Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
15 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

um vaso de azeite. O azeite de oliva com especiarias [ou “perfumado” – spiced, no original em inglês] era usado na unção de sacerdotes (Êx 30:22-33). Bíblia de Estudo Andrews.

ungiu. Ungir é uma ação de derramar o azeite sagrado (Êx 30.22-33) sobre a cabeça da pessoa eleita, ato que reveste o eleito de autoridade para uma autoridade específica [rei, profeta, sacerdote]. Bíblia Shedd.

Quando um rei israelita tomava posse, ele não era coroado; ele era ungido. A coroação era um ato político de estabelecimento de um rei como governante; a unção era um ato religioso de tornar o rei um representante de Deus junto ao povo. Um rei era sempre ungido por um sacerdote ou profeta. O óleo especial de unção… era derramado sobre a cabeça do rei para simbolizar a presença do Espírito Santo de Deus em sua vida. A cerimônia de unção devia lembrar o rei de sua grande responsabilidade de liderar o povo pela sabedoria de Deus e não pela sua própria. Life Application Study Bible Kingsway.

É claro, porém, que não havia santidade no óleo, assim como não há nas águas do batismo; ele não transmitia virtude especial, era apenas um símbolo. …  A unção com azeite é uma excelente ilustração de como Deus usa costumes humanos para levar as pessoas a um conhecimento mais profundo e verdadeiro da salvação. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 526.

2-7 Era ainda de madrugada quando o profeta descreveu sucintamente para Saul os acontecimentos que deviam ocorrer naquele dia e nos subsequentes. O futuro rei ficou a par de todos eles, antes que acontecessem e, em cada caso, devia agir como a ocasião exigisse. Assim também o curso de nossa vida permanece aberto diante de Deus dia a dia. Ele planejou ou permitiu os incidentes que nos ocorrem, mas consente que escolhamos para cada um a resposta adequada. Se Lhe perguntamos como devemos agir, Ele nos guiará com Seu olhar; mas, infelizmente, é muito raro recorrermos a Ele. Nós nos estribamos em nosso próprio entendimento e seguimos “os pendores e desejos de nosso próprio coração”. … Em vez de querermos descobrir o futuro, esperemos que Ele no-lo desvende à medida que avançamos. Busquemos antes, com mais ansiedade, a bendita unção do Espírito Santo ao nascer do dia. Sua unção sagrada nos ensinará todas as coisas que precisamos saber. Nós também precisamos ter um coração puro, mudado, e um espírito justo, renovado (v. 9). Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

Gibeá de Deus. Gibeá era a cidade natal de Saul (cf. v. 26; 11.4), localizada na área tribal de Benjamim (Js 18.28; Jz 19.12-14). … A presente designação (usada somente aqui) pode ter sido uma maneira de Samuel relembrar a Saul que a terra de Canaã pertencia a Deus, e não aos filisteus (v. Dt 32.43; Is 14.2; Os 9.3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

grupo de profetas. Pela primeira vez é mencionada uma instituição religioso-cultural. Foi Samuel quem deu escolas ao povo, nas quais se ensinava teologia, histórias, leis, letras e música (19.18, 20; 2Rs 2.3; 4.38; 6.1). Daí em diante progrediu a vida cultural, econômica e política de Israel. Essa instituição reconheceu a posse real de Saul. Bíblia Shedd.

profetizando. A profecia em vista aqui parece ser a de louvar a Deus e exortar o povo, com acompanhamento musical. Bíblia de Genebra.

Neste caso, a referência não é à previsão de acontecimentos futuros, mas à expressão da verdade divina na forma de música sacra. CBASD,vol. 2, p. 527.

tu serás mudado em outro homem. Chega o instante na vida do ser humano em que uma mudança de circunstâncias ou algum dom divino o libera de impedimentos anteriores. …[exemplos citados na ref.: uma borboleta… Bezalel e Aoliabe… Moisés… Gideão… Pedro.] Essas mudanças são operadas quando o Espírito de Deus comunica às pessoas uma visão de novas possibilidades e elas respondem com santa alegria e júbilo, regozijando-se na aceitação da responsabilidade dada pelo Senhor. A realidade da transformação se torna evidente à medida que ocorrem mudanças nos pensamentos, nos hábitos e na vida. As coisas velhas passam, tudo se faz novo (1Co 5:17). Contudo, é preciso lembrar que a mudança só se torna permanente com a reafirmação diária da escolha feita. … Saul… se recusou a continuar a conhecer ao Senhor. Como resultado, acabou se deixando chegar ao ponto de estar sob controle total de Satanás. Muitas pessoas, tanto hoje como nos tempos antigos, lamentam sobre o que “poderia ter sido”. CBASD,vol. 2, p. 528.

5, 6, 16, 21, 22. A modéstia de Saul foi muito louvável. Nesses primeiros dias, seu caráter possuía muitos traços belos, mas, como veremos, toda a música foi silenciada quando aquele terrível monstro, o ciúme, entrou furtivamente no seu coração. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

6 Como pode Saul estar cheio do Espírito e mais tarde cometer tantos atos de impiedade? Através do Velho Testamento, O Espírito de Deus “se apossava” [“vinha sobre”/”descia”, no original, come upon] de uma pessoa temporariamente, de forma que Deus poderia usá-lo (a) para grandes ações. Isto aconteceu muitas vezes com os juízes de Israel quando eram chamados por Deus para resgatar a nação (Jz 3:8-10). Este não era sempre o caso de uma influência permanente do Espírito Santo, mas, muitas vezes, uma manifestação temporária. Entretanto, nos tempos do Velho Testamento, o Espírito foi concedido a pessoas a não-crentes para habilitá-los a realizar tarefas não usuais (Nm 24:2; 2Cr 36:22, 23). O Espírito Santo dava à pessoa poderes para fazer o que Deus pedia, mas não produzia sempre os outros frutos do Espírito, como auto-controle. Saul, nos primeiros anos de seu reinado, era uma pessoa diferente (10:1-10) como um dos resultados da atuação do Espírito Santo nele. Mas, á medida que o poder de Saul crescia, crescia também seu orgulho. Logo mais, ele se recusou a buscar a Deus; o Espírito o deixou (16:14); e sua boa postura se desfez. Life Application Study Bible Kingsway.

Deus está contigo. Todo o Céu estava interessado em ajudar Saul a tomar a decisão de deixar sua vida ser controlada por Deus. CBASD,vol. 2, p. 528.

sete dias esperarás. Aqui, Saul obedece a Samuel e espera, o que não acontece em 13.8-10, quando já seria rei e orgulhoso. Bíblia Shedd.

[Samuel quis dizer que] ao agir conforme a ocasião pedisse e ao aguardar a orientação divina, ele [Saul] sempre poderia esperar tanto sucesso quanto no dia de sua unção. CBASD, vol. 2, p. 528.

11 também Saul entre os profetas. Expressão de surpresa diante do comportamento de Saul … pelos que o tinham conhecido previamente – outra indicação sutil do seu caráter (v. nota em 9.6 [“O caráter de Saul é indicado pelo fato de nada saber de Samuel”]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O provérbio (v. 12) expressa surpresa diante de algo muito improvável. Os circunstantes que conheciam Saul estão surpresos ao vê-lo associando-se com entusiastas religiosos. Bíblia de Genebra.

Esta foi uma expressão de surpresa quando Saul se mostrou religioso. Isto é equivalente a: “O quê? Ele tem religião?” Life Application Study Bible Kingsway.

Ao que tudo indica, a vida de Saul até então não fora um exemplo de piedade. CBASD,vol. 2, p. 528.

12 quem é o pai deles. Visto que os líderes dos grupos proféticos eram às vezes chamados “Pai” (2Rs 2.12; 6:21), essa pergunta pode significar a tentativa de se procurar o líder desse grupo específico. Bíblia de Genebra.

17 Mispa. “Torre de vigia”. A 7 km de Jerusalém. Um dos lugares em que se realizavam os cultos ao Senhor; amplo e apropriado para comportar uma Assembleia Nacional (7.5). Bíblia Shedd.

19 rejeitastes, hoje, a vosso Deus. Na ansiedade de ser como as nações ao redor, os israelitas não perceberam que estavam colocando mais um obstáculo aos planos do Rei celestial. Na condição de agentes morais livres, estavam limitando a Deus por escolha própria (Sl 78:41); e, ao fazer isso, lançaram as sementes do egoísmo e da rebelião. A colheita fatal certamente chegaria, contudo o Senhor, em sua misericórdia e longanimidade, nunca os abandonou. CBASD,vol. 2, p. 530.

O verdadeiro rei de Israel era Deus, mas a nação pedia outro. Imagine um povo desejar que um homem fosse seu líder, em vez do próprio Deus! Através da história, homens e mulheres tem rejeitado a Deus e continuam, ainda hoje, a fazer isso. Está você rejeitando a Deus ao colocá-lO de lado e aceitar que alguém ou algo seja seu “rei” ou ocupe mais alta prioridade? Aprenda dessas histórias dos reis de Israel e não deixe Deus de lado. Life Application Study Bible Kingsway.

20 O fato de Saul ter sido escolhido pode parecer sorte, mas foi exatamente o oposto. Deus havia instruído os israelitas a consultarem o Urim e o Tumim para o propósito específico de consultá-lO em tempos como este (Êx 28:30; Nm 27:12-21). … Somente o sumo sacerdote poderia utilizar o Urim e o Tumim, que eram projetados a dar as respostas “sim” e “não”. Life Application Study Bible Kingsway.

Deus multiplica as evidências do caminho a seguir para o coração humilde e desejoso (Is 30:21; Jr 33:3; ver DTN, 224, 330, 331, 668; MDC, 150). E a beleza disso é que Ele tem milhares de maneiras de manifestá-las; o Senhor não se limita a um método preestabelecido. O fato de o Espírito Santo ter falado mediante línguas de fogo nos dias dos apóstolos não significa que Ele precisa Se manifestar da mesma forma em outras ocasiões. Os apóstolos foram instruídos a lançar sortes para escolher o 12º membro de seu grupo. Isso não significa, porém, que usar o mesmo método hoje seja a resposta para problemas pessoais. CBASD,vol. 2, p. 527.

22 escondido entre a bagagem. No lugar onde estavam as bagagens e os pertences do povo da Grande Assembleia. O gesto de Saul indica tanto a sua modéstia como o seu complexo de não controlar as emoções nas horas críticas e de grandes decisões (18.8). Bíblia Shedd.

Às vezes nos escondemos de importantes responsabilidades porque estamos com medo de falhar, do que os outros podem estar pensando ou por não sabermos como proceder. Prepare-se agora para assumir suas futuras responsabilidades. Confie na provisão divina e não nos seus sentimentos de adequação. Life Application Study Bible Kingsway.

25 Samuel expôs ao povo as leis do reino. Ele as escreveu num livro e o pôs perante o SENHOR. (NVI; ARA: “Declarou Samuel ao povo o direito do reino”). O documento constitucional-legal que define o papel do rei ao governar o povo da aliança foi conservado no santuário (no tabernáculo; posteriormente no templo). Bíblia de Estudo NVI Vida.

As instruções para o rei de Israel se encontram em Dt 17:14-20. Bíblia de Estudo Andrews.

Os reis pagãos eram considerados deuses; eles faziam suas próprias leis e não respondiam a ninguém. Por contraste, o rei de Israel tinha de responder a uma autoridade superior – o Senhor do céu e da terra. Os israelitas tinham agora um rei como todos os outros, como queriam. Entretanto, Samuel tornou claro ao rei e ao povo que o governo do rei de Israel seria diferente dos reinados pagãos. Life Application Study Bible Kingsway.

perante o SENHOR. Ao lado da arca da aliança, para servir de aliança entre Deus e Israel. Andrews Study Bible.

27 filhos de Belial (ARA; NVI: “alguns vadios”; NTLH: “pessoas de mau caráter”; NVI: “alguns vadios”; NKJV: “alguns rebeldes”). Já era de se esperar que Saul, membro da menor tribo de Israel, se deparasse com… pessoas… -talvez incluindo alguns dos anciãos de Judá, a maior tribo, que haviam feito o pedido por um rei – que se sentiriam diminuídas e se recusariam a prestar sua lealdade (ver PP, 612). … O fato de Saul ter reagido com paciência à rejeição de sua autoridade e de não ter se esforçado para manter seu direito ao trono usando a força é a maior evidência de que o Senhor havia tocado em seu coração e que estava lhe comunicando sabedoria necessária para reinar. CBASD,vol. 2, p. 530.

Saul se fez de surdo (ARA; NVI: “Saul ficou calado”; NKJV: “se manteve em paz” [he held his peace, no original em inglês]). O melhor meio de ganhar a oposição é não polemizar, mas realizar. Saul praticou um gesto de grande habilidade política (ver 11.12-13). Bíblia Shedd.

Em contraste com a incapacidade posterior de Saul de controlar seu temperamento. Bíblia de Estudo Andrews.

Alguns homens se tornaram companheiros constantes de Saul, enquanto outros o desprezaram. A crítica sempre será dirigida àqueles que lideram porque eles estão à frente. Neste momento, Saul desconsiderou aqueles que pareciam estar contra ele, apesar de, mais tarde, se tornar consumido por ciúmes (19:1-3; 26:17-21). Quando você liderar, escute as críticas construtivas, mas não gaste tempo e energia valiosos com aqueles que se opõem a você. Em vez disso, foque-se naqueles que estão prontos e dispostos a ajudar. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: