Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 19 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
24 de junho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe… então, fugiu Davi e escapou” (v.10).

O capítulo de hoje deixa bem claro que Saul não estava bem espiritual e psicologicamente. O teste feito por Jônatas parecia ter provado que seu pai havia desistido de matar Davi. Mas a sua farsa logo seria descoberta. E Davi se dividia entre fugir e se esconder, e ficar na presença do rei e ajudá-lo a livrar-se do espírito maligno. Só que o último atentado de Saul contra Davi, fez com que este percebesse o sério apuro em que se encontrava. Finalmente, o rei foi bem claro em suas intenções.

Tomando conhecimento do paradeiro de Davi, Saul enviou mensageiros a Samuel e à casa dos profetas. O Senhor fez com que estes profetizassem e não cumprissem o mandado do rei. E após mais duas tentativas frustradas, o próprio Saul foi no encalço de Davi, “e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá” (v.23). Provavelmente, a profecia fosse sobre o reinado de Davi, assegurando que não importasse o que Saul tentasse fazer, não conseguiria, porque o Senhor havia separado o menor filho de Jessé para um grande propósito.

Sabem o que isto significa, amados? Que não importa se a pessoa mais influente e poderosa esteja a intentar o mal contra um escolhido de Deus, ela não terá sucesso; que quanto mais procura fazer o mal, mais frustrada ficará. O profeta Jeremias já passou por algo parecido, quando disse: “Todos os meus íntimos amigos, que aguardam de mim que eu tropece…” (Jr.20:10). Davi havia se afeiçoado a Saul em íntima amizade. Ele poderia, sendo o ungido de Deus e percebendo a malícia de Saul, tê-lo ferido assim como o fez com Golias e com tantos filisteus. Mas era sofrido para Davi pensar que o rei o odiava.

Infelizmente, os piores inimigos muitas vezes são  aqueles disfarçados de amigos. Na presença das pessoas são agradáveis e dóceis. Mas, na intimidade, mostram quem realmente são. E sabem qual foi o diferencial na vida de Davi e do profeta Jeremias? Logo após lamentar a triste perseguição, Jeremias escreveu: “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro” (Jr.20:11). E vejamos o que diz o Salmo de Davi: “Com efeito, não é inimigo que me afronta…mas tu és homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos… e íamos com a multidão à Casa de Deus… A sua boca era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra…Tu, porém, ó Deus, os precipitará à cova profunda…eu, todavia, confiarei em Ti” (Sl.55:12-14, 21 e 23).

O Senhor conhece todos os propósitos do coração e vê muito além do que podemos imaginar. Deus sabe que “o perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida. Mas o Senhor não o deixará nas suas mãos… O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nEle buscam refúgio” (Sl.37:32-33, 40).

Se alguém que você considerava amigo hoje lhe maltrata, confie no Senhor. Davi confiou em Deus e agiu com prudência fugindo na hora certa. Em nenhum momento revidou o mal. Mas chega um momento em que evitar a amargura das pessoas e orar por elas é a melhor decisão a se tomar. Evite o confronto. Fuja de palavras maliciosas e atitudes conflitantes. E, se surgir oportunidade, retribua sempre o mal com o bem. “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm.12:20-21). Vigiemos e oremos!

Bom dia, pacificadores!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Samuel19 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: