Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 3 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
6 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Samuel3

"No presente, sou fraco, embora ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são mais fortes do que eu. Retribua o SENHOR ao que fez mal segundo a sua maldade" (v. 39).

Davi estava com seu governo estabelecido em Hebrom. E lá teve seus primeiros seis filhos. Cada um de uma mulher diferente. A poligamia, apesar de não ser do agrado de Deus, era um costume pagão que Israel havia adquirido. E veremos, estudando a vida de Davi, que sua família não foi nada convencional e nem tampouco estruturada.
Enquanto isso, na casa de Saul, Abner se fazia cada vez mais poderoso (v. 6).
Isbosete, em provável insatisfação, acusa Abner de se deitar com uma das concubinas de Saul. Abner ficou tão irado que resolveu "virar a casaca". Deixaria de apoiar o reinado de Isbosete para aliar-se ao de Davi. E foi o que fez.
Fez aliança com Davi e lhe devolveu Mical, sua primeira mulher, filha de Saul.
Davi lhe ofereceu um banquete e depois o despediu em paz.
Quando Joabe chegou com seus homens de uma batalha, soube o que havia sucedido e ficou furioso, questionando a Davi acerca do ocorrido.
Percebendo que Davi não o ouviria, mandou chamar Abner de volta sem que Davi soubesse, o levou para um canto em particular e o matou, "agindo assim Joabe em vingança do sangue de seu irmão Asael" (v. 27).
Davi ficou mui angustiado e lamentou com grande pesar a morte de Abner, com palavras tão comoventes que "todo o povo chorou muito mais por ele" (v. 34).
E encerrou sua fala, dizendo: "Retribua o SENHOR ao que fez mal segundo a sua maldade" (v. 39).

Após saber da morte de Abner, Davi praticamente roga uma praga sobre Joabe: "Caia este sangue sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai! Jamais falte da casa de Joabe quem tenha fluxo, quem seja leproso, quem se apoie em muleta, quem caia à espada, quem necessite de pão" (v. 29).
Nossa, que palavras duras! Já passou por sua cabeça desejar tais coisas a alguém que lhe fez mal?
Certa vez ouvi um homem dizendo que daria quinze tiros na cabeça de quem fizesse mal à sua filha. Misericórdia!
Mas Abner não era filho de Davi, muito menos um de seus melhores amigos; e sim o capitão da guarda que queria derrotá-lo e acabar com o seu reinado. Então porque Davi toma as dores da morte de Abner com tanta intensidade? Primeiro — seu reino estava no início e precisava de reforços, não de mais inimigos.
Segundo — ele havia feito aliança com Abner e seu nome estava em jogo.
Terceiro — Davi não concordava com rivalidade entre irmãos.
O verso 29 demonstra uma solução humana para tentar impedir que outros viessem a cometer o mesmo erro de Joabe. E o final do verso 39 foi um clamor pela justiça divina, pois só ela poderia frear a vingança.
Enquanto Davi cumpriu as Escrituras, Joabe as pisoteou.
"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer" (Romanos 12:20). Foi o que fez Davi ao oferecer um banquete a Abner e a seus homens.
"Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18 ).
"Assim, despediu Davi a Abner, e ele se foi em paz" (v. 21).
Essas atitudes foram fruto da bondade de Davi? Não, amados. Foram fruto da bondade do SENHOR em Davi. Eis o que faz toda a diferença. Não foi Davi, não sou eu, não é você! Foi Deus em Davi, é Deus em mim, é Deus em você!
Pois, "que é o homem, que dele Te lembres?" (Salmo 8:4).
"Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (Salmo 14:3).
Não somos merecedores da graça divina, nem tampouco nossa vida tem algo de bom para oferecer.
Há somente UM que é bom e Ele em nós é o segredo para uma boa colheita. Pois, "o fruto do justo é árvore de vida" (Provérbios 11:30).
A maldição proferida por Davi à casa de Joabe deixa evidente que Davi, apesar de ser chamado homem segundo o coração de Deus, era um ser humano pecador como qualquer um de nós. Para Deus, não existe "mais bonzinho" e "menos bonzinho". Existe a bondade do SENHOR atuando em nós. Se realmente a aceitarmos, ainda que os nossos pecados sejam vermelhos como carmesim, se tornarão brancos como neve e como lã (Isaías 1:18 ).
Permita que Cristo viva em você! Não aja às escondidas, como Joabe, lançando o veneno do ódio sobre outros. E deixa eu lhe revelar uma coisa: o veneno que é lançado sobre outros, na verdade é lançado para cima caindo sobre quem o jogou.
A vida de Abner foi ceifada por Joabe, mas, na verdade, Joabe selou a sua própria desgraça e destruição.
Se Deus "não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades" (Salmo 103:10), quem somos nós para querer fazer vingança com as próprias mãos?
"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
"O SENHOR faz justiça" (Sl. 103:6).
Que Ele nos ajude a sempre confiar em Sua providência!

Bom dia, pacificadores e filhos de Deus!

*Leiam #2Samuel 3

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.