Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 22 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de junho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Fica comigo, não temas, porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo” (v.23).

Vimos que uniram-se a Davi os rejeitados de Israel. Homens tomados pelo desespero de sua existência fracassada. Homens que, se tivessem redes sociais, não seriam os mais seguidos, nem tampouco os mais curtidos. Só que foram esses que procuraram a Davi tanto para buscar refúgio quanto para oferecer ajuda. Não foram os mais letrados, os mais religiosos e nem os mais caridosos. Em Seu ministério terrestre, Jesus foi questionado porque comia com os publicanos e pecadores, os rejeitados de Israel. “Mas Jesus ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]” (Mt.9:10-13).

Percebem porque a Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus? Ele não fazia acepção de pessoas, e atraía para si todo aquele que reconhecia que precisava de ajuda. Aqueles 400 homens viram em Davi o mesmo que os publicanos e pecadores viram em Cristo: a chance para mudar. Eles enxergaram em Davi o que faltava em Saul: misericórdia. Davi poderia ter despachado aqueles homens. Afinal, ele já tinha problemas o suficiente. Porém, onde a sociedade enxergava fracasso, Davi enxergou oportunidade de vitória. Os que a sociedade apontava como pecadores, Jesus engrandecia como herdeiros do reino dos Céus.

A atrocidade comandada por Saul e Doegue representa a missão do inimigo de Deus: “roubar, matar e destruir”, em completo contraste com a missão de Cristo: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10:10). O profeta Aimeleque descreveu Davi como o mais fiel e honrado dos servos de Saul. Jesus veio e nos deixou o insuperável modelo de serviço.

Outro ponto interessante é o que Davi disse a Abiatar no verso 22: “Fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de teu pai”. Houve uma verdadeira chacina em Nobe, mas não por causa de Davi e sim por causa da malignidade do rei Saul. Quando Cristo nasceu, o rei Herodes mandou matar todos os meninos de Belém de dois anos para baixo. Na verdade, meus irmãos, quem procurava a morte de Davi quanto a de Cristo, procura a tua também. A Bíblia diz que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso” (Ef.6:12). Quando Satanás foi expulso do Céu, foi precipitada com ele terça parte dos anjos (Ap.12:4 e 7 a 9). Então, este conflito que é cósmico ao mesmo tempo é uma luta pela nossa mente.

O que Davi disse a Abiatar, Cristo não se cansa de nos dizer todos os dias: “Fica comigo, não temas…estarás a salvo Comigo!” Por vezes, o inimigo coloca em nossa vida zonas de conforto que nos fazem pensar que estamos no lugar seguro, mas, a todos que estão com o coração aberto à voz de Deus, assim como Davi, Ele diz: “Não fiques neste lugar seguro” (v.5). Foi porque Saul acomodou-se ao seu trono terreno que permitiu que Deus fosse destronado de seu coração.

Tem um hino do Hinário Adventista, que diz assim no coro: “Somos um pequeno povo mui feliz”. Quando fui ensinar este hino aos meus filhos, o mais novo olhou para mim e disse: “Não, mamãe, somos um pequeno povo GIGANTE mui feliz!” E esta inocente colocação me ensinou uma profunda lição. Que podemos ser vistos como poucos diante do mundo, mas aos olhos do Senhor somos gigantes.

Doegue pode ter matado o corpo daqueles homens e mulheres de Deus, mas jamais a vida eterna. Herodes ceifou a vida daquelas crianças inocentes, mas seus lugares estão guardados na eternidade. Os fariseus levaram seus planos malignos até à consumação da morte de Cristo, mas Ele ressuscitou para nos coroar com a coroa do felizes para sempre. Pois nem a morte pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm.8:38-39). Permaneça em Cristo. Não temas, pois com Ele você estará sempre seguro. Vigiemos e oremos!

Bom dia, pequeno povo GIGANTE mui feliz!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Samuel22 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Não é raro terminar de ler seus comentários às lágrimas.

Comentário por holyvya




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: