Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 25 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de junho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Então, disse Davi a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro” (v.32).

Houve uma grande comoção em Israel devido à morte do profeta Samuel. Todos se reuniram e choraram. Aquele homem de Deus havia sido por tantos anos a voz que lhes transmitia as palavras divinas. Certamente houve um misto de tristeza e de aflição, como se tivessem perdido o chão. Mas o capítulo de hoje ainda fala de uma segunda morte: a morte de Nabal.

Fazendo jus ao seu nome, que significa “insensato, louco”, Nabal era um filho de Belial, duro e maligno. No entanto, sua mulher, Abigail, “era sensata e formosa” (v.3). Poucas são as personagens que as Escrituras destacam por sua beleza, e Abigail é uma delas. Realmente tratava-se de uma linda mulher. Só que antes de destacar a sua formosura, ela foi lembrada por sua sensatez.

Quando Davi soube da ingratidão de Nabal, irou-se e sua ira quase o levou a cometer um ato de vingança pessoal. Mas, todas as palavras e atitudes de Abigail tocaram o coração de Davi e o livraram de cometer um ato impensado. Davi louvou a Deus por ter usado Abigail em seu favor, e louvou aquela mulher que mostrou ser o contraste de seu marido. As palavras dela se cumpriram, pois dias depois “feriu o Senhor a Nabal, e este morreu” (v.38). E Davi mandou buscá-la para que se tornasse sua esposa.

Quando os homens de Davi foram buscar Abigail para tornar-se mulher deste, “ela se levantou”, ou seja, saiu do luto para ir ter com o seu futuro marido. Saiu do luto para a festa de casamento. Essa é a promessa de Deus para os Seus escolhidos. Ele promete converter a tristeza em alegria, o choro em riso, o luto em celebração! Como está escrito: “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria” (Sl.30:11).

Hoje o Senhor nos convida a sermos sensatos como Abigail e humildes como Davi. A sermos Seus instrumentos, mas também a reconhecermos que outros podem ser instrumentos do Senhor para o nosso bem, para nos repreender e admoestar. Eis que Ele nos diz: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap.3:19). Deus nos “chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Sejamos, pois, pela graça de Cristo, dignos desta eleição de misericórdia!

Feliz semana, eleitos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Samuel25 #RPSP

youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: