Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
26 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

518 palavras

Nobe. Após a destruição de Silo [ou Siló], o santuário foi deslocado para Nobe, situado a norte de Jerusalém. Andrews Study Bible.

Porém a arca permanecia na casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim. Mais tarde, Davi transportou a arca para Jerusalém (2Sm 6:2, 3). Uma vez que a arca não se encontrava no tabernáculo na época, os cultos provavelmente eram realizados assim como nos dias de Cristo, quando o lugar santíssimo estava vazio [a arca foi provavelmente escondida antes do exílio babilônico]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 596.

Parece, segundo 22.10, 15, que o propósito de Davi em ir até Nobe era buscar orientação do Senhor mediante o Urim e o Tumim. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Aimeleque. Irmão de Aías (14:3), e bisneto de Eli, o sacerdote. Ele era o principal dos outros 85 sacerdotes. Andrews Study Bible.

o rei me ordenou. Davi não está dizendo a verdade e isto resulta em tragédia. Andrews Study Bible.

O fato de a Bíblia não condenar a duplicidade de Davi não deve ser usado como justificativa para o ato. As Escrituras exigem que se fale a verdade sempre. CBASD, vol. 2, p. 597.

Davi removeu as suspeitas do sacerdote usando um subterfúgio que ele deve ter lamentado até ao fim de sua vida. … A conduta de Davi foi indigna, embora no coração ele se estivesse escondendo em Deus. Não devemos julgar pelas aparências, mas com profundo discernimento. Em todos os santos de Deus há uma extensa medida de humanidade. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

pão sagrado. Doze pães consagrados era trocados a cada sábado. Os pães velhos eram comidos pelos sacerdotes no santuário (Lv 24:9). Com base nesta passagem, Jesus fundamentou Seu argumento de que salvar vidas é mais importante que a lei cerimonial (Mt 12:3-4). Andrews Study Bible.

Doegue, edomita. Mercenários estrangeiros serviam a reis israelitas (1Cr 27:30-31). Esta breve menção a Doegue, que servia como informante de Saul, é importante para o resto da história (cap. 22). Andrews Study Bible.

Doegue é mencionado, também, no título do Sl 52. Bíblia de Genebra.

10 Aquis. Aquis é chamado de Abimeleque no título do Salmo 34. Aqui era um nome filisteu, e Abimeleque, semita. … Por ser foragido, Davi não encontraria auxílio em Israel. Era comum que os foragidos de uma nação recebessem abrigo em terras inimigas. CBASD, vol. 2, p. 599.

11 o rei da sua terra. Ou: “o principal de sua terra”, porque Davi derrotara Golias, que antes habitava em Gate. Os filisteus respeitavam mais a Davi do que a Saul. Andrews Study Bible.

A façanha lhe dera uma forte reputação entre aliados e inimigos, pois foi herói do evento, provando ser o mais valente defensor de Israel. CBASD, vol. 2, p. 600.

12 teve muito medo. Há períodos de grande tentação e provação para toda pessoa, quando os inimigos são exaltados e os amigos humilhados, quando, não importando o caminho escolhido, é impossível encontrar o conselho e auxílio necessários. Nessa situação, é bom relembrar o relato da fuga de Davi, de seu contato com Aimeleque e Doegue em Nobe, da fuga para os inimigos de Israel em Gate e, em seguida, ler seu inspirado cântico de gratidão (Sl 34) composto nessa época. CBASD, vol. 2, p. 600.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: