Reavivados por Sua Palavra


ZACARIAS 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
15 de abril de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

450 palavras

1 Tornei. Na sexta visão (v. 1-4), por meio de um rolo voante, a Zacarias é mostrado como Deus lidaria com os israelitas que se recusavam a, simbolicamente, trocar as vestes (Zc 3:4) e que se rebelavam contra a liderança do Espírito Santo (Zc 4:6; ver com. de 1:8). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1205.

Rolo. O rolo que Zacarias viu, possivelmente, era feito de couro. CBASD, vol. 4, p. 1205.

2 Comprimento. Como Zacarias conseguia estimar as dimensões, o rolo parecia estar totalmente aberto. Pela medição moderna, o rolo tinha entre cinco e dez metros. CBASD, vol. 4, p. 1205.

3 Furtar. O furto representa ofensas contra pessoas e o jurar falsamente, uma ofensa contra Deus (ver com. de Mt 5:33-37). Esses dois males foram largamente praticados contra os judeus que retornaram do exílio e, por isso, foram apontados como exemplos de um declínio geral da moralidade. CBASD, vol. 4, p. 1205.

Expulso. A fim de realizar os planos de Deus, era necessário que o Israel da restauração fosse puro. CBASD, vol. 4, p. 1206.

4 Entrar. Não há escapatória ao pecador. A maldição entrará na casa do ladrão e daquele que jura falsamente e “pernoitará” ali até que tenha realizado o seu propósito, inclusive a destruição dos ocupantes da casa. CBASD, vol. 4, p. 1206.

5 E vê que é isto que sai. A sétima visão (v. 5-11) simboliza a remoção da iniquidade da terra (ver com. de Zc 1:8). CBASD, vol. 4, p. 1206.

6 efa (ARA; NVI: “vasilha”). Referência a uma cesta, um barril comum usado como medida, cujo volume geralmente equivale a 22 l. Bíblia de Estudo Andrews.

Uma medida de volume para secos, equivalente a 22 litros. Já que um recipiente deste tamanho não seria suficiente para conter uma mulher (v. 7), alguns têm sugerido que a intenção da descrição seja a forma e não o volume. CBASD, vol. 4, p. 1206.

8 Impiedade. Esta mulher personificava a iniquidade do Israel apóstata, que Deus procurava remover. Desta forma, a visão está relacionada à anterior (ver com. dos v. 1-4). CBASD, vol. 4, p. 1206.

E a lançou. Aparentemente, a mulher tentou sair do efa [vasilha, caixa] quando a tampa foi erguida, mas o anjo a lançou de volta. CBASD, vol. 4, p. 1206.

Peso de chumbo. Isto é, a tampa de chumbo. A tampa era pesada, pois a finalidade era manter a mulher confinada dentro do efa. CBASD, vol. 4, p. 1206.

11 Sinar. Babilônia (ver com. de Dn 1:2) é representada como o local onde habitava a iniquidade. Aqueles que saíram de Babilônia deveriam deixar suas iniquidades ali. No entanto, ainda hoje há provisão para o pecado (ver Zc 3:1-5; ver com. de Zc 5:3). Assim como o povo de Deus foi ajuntado fora de Babilônia, os que estavam entre Seu povo e recusavam permitir a transformação do caráter deveriam ser ajuntados fora de Israel e retirados para Babilônia. CBASD, vol. 4, p. 1206.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: