Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 19 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Com isto moveu o rei o coração de todos os homens de Judá, como se fora um só homem, e mandaram dizer-lhe: Volta, ó rei, tu e todos os teus servos” (v.14).

Desnorteado pela morte de mais um filho, Davi entregou-se ao luto. Apesar da vitória conquistada, a reação do rei fez cair sobre o povo o medo da retaliação pela morte de Absalão. O conselho de Joabe, ainda que desprovido de sentimentos, despertou Davi para perceber a influência de sua prostração sobre àquela gente.

O desafio de Davi seria conquistar novamente o coração daqueles que haviam se aliado a Absalão, a começar pelos líderes espirituais e políticos de Judá, além de instituir a Amasa como comandante de seu exército em lugar de Joabe, provavelmente pela mágoa deste ter sido o responsável pela morte de seu filho. Mas mostrou misericórdia frente ao pedido de Simei, jurando preservar-lhe a vida, e buscou agir com bondade e justiça para com Mefibosete diante da dúbia situação que envolvia este e Ziba.

Era um momento de tomar decisões acertadas, e creio que não foi fácil para Davi fazer isso mediante a tristeza que guardava em seu coração. O encontro com Barzilai foi para ele como um oásis no deserto. Ver aquele homem que um dia lhe foi como um anjo de Deus iluminou o seu coração. A humilde renúncia de Barzilai ao presente de gratidão de Davi foi revertida em um pedido de beneficência para Quimã, que foi levado para Jerusalém com o mesmo apreço que seria ofertado ao seu benfeitor.

Os homens de Judá e os homens de Israel terminaram com uma tola discussão acerca de quem seria mais digno de acompanhar o retorno de Davi. Não fomos chamados por Deus, amados, para viver um jogo de intrigas e comparações na seara do Senhor. O conflito já é grande o suficiente para que o tornemos ainda mais pesado com questões egoístas e disputas entre irmãos. Como corpo de Cristo, o nosso chamado consiste em uma entrega a Deus para que o Espírito Santo nos conceda os Seus dons “como Lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co12:11). Portanto, exigir que o outro faça o que você faz não é cristão e não é bíblico.

Percebemos em toda a trama de acontecimentos o quanto o mal segue uma sequência trágica e destrutiva. Mesmo os pecados secretos possuem uma influência capaz de transmitir uma atmosfera de maldição que não se pode mensurar. Seus efeitos são progressivos e não escolhem a quem prejudicar, atingindo inclusive o inocente. Não me refiro aqui ao quesito salvação, pois “a alma que pecar, essa morrerá” (Ez.18:4). Mas à degeneração causada pela doença chamada pecado.

Como Barzilai, sejamos, pois, um alento uns para os outros, sem desejar nada em troca para benefício próprio. Que nossos pecados sejam confessados diante de Deus e nEle busquemos forças para andarmos em integridade. E que sigamos o exemplo de Jesus no trato com nossos irmãos, respeitando a cada um como um membro importante para o corpo de Cristo.

Vigiemos e oremos!

Bom dia, membros do corpo de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel19 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de holyvya

Bom dia, querida irmã! Que Jesus continue te abençoando com palavras tão sábias!

Comentário por holyvya




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.