Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 30 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
2 de abril de 2016, 9:11
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎1Samuel30‬

"Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar" (v. 4).

Sendo excluído da peleja pelos príncipes filisteus, Davi voltou com seus homens a Ziclague.
Lembram do que estudamos acerca das consequências das atitudes impensadas de Davi e sobre as marcas? Eis as consequências e eis as marcas.
Ao retornarem para casa perceberam que além de não haver mais casa, suas famílias e todos os seus pertences haviam sido levados.
Que desespero! Que agonia! Que pesadelo!
Pais, mães, filhos e filhas foram levados. Não restou uma pessoa sequer. Tudo estava destruído. Mas a destruição maior foi a do coração daqueles homens. Os valentes de Davi não passavam de crianças desconsoladas. Imaginem um pai que volta para casa e descobre que levaram embora a sua filhinha de apenas 4 meses de idade. Um filho que volta para parabenizar a mãe por seu aniversário e não a encontra mais. Um marido que não via a hora de estar perto de sua esposa gestante e dá de cara com sua casa em chamas. São situações hipotéticas que podem ter acontecido naquele dia escuro.
O fato é que aqueles homens choraram de todo o coração, de toda a alma, e de todo entendimento, "até não terem mais forças para chorar" (v. 4).
Alguma vez na vida você já chorou assim? Chorou até sentir que suas forças acabaram? Já conheceu o que é o pranto?
Quando meu filho mais novo teve que ir para UTI com apenas 4 dias de vida, eu conheci o pranto. É um choro que lhe faz perder as forças, literalmente. É como se o seu corpo todo chorasse. É uma entrega total do ser àquilo que causa a dor.
Além de ter perdido tudo, Davi ainda teve que lidar com uma multidão de homens enfurecidos querendo apedrejá-lo. "Porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus" (v. 6) e foi fazer o que deveria ter feito muito antes: consultar qual era a vontade de Deus.
Revestido da força do poder do SENHOR e com a promessa da vitória, Davi e seus homens avançaram em busca de tudo o que haviam perdido.
Porém, duzentos homens ficaram para trás, pois estavam muito cansados para continuar (v. 10).
No caminho, Davi encontra um estrangeiro, um servo egípcio que estava extremamente debilitado. O que ele faz? Trata aquele homem com bondade, dando-lhe água e alimento. Recobrando as forças e na promessa de ter poupada a sua vida, o egípcio conta a Davi o paradeiro do bando que levou o seu povo.
Resultado: Davi e seus homens os encontram, acabam com todos eles, recuperam tudo o que haviam perdido e ainda ficam com os despojos da guerra. Como o SENHOR havia prometido, "tudo Davi tornou a trazer" (v. 19).
Mas ao retornar, e encontrar com aqueles duzentos que haviam ficado no caminho, "todos os maus e filhos de Belial, dentre os homens que haviam ido com Davi" (v. 22) não queriam dividir os despojos com os duzentos.
Contudo, Davi mostra que Deus estava com ele quando diz: "Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou e entregou às nossas mãos o bando que contra nós vinha…Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem; RECEBERÃO PARTES IGUAIS" (v. 23 e 24).
Uau! Que lição fantástica! Aliás, quantas lições fantásticas!

Davi estava colhendo o que havia plantado. A mentira, o engano, o levou à situação do capítulo de hoje: de profunda angústia.
Mas, na fraqueza, Deus lhe recobrou as forças, porque está escrito: "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10). Porque ali Davi se rendeu ao SENHOR, reconhecendo que dependia dEle totalmente. E qual é o resultado de uma entrega? A imediata resposta do SENHOR.
Deus tem prazer em falar com Seus filhos. E Ele sempre responde a um coração que reconhece as suas limitações em contraste com a força de Seu poder.
Foi o que aconteceu a Davi.
Percebam os detalhes da história. Davi se mostra benigno ao estrangeiro, antes mesmo de saber quem era e de onde vinha. Depois, é misericordioso com aqueles homens que haviam ficado para trás devido ao cansaço.
Na divisão do despojo, ele não fez acepção de pessoas, mas todos receberiam de forma igual. Sabem porque, meus amados?
Porque quem venceu aquela batalha não foram Davi e seus homens, foi o SENHOR. E Davi soube reconhecer isto (v. 23).
Vivemos a maior guerra de todas, a luta contra o pecado. E neste grande conflito não há como vencer, senão pelo poder de Deus. Pois, "não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" (Eclesiastes 7:20).
Ou seja, se não fosse o sacrifício de nosso Salvador e Seu grande amor, estaríamos perdidos. Se não fosse a intervenção de Deus, Davi e seus homens teriam voltado derrotados, ou mesmo teriam morrido.
A benignidade de Davi para com os que ficaram com a bagagem, é a mesma que Deus tem por nós.
Não há grandes e pequenos para Deus, não há merecedores e imerecedores. Porque, para Ele todos somos iguais, e ninguém é merecedor do Seu amor.
Mas Ele escolheu nos amar!
Você pode hoje pensar que a única coisa que faz é carregar uma bagagem de sofrimento. Que sua vida não é digna de receber coisa alguma. Mas deixa eu lhe contar uma coisa: NINGUÉM É DIGNO!
Só há Um que é digno, só há um Homem que pisou nesta terra, que verdadeiramente foi justo: Jesus Cristo, o Justo (1 João 2:1).
Portanto, quem eram aqueles filhos de Belial, para dizer quem receberia ou não as recompensas da batalha do SENHOR?
Quem somos nós para julgar quem faz mais ou faz menos na obra de Deus?
Aqueles que Deus coloca na linha de frente de Sua batalha, devem ser também muro de defesa para os que se encontram abatidos pelas angústias da vida.
Paulo mesmo disse: "Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos" (Romanos 15:1).
Não seja considerado mau e nem um filho de Belial aos olhos de Deus. Aja com misericórdia. O SENHOR não quer a tua opinião sobre o que é ou não justiça. Pois a nossa justiça não passa de trapos de imundícia (Isaías 64:6). O SENHOR requer de nós atos de misericórdia. "Misericórdia quero e não holocaustos" (Mateus 12:7).
Lembram da parábola dos trabalhadores na vinha?
Uns trabalharam o dia todo, outros foram chamados na metade do dia, e na metade da tarde, no entardecer, e na última hora. Ao irem receber o pagamento, os que trabalharam o dia todo perceberam que haviam recebido o mesmo que todos os outros que trabalharam apenas uma parte do dia, e aqueles que haviam trabalhado apenas uma hora. Eles ficaram indignados e cobravam justiça. Oh, meus irmãos, o que é a nossa justiça comparada à justiça de Cristo?
Mas o dono da vinha havia combinado aquele pagamento com eles e deu exatamente o que havia prometido. (Mateus 20:1-16).
O SENHOR não faz acepção de pessoas. Ele chamou guerreiros e valentes, mas também chamou cuidadores de bagagens. Ele cuida tanto desses como daqueles. E ainda diz mais aos que são fortes: "Cuidem dos Meus pequeninos que estão se sentindo mais machucados pelas aflições da vida!"
Não seja rápido para julgar ninguém, seja rápido para alegrar o coração de quem precisa de sua ajuda.
O SENHOR nos chama a sermos abençoadores, reparadores de brechas (Neemias 4:7), e não "justos" aos nossos próprios olhos.
Se você reconhece que tudo o que é e o que tem é o SENHOR que lhe dá, então agirá com misericórdia mesmo que o mundo diga que não é justo.
Tem você alcançado vitórias? Dê glórias a Deus!
Tem você carregado uma pesada bagagem?
Espera no SENHOR, lança sobre Ele o teu fardo, e toma o dEle, porque Ele diz: "o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve" (Mateus 11:30).
Deus deseja conceder a recompensa da vitória final a TODOS. Basta aceitar. Não importa o que digam os maus (v. 22), no SENHOR, até os que ficam apenas para interceder, recebem presentes (v. 26).
Soldados na batalha de Deus só vencem usando a Sua armadura (Efésios 6:10-18). Carregadores de bagagens só carregam o que podem suportar.
Ei, você soldado! Você mesmo! Sabe qual é a sua primeira ordem de batalha? Cuidar dos que precisam de você.
Ei, carregadores de bagagens! Na sua angústia, Deus promete enviar "Davi’s" que lhes tratem com misericórdia.
Quem é você, hoje?
Não importa a sua função, não importa a sua situação, não importa o que você faz ou deixa de fazer. Deus quer você! E assim como Ele tirou Davi da profunda angústia para o vigor e força, Ele promete fazer o mesmo contigo. Pode não ser para liderar, mas, com certeza, será, independente de sua fraqueza, para receber a justiça de Cristo.
É só CONFIAR!

Bom dia, iguais perante Deus!

*Leiam ‪#‎1Samuel‬ 30

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de marioster

excelente mensagem………..

Comentário por marioster

Avatar de Denia Dinis

Que lindas mensagens, amei. Deus seja louvado!

Comentário por Denia Dinis

Avatar de deniadinisdesdiasdeouracao

AMEI ESTAS MENSAGENS. ESPERO FICAR RECEBENDO. OBRIGADO, ROSANA BARROS, DEUS A BENDIGA. DENIA DINIS.

Comentário por deniadinisdesdiasdeouracao

Avatar de Dailza Carvalho

Amém! Glória a Deus! Mensagem poderosa. Deus continue te abençoando irmã Rosana.

Comentário por Dailza Carvalho




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.