Reavivados por Sua Palavra


ZACARIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
13 de abril de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

544 palavras

1 Deus me mostrou. A quarta visão (v. 1-10) foi dada para mostrar o poder de Cristo “para derrotar o acusador do Seu povo” (PR, 583). Ela foi dada quando “o firme progresso realizado pelos construtores do templo aborreceu e alarmou grandemente as forças do mal” (PR, 582; ver com. de Zc 1:8).

Josué. Primeiro sumo sacerdote após o cativeiro, também chamado de Jesus (Ed 2:2), uma transliteração de forma aramaica do nome … . Nesta visão, o sumo sacerdote representa Israel diante de Deus.

Anjo do SENHOR. Isto é, “o Anjo que é o Senhor”, significando Cristo (cf. Jd 9; ver PR, 584; ver com. de Êx 23:20, 21).

Satanás. Do heb. hassatan, literalmente, “o adversário”. A palavra vem do verbo satan, que significa “acusar”, “agir como um adversário”(Sl 38:20; 71:13; 109:4, 20, 29).

Para se lhe opor. Ao passo que Josué intercedia diante de Deus por seu povo, Satanás estava próximo para se opor e frustrar seus esforços, acusando a Josué e seu povo com o fardo do pecado (cf. 1Pe 5:8; Ap 12:10). Ele salientou as transgressões de Israel como uma razão porque o povo não deveria ser restaurado ao favor divino (ver PR, 583; cf. Zc 1:11; 2:12). Afirmava que eles não mereciam ser restaurados ao relacionamento da aliança (ver com. de Zc 1:16).

2 O SENHOR te repreenda. É verdade que o povo de Deus pecara gravemente. Mas eles passaram pelo castigo do exílio, e muitos foram levados ao arrependimento e humilhação.

Tição tirado do fogo. O ardente fogo do cativeiro teria consumido o povo escolhido, caso Deus não tivesse movido o coração dos reis pagãos para mostrar favor a Seus filhos dispersos, e se alguns deles não estivessem dispostos a responder ao chamado de Deus para fugir de Babilônia (Jr 51:6, 45; cf. Zc 2:6).

3 Vestes sujas. Significando a corrupção do pecado (cf. Is 64:6).

4 Tirai-lhe. A remoção das vestes sujas significava remissão do pecado e restauração ao favor de Deus. A nova veste representava a justiça imputada de Cristo (PR, 584).

5 Um turbante limpo. Literalmente, “um turbante puro”. … O turbante, antigamente indicado para o sumo sacerdote, levava a inscrição “Santidade ao SENHOR” (Êx 28:36-38). A colocação do turbante limpo sobre Josué significava que suas transgressões tinham sido perdoadas e que ele estava qualificado para seu santo ofício. Sacerdote e povo foram restaurados ao favor divino (v. 9; ver com. do v. 1).

6 Protestou. Melhor, “alertou”.

7 Andares. Grandes bênçãos seguiriam a obediência (ver 1Rs 3:14).

Estes que aqui se encontram. Anjos assistentes (ver PR, 585).

8 Ouve, pois. A importante natureza da promessa prestes a ser feita exigia a completa atenção do sacerdote.

Homens de presságio. Literalmente, “homens de prodígio”. … Mofeth também é frequentemente traduzido como “sinal” (1Rs 13:3, 5; 2Cr 32:24; Ex 12:6; etc.). Como Ezequiel foi um sinal (do heb. mofeth) à sua geração (Ez 12:6, 11; 24:24, 27), assim os israelitas da restauração foram uma demonstração do que Deus estava disposto a fazer por aqueles que cooperassem com os propósitos celestiais. Eles seriam “honrados como os escolhidos do Céu entre as nações da Terra” (PR, 585).

Meu servo. Um título frequentemente dado ao Messias (ver com. de Is 41:8).

Renovo. Do heb. tsemach, “broto”, “crescimento”, um símbolo do Messias (ver Jr 23:5; 33:15), que seria o glorioso Rebento que brotaria da casa de Davi.

9 Pedra. O simbolismo não é explicado claramente. …O ensino central da visão foi a remoção da culpa de Josué e de seu povo.

10 Debaixo da vide. Um símbolo de paz e segurança, alegria e prosperidade (ver Is 65:17-25; Mq 4:1-5).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: