Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 17 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
20 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎2Samuel17‬

“Então, até o homem valente, cujo coração é como o de leões, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é herói e que homens valentes são os que estão com ele” (v. 10).

Você sabe o que significa obstinação?
Segundo o dicionário, significa um grande apreço pelas próprias convicções, persistência com relação a sua própria vontade, teimosia.
Absalão estava completamente obstinado, a ponto de desejar e tramar matar o próprio pai.
Seus conselheiros, que um dia estavam ao redor de Davi, agora lhe aconselhavam contra Davi. Ou seja, pessoas em que não havia confiança alguma.
Mas a Bíblia diz que Davi estava rodeado dos seus valentes. Os valentes de Davi, ao contrário daqueles traidores, estavam dispostos a defender Davi com sua própria vida. Eram homens que não temiam a morte se fosse para defender o seu rei, por isso eram mui temidos (v. 8, 10).
De um lado um exército que cumpria ordens para matar o rei; do outro lado, um exército disposto a dar a vida por ele.
Veremos no capítulo de amanhã que o desfecho desta batalha deu a vitória àqueles que estavam dispostos a morrer para defender.
Todos nós temos causas nas quais depositamos a nossa vida. Estamos dispostos a viver em função de muitas coisas.
E morrer? Você daria a sua vida em defesa de algo ou de alguém?
Muitos têm morrido por ideais, por convicções. Amanhã é feriado nacional, onde lembramos o memorável Tiradentes. Ele morreu por uma causa. Mas será que ele desejava morrer, ou viver para ver seus ideais sendo realizados?
Ninguém quer morrer. Celebramos a vida, e não a morte. Até Aquele que veio em defesa da maior causa a favor da humanidade teve receio da morte: “Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres” (Mateus 26:39).
Davi, um herói (v. 10), estava rodeado de valentes que faziam jus ao título. Cristo, O HERÓI, estava rodeado de discípulos que O abandonaram no momento em que Ele mais precisava.
Por mais que muitos não acreditem, não importa, porque todos estamos inseridos na maior batalha de todos os tempos. E o que está em jogo? A nossa vida!
De um lado está Satanás oferecendo o seu largo caminho de prazeres, riquezas e prosperidade terrenas, tendo como recompensa final a morte eterna. Do outro, está Jesus oferecendo um caminho estreito, pouco convidativo, mas com o galardão da vida eterna.
Percebemos que Absalão estava, aos olhos humanos, com toda vantagem possível. Ele tinha praticamente a nação toda por ele, os conselheiros de seu pai agora estavam à disposição dele e um grande e poderoso exército. E Davi? Bem, Davi tinha o seu pequeno exército de valentes.
Mas a vitória do SENHOR veio sobre Davi e seu remanescente.
Muito em breve, meus amados, este mundo de pecados chegará ao fim. A última batalha se aproxima. O último clamor está sendo feito. Infelizmente, Satanás terá a seu favor um exército de pessoas incontáveis, como a areia do mar (Apocalipse 20:8), mas este exército já está fadado à derrota eterna (Apocalipse 20:9).
Já os valentes de Cristo, aqueles que permanecerem firmes diante da batalha, “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 12:17), estes receberão a vida eterna.
Os homens de Davi não são destacados por sua valentia em força, mas valentia de propósito. O remanescente que o SENHOR salvará não será um exército poderoso, mas homens e mulheres cujo fiel propósito é de obedecer e honrar os mandamentos do SENHOR e o testemunho de Cristo (Apocalipse 19:10).
Deus nos deixou uma armadura especial para esta guerra: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus” (Efésios 6:11). Se você escolhe ser um valente do SENHOR, se você escolhe estar do lado da vitória, não pode estar despreparado, leia Efésios 6:10-18 e descubra como vestir esta armadura.
E lembrem: a nossa luta não é de uns contra os outros (Efésios 6:12), como pensava Absalão. A nossa luta é contra o inimigo, contra o pecado e todas as suas tendências. E nesta luta só há vitória se Cristo for o nosso general.

Portanto, confiemos em nosso Herói, permaneçamos em Sua defesa, porque nEle, certamente, “somos mais que vencedores” (Romanos 8:37)!

Bom dia, valentes de Jesus Cristo!

*Leiam ‪#‎2Samuel‬ 17

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.