruídos (Lamentações 3:22), então conseguimos perdoar e agir bondosamente.
Tem dificuldades para perdoar?
Ore mais e estude mais sobre a vida de Jesus. Fazendo isto, não há como não ser transformado pela VIDA que traz VIDA!
Você se considera um discípulo de Cristo?
Jesus disse quem são os Seus discípulos: "Nisto conhecerão TODOS que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35).
As pessoas têm visto este amor em você? Nosso desafio diário é viver João 13:35. É perdoar. É ir além do que foi Davi. É amar na medida em que Cristo amou. Não é retribuir apenas aqueles que nos são bondosos. É retribuir maldade com bondade (Romanos 12:21). Pois assim faz um discípulo de Jesus Cristo. Pagar o bem com o bem é fácil, difícil é ser um discípulo.
Escolha, HOJE, mais uma vez, não ser apenas um pagador, mas um discípulo que, reconhecendo a sua ausência de merecimento, olha para o próximo com misericórdia.
Bom dia, discípulos de Cristo!
*Leiam ‪#‎2Samuel‬ 19

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.