Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
12 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1 a arca do Senhor não foi levada a Silo, que os filisteus já haviam destruído junto com o tabernáculo (ver 4.10). Bíblia Shedd.

Abinadabe … Eleazar, seu filho. Fica claro, pelo contexto da passagem, que Abinadabe, cujo nome quer dizer “mau pai é nobre”, pertencia a uma família sacerdotal. O nome de seu filho [Eleazar] significa “Deus tem ajudado”, um sentido adequado para a história do capítulo. Bíblia de Estudo Andrews.

20 vinte anos. A arca permaneceu tanto tempo em um só lugar por causa do medo do povo, depois das várias mortes relatadas no capítulo anterior. Bíblia de Estudo Andrews.

3-9 Aprendemos aqui os passos sucessivos que devem ser tomados para experimentarmos um reavivamento, seja para a Igreja ou para o indivíduo. (1) Unidade. Todo o Israel se congregou ali. As divisões e os ciúmes dos anos precedentes foram postos de lado. (2) Confissão. Os israelitas derramaram o coração perante Deus. (3) O abandono dos falsos deuses. Eles “tiraram dentre si os Baalins e Astarotes, e serviram só ao Senhor” (7.4). (4) Oração intercessora. A única condição para avivamento é o retorno à oração. “Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós.” (5) Total rendição, como ficou demonstrado no holocausto de Samuel. Rende-te a Deus e os filisteus serão desbaratados, e tu erguerás teu Ebenézer. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

3 preparai o vosso coração. Na Bíblia, o coração é considerado o centro dos pensamentos de uma pessoa. Bíblia de Estudo Andrews.

Era o Dia da Expiação (Lv 23.27), quando se praticava um completo jejum, com a confissão de pecados (6). Bíblia Shedd.

Samuel aparece na narrativa pela primeira vez desde a batalha de Afeca, desempenhando o papel de um reformador na tentativa de fazer um povo idólatra e egoísta se voltar para Deus. … Samuel sabia que se o povo abandonasse a idolatria e se recusasse a servir aos deuses filisteus, isso seria interpretado como o equivalente a uma rebelião contra a supremacia filisteia e, é claro, significaria guerra. Contudo, Samuel tinha confiança nas promessas de Deus e prosseguiu inspirando esperança num povo desolado. … Um dos maiores incentivos para o cristão é a certeza de que Deus nunca é surpreendido, quaisquer que sejam as circunstâncias. CBASD, vol. 2, p. 512.

Samuel exortou os israelitas a jogar fora os deuses estranhos [estrangeiros]. Ídolos hoje são mais sutis do que deuses de madeira e pedra, mas são tão perigosos quanto eles. Seja o que for que ocupe o primeiro lugar em sua vida ou controle você é seu deus. Dinheiro, sucesso, bens materiais, orgulho ou qualquer outra coisa pode ser um ídolo se tomar o lugar de Deus em nossas vidas. O Senhor somente é digno de nosso serviço e adoração e não devemos deixar que nada se rivalize com Ele. Se temos “deuses estranhos”, precisamos pedir que Deus nos ajude a destroná-los, fazendo o verdadeiro Deus a nossa prioridade. Life Application Study Bible Kingsway.

4 baalins, plural de Baal, deus supremo dos cananeus. Astarotes, plural de ‘Ashtoreth, deusa da fertilidade e do amor profano. Bíblia Shedd.

A adoração a Astarote é muitas vezes combinada com a adoração a Baal (cf. v. 4; 12.10; Jz 2.13; 3.7; 10.6), de acordo com a praxe comum nos cultos de fertilidade: a associação entre si de deidades masculinas e femininas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 tiraram a água e a derramaram. Com a água derramada no chão e uma completa abstenção de alimentos, era um jejum absoluto. Ana usou o mesmo termo “derramar” na sua oração, em 1.15. Um coração derramado é um coração humilhado e arrependido (Lm 2.19; Sl 22.14; 61.8). Bíblia Shedd.

pecamos contra o SENHOR. É a mais alta e a mais profunda expressão da alma (Lc 15.18; Is 6.5). Foi o maior dia de avivamento espiritual nacional até então. Bíblia Shedd.

7 subiram os príncipes dos filisteus. Eles [os filisteus] atacaram com tamanha rapidez que os israelitas, reunidos de várias partes do país com intenções pacíficas, se viram obrigados a enfrentar-lhes sem estar preparados para a guerra. A única saída seria por meio da oração. CBASD, vol. 2, p. 513.

12 Ebenézer. “Pedra do Socorro” erigida em honra a Deus pela vitória conseguida sobre os filisteus, justamente no mesmo lugar onde foram derrotados há 20 anos (4.1; 5.1). Bíblia Shedd.

13 a mão do SENHOR. …graças à renovação do relacionamento com Deus, os israelitas puderam tirar vantagem do ponto de vista pagão tradicional e consumar a mais completa vitória sobre os inimigos. Assim foi naquela época e assim é hoje. O ser humano chega a um ponto em que reconhece que sua vida é completamente insatisfatória. Encontra-se amarrado a seus ídolos, quaisquer que sejam. Percebe a inutilidade dos hábitos passados, dos motivos que abrigou e dos desejos que satisfez. É atraído à comunhão que vê outros desfrutarem com Deus, assim como Israel viu em Samuel durante 20 anos. Renuncia, então, à vida passada e confessa sua incapacidade para se transformar pelos próprios esforços. Então, se entrega ao Espírito Santo e, dentro de si mesmo, descobre autocontrole, aceitação da ajuda espiritual que Deus lhe dá, com toda sabedoria, para capacitá-lo a alcançar uma vida superior até então desconhecida. Os erros do passado se transformam, portanto, em degraus. CBASD, vol. 2, p. 514

nunca mais vieram ao território de Israel. Os filisteus foram derrotados de modo convincente e não tentaram nenhum contra-ataque (compare 2Sm 2.28 com 3.1; também 2Rs 6.23 com 6.24), mas isso não exclui agressões filisteias subsequentes (9.16; 10.5; 13.3; 14.52). Bíblia de Genebra.

15 julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel. Indica que Samuel continuou a ser juiz, mesmo durante o reinado de Saul. Calcula-se que tenha atingido 89 anos. Bíblia Shedd.

17 Ramá. Samuel nasceu e foi criado nesta cidade antes de partir para Siló. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: