Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
11 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

Este capítulo conta como os filisteus devolveram a arca da aliança para Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

Sete meses. Os eventos descritos no capítulo anterior aconteceram, não em questão de dias, mas de meses. O número sete frequentemente significa integralidade. Bíblia de Genebra.

O texto grego [LXX] ainda acrescenta: “… e a terra produziu enxames de ratos”. Bíblia Shedd.

não a envieis sozinha. Um costume disseminado no mundo antigo, de nunca se aproximar de alguém em posição elevada ou de um deus sem um presente. Bíblia de Estudo Andrews.

Os adivinhos (6:2) provavelmente ajudaram a escolher os presentes que eles pensavam que aplacariam Yahweh. Mas as ofertas consistentes de tumores e raros não eram o tipo de oferta de culpa prescrita nas leis de Deus (Lv 5:14 – 6:7; 7:1-10). Quão fácil é imaginarmos nossos próprios métodos para agradarmos a Deus do que servi-Lo do modo que Ele requer! Life Application Study Bible Kingsway.

cinco ratos de ouro. É provável que os ratos fossem portadores da doença, que pode ter sido uma forma da peste negra [bubônica] . Bíblia Shedd.

porventura, aliviará a Sua mão de cima de … vosso deus. O tratamento opressivo que o Senhor aplicou aos deuses dos filisteus é como o seu tratamento aos “deuses dos Egito” (Êx 12.12). Conforme indica o versículo seguinte, os próprios filisteus perceberam essa comparação. Bíblia de Genebra.

6 Revela que a história de Israel era conhecida pelos povos vizinhos. Os filisteus não esperaram pelas dez pragas egípcias; contentaram-se com três: tumores, ratos e mortes. Bíblia Shedd.

afastem delas os seus bezerros (NVI). Normalmente, as vacas não se dispõem a deixar seus bezerros que ainda mamam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

metei num cofre (ARA; NVI: “ponham numa caixa”).

Reparai. Se as vacas, que não conheciam o caminho, nem canga, e se, separadas de suas crias, que amavam, não retrocedessem e acertassem o rumo, seria Deus quem mandara o mal; senão, seria o acaso. As vacas acertaram. Bíblia Shedd.

Bete-Semes. Lit. “Casa do Sol”. … Bete-Semes era uma cidade fronteiriça (v. 12, Js 15.10), frequentemente disputada por filisteus e israelitas (2Cr 28.18). Bíblia de Genebra.

Cidade pertencente a Judá, perto da fronteira dos filisteus (v. Js 15.10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

… os cananeus era devotos adoradores dos corpos celestes, neste caso, o Sol. CBASD, vol. 2, p. 507.

Os filisteus aceitavam a existência do Deus dos hebreus, mas somente como uma das divindades cujo favor eles buscavam. Ao pensar em Deus desse modo, era fácil para eles ignorarem suas ordens para que o povo adorasse somente a Ele. Eles viam Deus como um ingrediente em uma vida bem sucedida. Mas Deus é muito mais que um ingrediente – Ele é a própria fonte da vida. É você um “filisteu”, que busca o favor de Deus como um dos ingredientes de uma boa vida? Life Application Study Bible Kingsway.

12 até o território de Bete-Semes (ARA; NVI: “até a fronteira de Bete-Semes”). O autor deixa subentendido que os anjos de Deus conduziram as vacas na direção da terra de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

“O sermão das vacas filisteias”. 1) Obedeceram, mesmo contrariando seus instintos, deixando atrás, apartados, os seus bezerros. Deixaram tudo… (7, 12; Mt 19.27); 2) Sem conhecerem o caminho, acertaram o rumo. Deus as guiava (9, 12; Sl 95.7); 3) Não estranharam o peso, mesmo que o sentissem pela primeira vez, pois o jugo era a arca e o ouro do Senhor (8; Mt 11.29, 30). Bíblia Shedd.

Que notável ilustração constituem essas vacas berrando! O instinto maternal as impulsionava para junto de suas crias, detidas lá atrás; mas elas foram forçadas a seguir em frente movidas por um impulso sobrenatural. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

14 O término da viagem em Bete-Semes é uma revelação da mão de Deus, tanto quanto a própria viagem, porque essa foi uma das cidades de Judá distribuídas aos sacerdotes na época da conquista (v. Js 21.13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Bete-Semes era atribuída aos levitas; especificamente aos descendentes de Arão (Js 21.16). Bíblia de Genebra.

fenderam a madeira do carro (ARA; NVI: “cortaram a madeira da carroça”).

16 voltaram para Ecrom. Que decepção para os filisteus! Eles haviam testemunhado a rendição de Dagom ao Senhor no templo de Asdode. Tinham contemplado a guia sobrenatural das vacas ao enviarem a arca de volta a Judá. Ainda testemunhariam o poder controlador de Deus ao deter a epidemia e lhes dar a cura. embora convictos de que viram coisas estranhas naquele dia, viraram as costas e voltaram a seus deuses e a seu povo. CBASD, vol. 2, p. 508.

19 porque olharam para dentro da arca. Como Deus vinculara tão estreitamente com a arca a manifestação da sua presença, a arca devia ser tratada com grande honra e respeito (v. 2Sm 6.7; Nm 4.17-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ver Nm 4.5, 20. O manuseio presunçoso da arca levara à sua perda, e um delito semelhante deve ser afora castigado na ocasião da sua devolução. O problema de manusear a arca de modo impróprio surgirá de novo em 2Sm 6. Bíblia de Genebra.

Para proteger os israelitas de Seus poder, Ele os havia advertido para nem mesmo olhar para os objetos do Lugar Santíssimo do santuário ou eles morreriam (Nm 4:20). … Deus não matou os homens de Bete-Semes por crueldade. Ele os matou porque desprezar sua presunção pecaminosa encorajaria toda a nação de Israel a ignorá-Lo. Life Application Study Bible Kingsway.

20 E para quem subirá desde nós? (ARA; NVI: “A quem enviaremos a arca, para que Ele se afaste de nós?”). Os habitantes de Bete-Semes reagiram diante do juízo divino semelhantemente aos habitantes de Asdode, Gate e Ecrom (v. 5.8-10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

21 Quiriate-Jearim. Literalmente, “acidade das florestas”. Estava listada dentro da herança de Judá (Js 15:9) e situada nos cumes ocidentais das montanhas próximas a Jerusalém, cerca de 14 km de Bete-Semes. O envio da arca para a cidade de Quiriate-Jearim sugere a impressão de que, quanto mais a arca ficasse longe dos filisteus, mais segura estaria. Quiriate-Jearim, situada em uma altitude ainda mais elevada, podia ser defendida com mais facilidade contra um ataque do que uma cidade numa região mais baixa e cercada de colinas. CBASD, vol. 2, p. 509.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: