Filed under: Sem categoria
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/sl/40
Já lhe aconteceu de perder a fé em Deus? Alguma vez as provações da vida foram tão grandes que você se perguntou: Onde o Senhor está? Preciso da sua ajuda!
Muitas vezes ao longo dos meus estudos universitários, enfrentei provações e tentações difíceis pela quantidade de coisas que tenho para fazer. Ao invés de olhar para cima tenho a tendência de olhar para os lados. Eu me sinto pressionado e sinto que alguém mau (Satanás) está propositalmente tentando tornar minha vida miserável. Isto faz com que minha fé em Deus diminua, embora Ele seja o único que pode me ajudar a superar qualquer provação. Louvado seja Deus, porque Ele sempre me retirou desses horríveis poços da vida.
Davi, de modo semelhante, estava enfrentando uma provação. Ele esperou a resposta do Senhor e logo o Senhor o tirou da cova em que estava e o colocou no caminho certo. Davi confiou no Senhor e sentiu alegria em fazer a vontade de Deus e proclamar as boas novas da justiça.
Amigo, seja qual for a provação pela qual você esteja passando, saiba que Deus sempre o retirará desse poço horrível, por mais profundo que você pense que seja. Confie no Senhor e declare sua fidelidade a ele. Busque a Deus e você se regozijará Nele, pois o Seu amor dura para sempre.
Jonathan Escobar
Aluno da Southwestern Adventist University, Keene, Texas EUA
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=763
Tradução: Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
SALMO 40 – Deus está sempre com você, mas isso não significa que você está sempre com Ele. É possível ser indiferente em Sua presença!
Leia, estude e reflita nas Escrituras até testemunhar com Davi: “Quando a Palavra de Deus entrou em minha vida, ela se tornou parte do meu ser”.
O Salmo em questão tem muito a nos ensinar do que Deus pode fazer até mesmo quando estamos no fundo do poço sem saber o quê fazer.
• Deus surpreende aos que O buscam com sinceridade, intensidade e exclusividade. Suas obras são magníficas na vida daqueles que esperam pacientemente pelo Seu agir; motivando-os a louvar para testemunhar do Seu poder e atenção. Assim canta o salmista: “Abençoado são vocês, que se dão ao Eterno, que viram as costas para as ‘coisas certas’ do mundo e ignoram o que o mundo adora!” (vs. 1-4).
• As maravilhosas obras de Deus neste mundo escuro e contaminado pelo pecado são inumeráveis e imensuráveis; Suas ações, planos e palavras são bênçãos neste mundo de maldições promovidas pelo mal. O salmista revela que religião é muito mais do que muitos pensam: “Fazer algo para ti, levar algo para ti: não é isso que procuras. Ser religioso, agir com devoção: não é o que estás pedindo”, é caminhar para a eternidade com Deus (vs. 5-8).
• As surpreendentes ações misericordiosas e graciosas de Deus são proclamadas com poder e empolgação pelos que reconhecem Sua mão agindo neste mundo imundo; são apoios que sustentam na jornada cristã ao frágil pecador arrependido; e são também a base para orar com a certeza do auxílio frente aos empecilhos impostos pelos inimigos dos filhos de Deus (vs. 9-17).
Se você crê verdadeiramente que Deus é capaz de atuar poderosamente neste mundo deprimente, o salmista te incluiu na oração: “que cantem e sejam felizes todos os que te buscam com sede. Os que sabem do que És capaz contem ao mundo que És nobre e não desistes” (v. 16).
Seja você a resposta desta oração!
Quem não espera em Deus pode esperar calamidades; mas quem confia nEle para tudo, experimentará grande felicidade!
Rick Warren observou que: “Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que Ele seja tudo o que você tiver”.
Experimente Deus! Priorize Deus! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; Tu és o meu amparo e o meu libertador; não Te detenhas, ó Deus meu!” (v.17).
No final do ano passado, meu marido e eu passamos por dois grandes livramentos em que pudemos perceber claramente o cuidado de Deus e o poder da oração. O nosso dia a dia, contudo, é repleto de livramentos que nem sequer percebemos. Às vésperas do final do grande conflito, estamos vivendo dias solenemente considerados pelo Céu para salvar e maliciosamente usados por Satanás “para roubar, matar e destruir” (Jo.10:10), pois ele bem sabe “que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12).
Entretanto, o clamor de Davi por livramento não tinha como principal objetivo a sua incolumidade física, mas a espiritual. E é com esta que precisamos nos preocupar. O desejo de Davi era o de viver para Deus e com Deus. A sua confissão revela o que mais lhe afligia: “Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece” (v.12). Semelhante ao salmista, foi a confissão do apóstolo Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo” (Rm.7:18).
Como um arauto das boas-novas de Deus, o salmista não tinha sua fé oculta. Diante da “grande congregação” (v.9) não buscava a autopromoção de sua vida piedosa, e sim proclamar as virtudes dAquele que o “chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Jesus nos deixou o perfeito exemplo de uma vida de comunhão com Deus. E sempre que saía de seus lugares de oração, multidões eram atraídas por Ele. Porque a comunhão com o Céu é atraente! Nem todos os que são atraídos, porém, possuem boas intenções. Como declarou Davi, existem “os que se comprazem no meu mal” (v.14).
“Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira” (v.4). Anjos poderosos são “enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb.1:14). Todo o Céu está envolvido na obra de “habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lc.1:17). E num chamado demérito, o Senhor nos convida para proclamarmos o “evangelho eterno… aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6).
“Satanás é o acusador de nossos irmãos, e é o seu espírito que inspira os homens a espreitar os erros e defeitos do povo do Senhor, conservando-o sob observação, enquanto deixa ignoradas suas boas ações. Ele está sempre em atividade quando Deus opera pela salvação das almas… O príncipe do mal disputa cada polegada de terreno em que o povo de Deus avança em sua jornada rumo à cidade celestial” (O Grande Conflito, 395). No lugar Santíssimo, Jesus está a interceder por nós: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (Jo.17:15). Como Davi, esperemos “confiantemente pelo Senhor” (v.1) e em Seu perfeito livramento. Pois ao lado do Senhor dos Exércitos, avançamos para a vitória final. Vigiemos e oremos!
Bom dia, vencedores com Cristo!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Salmo40 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
1056 palavras
O Salmo 40 combina louvor e petição. Nele, o salmista agradecido relembra as misericórdias de Deus ao livrá-lo das dificuldades passadas (v. 1-10) e clama por outro livramento em face de novos problemas (v. 11-17). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 821.
1 Esperei confiantemente pelo SENHOR. O salmista perseverou em oração. Muitas vezes, o crente não segura as mãos de Deus com força suficiente (ver Sl 27:14). CBASD, vol. 3, p. 822.
2 poço de perdição. É provável que o salmista tivesse em mente uma caverna profunda, escura, na qual rugiam as águas subterrâneas, enchendo-a de terríveis ruídos, e onde não há esperança de livramento. CBASD, vol. 3, p. 822.
tremedal de lama (ARA; NVI: “atoleiro de lama”). O fundo desse poço não era de terra sólida onde o salmista, na sua desolação, pudesse ficar em pé, mas sim de barro lamacento (ver Sl 69:2, 14, 15). Toda tentativa de se livrar do atoleiro fazia com que afundasse mais. CBASD, vol. 3, p. 822.
3 um novo cântico. O cristão que se mantém próximo a Deus encontra diariamente novas razões para louvá-Lo (ver Lm 3:22, 23). CBASD, vol. 3, p. 822.
confiarão. Muitos verão o livramento que Deus deu ao salmista e também aprenderão a confiar nEle. O ser humano aceita a Cristo como Salvador porque vê o que Ele fez por outros. CBASD, vol. 3, p. 822.
4 o homem. Do heb. geber, “homem no vigor da vida”. CBASD, vol. 3, p. 822.
5 São muitas… mais do que se pode contar. As recordações das bênçãos de Deus … foram tantas que ele não pode ordená-las a fim de que as pudesse contar. CBASD, vol. 3, p. 822.
6 Sacrifícios e ofertas não quiseste. O salmista se pergunta como poderia agradecer a Deus os maravilhosos feitos em seu favor e conclui que Deus requer dele um serviço mais elevado do que todas as ofertas e os ritos do templo. Esse serviço mais elevado é o tema dos versículos seguintes. CBASD, vol. 3, p. 822.
O rituais religiosos dos dias de Davi envolviam sacrificar animais no tabernáculo. Davi diz que esses atos não tinham sentido a menos que fossem feitos pelas razões certas. Hoje, frequentemente fazemos rituais de ir à igreja, tomar comunhão, pagar os dízimos. Essas atividades também são vazias se nossas razões para fazê-las forem egoístas. Deus não quer esses sacrifícios e ofertas sem uma atitude de devoção a Ele. O profeta Samuel disse a Saul: “O obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm 15:22). Certifique-se de que você dá a Deus a obediência e o serviço ao longo de toda a sua vida que Ele deseja de você. Life Application Study Bible Kingsway.
abriste os meus ouvidos. Do heb. karah, “esburacar”, “cavar”. Aqui se trata de destapar o canal auditivo, de modo que o ouvido esteja aberto para a Palavra de Deus. A obediência é superior a mero sacrifício (ver Sl 51:16, 17). CBASD, vol. 3, p. 822, 823.
7 Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito está escrito a meu respeito. Depois de seu ouvido ter sido aberto para compreender a mensagem de Deus. Esta passagem se aplica ao Messias (ver Hb 10:7). CBASD, vol. 3, p. 823.
8 agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu. Cristo tinha prazer em obedecer a Seu Pai. Quando a lei é escrita no coração, a obediência se torna um prazer. Em vez de ser considerada uma série de ordens externas a serem seguidas ao pé da letra, a lei é vista como uma transcrição do caráter de Deus. O conhecimento correto de Deus conduz à apreciação inteligente de Seu caráter e desperta o desejo de imitá-Lo. Ao se compreender o custo infinito da salvação, a pessoa a aprecia mais e mais, de modo que viver em harmonia com os princípios do Céu se torna o maior deleite do cristão (ver com. de Pv 3:1). CBASD, vol. 3, p. 823.
Jesus retratou essa atitude de obedecer e servir a Deus (João 4:34; 5:30). Ele veio como os profetas predisseram, proclamando a Boa Nova da justiça de Deus e perdão dos pecados. Em Hebreus 10.5-10, os versículos 6-8 são aplicados a Jesus. Life Application Study Bible Kingsway.
dentro do meu coração, está a Tua lei [“Lei”, do heb. torah (ver com. de Pv 3:1)]. Para os judeus, o exterior era a parte integral da religião. Jesus ensinou que o exterior era apenas um meio para um fim, e que o fim em si era estar em harmonia com a vontade de Deus. A função básica é restaurar no ser humano a imagem divina (Ed, 15), e qualquer sistema religioso que subordine essa função ao cumprimento de cerimônias e tradições obscurece o propósito da verdadeira religião. CBASD, vol. 3, p. 823.
9 Proclamei as boas novas de justiça na grande congregação. Esta passagem ilustra a responsabilidade do cristão de pregar o evangelho a outros. Não é justiça o que se reserva para si mesmo. CBASD, vol. 3, p. 823.
Quando sentimos o impacto da justiça de Deus em nossas vidas, não podemos mantê-lo escondido. Queremos dizer a outras pessoas o que Deus tem feito por nós. Se a fidelidade de Deus mudou sua vida, não seja tímido. É natural compartilhar a existência de um bom negócio com os outros ou recomendar um médico habilidoso. Por isso também deve ser natural compartilhar o que Deus tem feito por você. Life Application Study Bible Kingsway.
10 Não ocultei no coração a Tua justiça. Uma religião que faz com que a pessoa retenha para si os benefícios de sua fé sem compartilhá-los com outros não tem nada a ver com cristianismo. “Se o amor de Deus está no coração, será manifesto na vida” (GC, 83). CBASD, vol. 3, p. 823.
fidelidade. Quando pensamos em fidelidade, um amigo ou o cônjuge pode vir à mente. Pessoas que são fiéis a nós nos aceitam e amam, mesmo quando não somos amáveis. As pessoas de fé mantêm suas promessas, sejam elas promessas de apoio ou promessas feitas em nossos votos de matrimônio. A fidelidade de Deus é como a fidelidade humana, somente perfeita. Seu amor é absoluto, e Suas promessas são irrevogáveis. Ele nos ama apesar de nossa constante inclinação para com o pecado, e ele mantém todas as promessas que Ele nos fez, mesmo quando quebramos nossas promessas a ele. Life Application Study Bible Kingsway.
15 Bem feito! Bem feito! Expressão que indica desprezo e reprovação (ver Sl 35:21). CBASD, vol. 3, p. 823.
17 não Te detenhas, ó Deus meu! A fé do salmista continua firme até o fim. Em meio à tristeza, a pessoa pode confiar que Deus vigia sobre ela e dará livramento. CBASD, vol. 3, p. 824.