Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/mt/1
Os primeiros dezessete versículos do Evangelho de Mateus geralmente são ignorados rapidamente por causa da lista de nomes. Mas o conhecido reformador Ulrich Zwingli disse: “A Genealogia de Jesus, se entendida corretamente, contém a teologia essencial ou a mensagem principal da Reforma.”
Na verdade, o primeiro sermão de Zwínglio no primeiro domingo de janeiro de 1519 na Catedral de Zurique foi sobre a “Genealogia de Jesus”. Até hoje, a porta principal da Catedral contém a imagem esculpida de quatro mulheres mencionadas na linhagem de Jesus: Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria. A genealogia de Jesus é tão surpreendente quanto a Reforma Protestante!
Por que Mateus menciona deliberadamente essas mulheres na genealogia de Jesus? Não é difícil notar duas características principais compartilhadas por essas mulheres: (1) eram gentias ou eram casadas com gentios e (2) tinham reputação escandalosa. No entanto, elas são listadas na genealogia dos reis e, por fim, na genealogia do Rei dos Reis.
Mateus termina a genealogia contando-nos que Maria deu à luz a Jesus, o Rei, que é tão perdoador que gentios ou pessoas com reputação escandalosa são listadas entre os Seus antepassados.
Oleg Kostyuk
Docente, Advent Health University, Orlando, Flórida, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1176
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário