Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 25 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
30 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

844 palavras

Faleceu Samuel. Morre aos 89 anos de idade, em 1014 a.C. Samuel criou [estabeleceu] duas instituições: a monarquia e o ensino. Bíblia Shedd.

Carmelo. Cidade localizada quase dois quilômetros ao norte de Maom, no topo das montanhas (CBASD, vol 2, p. 617).

Entre Zife e Maom. Não é o monte sobre o qual Elias matou os profetas de Baal (1Rs 18.20) (Bíblia Shedd). [Na verdade, a contenda se deu no alto do Carmelo, mas os profetas foram mortos em baixo, no riacho de Quisom, 1Rs 18:40.]

Nabal. Literalmente, “tolo”, “sem juízo”(CBASD, vol 2, p. 617).

“Néscio,mau” (25); Abigail, “Motivo de alegria”. Bíblia Shedd.

Da casa de Calebe. Da tribo de Judá, mas originalmente um quenizita/quenezeu (Gn 15:19; Js 14:14). Andrews Study Bible.

O estilo da narrativa sugere que a riqueza de Nabal é mais importante para ele do que seu nome ou sua mulher. Andrews Study Bible.

tosquiava as suas ovelhas. A época de tosquia era uma festa de abundância e de alegria, onde todos comiam e bebiam em conjunto, indistintamente, de graça (Bíblia Shedd).

Davi, teu filho. Um sinal de respeito e humildade (ver 24:11, 16). Andrews Study Bible.

Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão. Davi pensava receber algo em troca por ter protegido os servos de Nabal e guardado os seus rebanhos. Bíblia Shedd.

10 Quem é Davi… filho de Jessé? Expressão de desprezo e insulto.Bíblia Shedd.

Palavras de confronto, lembrando Faraó, que disse rudemente: “Quem é o SENHOR”? (Ex 5:2). Andrews Study Bible.

11 meu pão. O original hebraico também pode ser significar “minha comida”. Andrews Study Bible.

minha água. O texto grego (LXX) diz: “meu vinho”. Bíblia Shedd.

16 um muro Metáfora para proteção. Andrews Study Bible.

18 cinco medidas. Aproximadamente 1 bushel (35 l). Andrews Study Bible.

Abigail revela diplomacia, tato e responsabilidade. Com presentes e palavras humildes vence a fúria dos homens exaltados de Davi. Bíblia Shedd.

19 vá adiante de mim. Abigail envia um presente na tentativa de conseguir a simpatia de Davi, exatamente como Jacó fez em relação a Esaú (Gn 21:13). Andrews Study Bible.

22 faça Deus o que Lhe aprouver aos inimigos de Davi. No texto grego (LXX) se lê: “Faça o que lhe aprouver (a Davi)”. A frase aos inimigos de Davi não vem no texto hebraico (TM [Texto Massorético]) e esta parece ser uma interpolação [colocada por algum copista] para desviar a maldição contra Davi, para seus inimigos (Bíblia Shedd).

24 a seus pés. Uma postura comum de petição. Andrews Study Bible.

25 homem de Belial (ARA; NVI: “insensato”). “Malvado, tolo” (1.16; 10.27). Bíblia Shedd.

Nabal, o “insensato”, morava perto do Carmelo, onde Saul levantara um monumento à sua própria honra (1Sm 15.12) e cometera o ato que o levou à sua rejeição (1Sm 15.26). […] O caráter geral de Nabal, sua atitude de desdém para com Davi, embora este lhe tivesse protegido os rebanhos, e sua morte súbita pela mão de Deus – todas essas coisas formam um paralelo com Saul (a cujo “rebanho” Davi também protegera). Dessa maneira, o autor consegue caracterizar, de modo indireto, Saul como insensato (1Sm 13.13; 26.21) e prenunciar o seu fim (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

27 foste pelo Senhor impedido. Abigail não atribuiu o crédito à própria genialidade, mas ao Senhor, por impedir Davi de realizar seu propósito impensado. As palavras por ela proferidas só poderiam vir de alguém profundamente religioso(CBASD, vol 2, p. 617).

29 a tua vida será atada no feixe dos que vivem. Lê-se por:  “A tua vida será guardada junto com os que são do Senhor Deus”. A palavra vida, em hebraico , significa “alma” (nephesh) e alguns comentaristas judaicos, tanto antigos como modernos, veem nisso a imortalidade – a vida no além. Por sua vez, a palavra tseror, que significa “feixe, escrínio, saquitel”, aponta para um lugar seguro onde se guardam coisas precisas e pode simbolizar o livro da vida (Is 4.3; Dn 12.1). … Costumavam os hebreus gravar sobre os túmulos de seus mortos as cinco letras iniciais (tsnbh) da frase: “Que sua alma seja guardada no escrínio (livro) da vida”. A ideia de separar a alma do corpo não é hebraica, vem da filosofia grega. Para os hebreus, alma e vida são sinônimos. Bíblia Shedd. [ou: “Metáfora para uma vida longa em segurança”. Andrews Study Bible.]

30 Abigail reconhece em Davi o futuro rei de Israel. Bíblia Shedd.

34 como vive o SENHOR… Este juramento [de Davi] anula o anterior. Andrews Study Bible.

35 A atitude diplomática de Abigail evitou um inútil derramamento de sangue. Foi mais forte que Davi e seus guerreiros. Bíblia Shedd.

36-38 Admite-se que a morte de Nabal foi um colapso cardíaco proveniente de bebida ou acesso de fúria que o acometeu. Bíblia Shedd. [ou: “Nabal ficou paralisado devido a um AVC.” Andrews Study Bible.]

39 Davi não se regozija com a morte de Nabal, mas sim por Deus ter evitado que ele viesse a cometer um mal. Bíblia Shedd.

42 a recebeu [Abigail] por mulher. Abigail era mulher rica e inteligente. E sendo ainda formosa e poetisa, combinava com Davi – poeta guerreiro (Bíblia Shedd).

43 Ainoã. Terceira mulher de Davi, foi quem lhe deu o primogênito: Amnom (2Sm 3.2) (Bíblia Shedd).

44 Mical. A primeira mulher de Davi, estéril, foi dada a outro homem por vingança de Saul (Bíblia Shedd).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: