Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
13 de junho de 2019, 0:06
Filed under: Sem categoria

Samuel envelhecido. [O comentário da Bíblia Shedd estima a idade de Samuel nesta época em 57 anos; O comentário da Bíblia de Estudo NVI Vida a estima em 65 anos. Ambas as estimativas são coerentes.]

constituiu seus filhos por juízes… Samuel procedeu arbitrariamente quando constituiu a seus filhos como juízes sobre Israel, ato da exclusiva alçada divina, visto que o reino era teocrático. Bíblia Shedd.

As posições de poder se baseavam nos direitos hereditários. Este costume garantia estabilidade social, mas, ao mesmo tempo, abria espaço para o nepotismo e corrupção. Bíblia de Estudo Andrews.

Joel. Nome comum na Bíblia, que significa “o Senhor é Deus”. Abias. Este nome significa “o Senhor é meu Pai”. Bíblia de Estudo Andrews.

aceitavam suborno (NVI). A perversão da justiça por meio do suborno era explicitamente proibida na lei do Pentateuco (v. Êx 23.8; Dt 16.19).Bíblia de Estudo NVI Vida.

Foi um erro delegar autoridade a homens cujo caráter era corrupto. Isso intensificou o anseio de Israel de ter um rei. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

teus filhos não andam pelos teus caminhos. Seria melhor, pensaram, levar a questão para Samuel resolver do que esperar pela confusão que certamente se seguiria à sua morte, quando os filhos tentariam consolidar a própria autoridade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 516.

escolhe agora um rei para que nos lidere. Usando a diplomacia costumeira no Oriente, os anciãos, em oposição à vontade de Deus e sem buscar Seu conselho, tornaram conhecida sua limitada decisão. CBASD, vol. 2, p. 516.

…a razão fundamental do pedido era o desejo de serem semelhantes às nações ao redor – de terem um rei humano como símbolo do poderio e união nacionais que os comandaria na batalha e que seria a garantia da sua segurança (cf. v. 20; 10.19; 12.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O povo clamou por um rei, pensando que um novo sistema de governo traria mudança na nação. Mas porque seu problema básico era desobediência a Deus, seus outros problemas somente continuariam sobre nova administração. O que eles precisavam era uma fé unificada, não um governo unificado. Life Application Study Bible Kingsway.

esta palavra não agradou a Samuel Samuel orou ao Senhor. Samuel sentiu profundamente a rejeição, mas, por fim, tomou a única e acertada decisão de colocar toda a questão perante o Senhor. Isso é um bom exemplo! Quando nosso coração está arrasado, quando estamos cercados de dificuldades, quando os homens se levantam sobre nós e nos tratam com crueldade, lancemos nossa tribulação sobre o Senhor e Salvador que Se identificou conosco. Digamos-Lhe tudo, ainda que nosso coração esteja por demais abatido para isso. “Certamente se compadecerá de ti, à vos do teu clamor.” (Is 30.19). … Samuel é apropriadamente citado no livro de Salmos como um que invocava o nome de Deus (Sl 99.6). Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

Israel mais uma vez resolveu fazer exatamente o que fizera por séculos: tomar decisões sem esperar a orientação divina. … Samuel lhes mostrou o melhor caminho: buscar a Deus em oração. eles haviam subestimado seu elevado privilégio religioso e não perceberam que a necessidade real da nação não era de um novo poder … para confrontar a confusão que resultava de suas próprias inquietações e perversidades. Não estavam dispostos a submeter o caso a Deus e a conhecer a Sua vontade. CBASD, vol. 2, p. 517.

Atende à voz do povo. Este versículo é a melhor evidência possível de que as nações, assim como os indivíduos, são agentes morais livres. Se os anciãos tivessem buscado conselho, Deus teria dado; mas como chegaram com um ultimato, o Senhor aceitou a escolha deles. CBASD, vol. 2, p. 517.

foi a Mim que rejeitaram. Desejavam uma forma de monarquia que negasse seu relacionamento pactual com o Senhor, que por sua vez se comprometia a ser o Seu Salvador e Libertador. Ao pedirem um rei “como todas as outras nações” (v. 20), violaram a aliança, rejeitaram o Senhor que era o seu Rei (12.12; Nm 23.21; Dt 33.5) e se esqueceram das constantes provisões divinas para a proteção do povo no passado (10.18; 12.8-11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O povo queria ser como as nações vizinhas. Isto era exatamente o que Deus não queria. O fato de terem um rei tornaria mais fácil esquecer que Deus era o seu verdadeiro líder. … Na realidade, o povo estava rejeitando Deus como seu líder. Os israelitas queriam leis, um exército e um monarca humano no lugar de Deus. Eles queriam conduzir a nação pela força humana – mas somente o poder de Deus os poderia fazer florescer na hostil terra de Canaã. Life Application Study Bible Kingsway.

Os anciãos … rejeitaram a independência de uma confederação tribal e escolheram, em vez disso, uma forma autoritária e governo que, em poucas décadas, trouxe consigo uma carga tributária exorbitante. …preferindo ser servos de um rei que exerceria poder de vida e morte sobre seus súditos e que poderia executar aqueles que discordassem dele. … preferiram uma monarquia hereditária. … Vez após vez, quando Israel buscou o conselho do Senhor, Ele protegeu miraculosamente o povo dos ataques inimigos (ver I Sm 7:10; Js 10:11, etc.). Ao rejeitar a crença de que Deus era o supremo Senhor da teocracia, os anciãos estavam, na verdade, abrindo o caminho para a nação se tornar uma mera marionete dos conflitos internacionais. Os israelitas exigiam tributos dos inimigos derrotados e se gloriavam de seus feitos militares. Em contrapartida, caíram sob o domínio de nações mais poderosas. Atribuíram erroneamente seus reveses militares e períodos de opressão à forma de governo, em vez de reconhecer seus caminhos ímpios. … Por causa do egoísmo … Israel falhou em sustentar os levitas e permaneceu em analfabetismo e ignorância. A maior parte do povo não queria ser ensinada a pensar por si só. Sentia-se perfeitamente feliz em deixar que os líderes pensassem em seu lugar, contanto que estes não exigissem suas posses, nem perturbassem sua tranquilidade egoísta. CBASD, vol. 2, p. 518.

atende à sua voz. Eles iam ter um rei, e Deus atendeu ao desejo do coração deles, mas é bom ver Salmo 106.15 [“Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.”]. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

adverte-o solenemente. Por ser um agente moral livre, o ser humano deve decidir, com base nas evidências à sua disposição,o que deseja fazer com a própria vida. Existem duas maneiras de obter essas evidências. [1] por meio de estudo cuidadoso dos conselhos, estatutos e julgamentos de Deus aplicáveis ao caso, ou [2] experimentando outras sugestões na tentativa de se verificar o valor delas. … após a advertência contra a mudança proposta, Deus declarou claramente o seguinte: “Se vocês sentem que essa é a coisa certa a se fazer, tentem. embora eu saiba que o plano não terá sucesso, vocês precisam aprender por experiência própria que não funcionará. Só então ficarão satisfeitos em seguir Meu conselho.” …  Ao questionar a palavra do Senhor, Adão trouxe à luz um novo regime, que deve seguir seu rumo para demonstrar a pessoas e anjos, sem sombra de dúvida, que somente o plano ordenado por Deus á capaz de trazer vida e felicidade. CBASD, vol. 2, p. 518, 519.

11-18 O direito do rei valeria por uma verdadeira escravidão, enquanto o juizado estava isento de qualquer ônus financeiro para o povo. Bíblia Shedd.

11 o rei … reivindicará. Samuel, descrevendo as políticas dos reis cananeus da época (v. 11-17), adverte o povo a respeito dos fardos em questão no tipo de monarquia solicitada. Bíblia de Estudo NVI Vida.

corram adiante dele. Absalão, filho de Davi, queria ser rei e tinha “carros e cavalos e cinquenta homens que corressem adiante dele” (2Sm 15.1).Bíblia de Estudo Andrews.

14 tomará o melhor de vossas lavouras. Acabe usou a força para se apropriar da vinha de Nabote. Bíblia de Estudo Andrews.

15-17 As exigências do rei ou tirarão daquilo que pertence ao Senhor (Lv 27.30-32; Dt 14.22, 28), ou criarão um novo fardo de impostos para os seus súditos. Bíblia de Genebra.

16 os empregará no seu trabalho. Salomão mobilizou o povo de Israel para trabalhar em seus imensos projetos de construção. Bíblia de Estudo Andrews.

20 como todas as nações. Deus chamou Israel para ser um povo especial e santo. Este pedido foi a negação de tal escolha. Bíblia de Estudo Andrews.

Durante o tempo em que habitaram na Palestina, os israelitas testemunharam os esforços unidos dos povos dos mar [filisteus, em especial] e de outras nações na conquista de todas as terras do antigo Oriente Próximo, superando qualquer resistência e levando medo a todo coração. No entanto, o povo não sabia nada sobre o medo que tomou conta dos cananeus quando Josué liderou os filhos de Israel na conquistada Palestina (ver Js 2:9-11). Seus antepassados foram tolos e acreditaram que o tributo cobrado das nações enriqueceria a nação. Esqueceram-se de que as verdadeiras riquezas vêm por meio de um estilo de  vida diferenciado. Indignados com a ganância e a corrupção de líderes sacerdotais como os filhos de Eli e de Samuel, pensaram que a solução se encontrava em se submeter ao juízo de um rei, como o faziam outras nações. Ignoraram o fato de que um rei encontraria ainda mais oportunidades para demonstrar favoritismo e gratificar desejos egoístas do que faziam os dissolutos sacerdotes. No início de seu período como juiz, Samuel mostrara ao povo que a verdadeira solução para os problemas não era uma mudança de administração, mas, sim, de coração, numa entrega contrita ao Senhor. CBASD, vol. 2, p. 520.

22 Atende à sua voz. Por três vezes no texto, Deus instruiu Samuel a fazer o que o povo estava pedindo. Há circunstâncias em que o Senhor permite que as pessoas façam escolhas contrárias às advertências divinas e sofram as consequências. Bíblia de Estudo Andrews.

Volte cada um para sua cidade. Samuel, ao mandar para casa os homens de Israel, subentende que estabelecer um rei requererá certa preparação. O decurso dessa preparação será narrado nos capítulos que se seguem. Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: