Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
10 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

Dagom era o principal deus dos filisteus que, acreditavam, enviava a chuva e garantia colheita abundante. Mas os filisteus, como a maioria dos vizinhos pagãos, adoravam a muitos deuses. Quantos mais deuses eles pudessem ter ao seu lado, mais seguros eles se sentiriam. Foi por isso que eles quiseram a arca, pensando que se ela ajudara os israelitas, os ajudaria também. Mas quando o povo que vivia próximo começou a ficar doente e morrer, os filisteus perceberam que a arca não era um bom agouro. Era uma fonte de um poder maior do que eles haviam jamais visto – poder que não podiam controlar. Life Application Study Bible.

Os filisteus. Deus não só permitiu que os filisteus derrotassem o povo de Israel em Ebenézer, mas provavelmente que também o perseguissem na direção nordeste até Siló (ver Sl 78:60-64; Jr 7:12; 26:6, 9). … Há evidências arqueológicas de que Siló foi destruída em torno dessa época. De todo modo, acredita-se que os serviços do tabernáculo foram interrompidos quando a arca foi tomada (ver PP, 609). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 502-503.

Asdode. Esta cidade localizada próximo ao litoral era uma das cinco que formavam a confederação filisteia (pentápole) citada em 6:17. Bíblia de Estudo Andrews.

No período do Novo Testamento, o local era chamado Azoto (At 8.40). Bíblia de Genebra.

a casa de Dagom. Ou seja, o “templo de Dagom”, o principal deus dos filisteus. Os cananeus acreditavam que ele era o pai de Baal. Bíblia de Estudo Andrews.

Embora a arca de Deus não fosse um ídolo, foi tratada assim pelos filisteus. Bíblia de Genebra.

o rosto em terra. Postura comum de adoração, que simboliza submissão total. A nação vencedora em uma guerra carregava a imagem do deus do povo derrotado como troféu de guerra para o templo. Bíblia de Estudo Andrews.

Prostrado, com o rosto em terra, como se estivesse fazendo uma súplica. CBASD, vol. 2, p. 503.

A deidade supostamente vitoriosa está em posição de prestar homenagem à deidade aparentemente vencida. Bíblia de Genebra.

Deixemos que essa cena se reproduza em nosso coração! Deixemos Jesus entrar, e os ídolos mais queridos que já tivemos cairão diante dEle. A presença de Cristo, que traz horror aos Seus inimigos, trará libertação e bênção aos que O amam….Ousemos dar entrada ao Salvador no lugar secreto do nosso coração. Ele destruirá totalmente as obras de Satã, e expelirá as coisas más que há tempo o vem infestando. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer

a cabeça… as mãos… cortadas. A cabeça decepada mostrava que Dagom era destituído de inteligência, e as mãos decepadas mostravam que era destituído de poder. Bíblia Shedd.

Privado dos emblemas da razão e da ação, jazia ali, em sua verdadeira natureza, um mero toco disforme. CBASD, vol. 2, p. 503.

não lhe pisam o limiar. Pulam-no, pois o mesmo tornou-se “santo” pelo contato que sofrera com a cabeça e as mãos de Dagom, e ali passaram a habitar os espíritos: essa crença continuou até os dias de Sofonias (1.9). Bíblia Shedd.

Talvez por isso Sofonias escreveu: “Castigarei naquele dia todo aquele que salta sobre o limiar” (Sf 1.9, ACF). CBASD, vol. 2, p. 503.

duramente. O propósito das pragas era demonstrar a superioridade de Deus sobre Dagom (comparar com Êxodo 12.12). Bíblia de Estudo Andrews.

de tumores. As maldições da aliança incluíam a praga de tumores como consequência da desobediência. Bíblia de Estudo Andrews.

O sintoma característico desta praga era um inchaço doloroso. CBASD, vol. 2, p. 503.

6,7 Apesar dos filisteus terem testemunhado uma grande vitória do Deus de Israel sobre seu deus, Dagom, eles não agiram de acordo com esta percepção até que eles foram afligido por tumores (provavelmente peste bubônica). De modo similar, muitos hoje não atendem à verdade bíblica até que experimentem dor. Você está desejando ouvir a Deus por amor à verdade ou você volta-se a Ele somente quando você sofre? Life Application Study Bible.

tumores. Hemorróidas e ratos. No texto grego (LXX) lê-se: “…e os feriu com tumores nas suas partes secretas, de modo que sofreram disenterias; e fervilharam as aldeias e campos daquela região os ratos que apareceram, e a cidade se viu consternada por grande mortandade” (efeito da peste bubônica trazida pelos ratos). Bíblia Shedd.

príncipes. O governo federado dos filisteus era constituído por um quinquevirato [cinco governantes] (6.4, 17). A solução do Concílio foi que a arca fosse levada de cidade em cidade. Bíblia Shedd.

Que faremos…? Embora admitissem que Dagom levara a pior num conflito pessoal, ainda era o deus deles e se recusaram a se render à ideia de reconhecer a supremacia do Criador de todas as coisas. …a única coisa que podiam fazer era se livrar do símbolo ofensor da presença de Deus. Contudo, o Senhor, que não faz acepção de pessoas, almejava que os filisteus reconhecessem as dádivas de Sua providência para eles, o mesmo que esperava dos israelitas (ver PP, 587, 588). No entanto, convencido contra sua própria vontade, os filisteus mantiveram a mesma opinião. Tal foi o caso do faraó do êxodo, mas não precisava ser assim. Nabucodonosor não permitiu que o orgulho o controlasse e, depois de repetidas revelações do poder protetor de Deus, chegou ao ponto de deixar a idolatria e adorar o Deus do Céu (Dn 4:24-27, 34, 35). … O orgulho [dos filisteus] impediu que escolhessem um curso de ação diferente do que se livrar daquilo que, para eles, era a verdadeira fonte de ofensa – o próprio objeto que Deus desejava usar como meio de salvação. CBASD, vol. 2, p. 503, 504.

Gate. É possível que o plano dos filisteus fosse o de remover a arca para outra cidade na esperança de que a peste não irrompesse ali, e assim comprovar que era por mera coincidência que a peste tinha sucedido em Asdode. Essa esperança foi dramaticamente esmagada (v. 9). Bíblia de Genebra.

10 O povo de Ecrom protestou, mas, compelido, cedeu até que a nova ordem do Concílio mandasse devolver a arca do Senhor a Israel. Bíblia Shedd.

11 Levem embora [de Ecrom] a arca do deus de Israel (NVI). Depois de três cidades sucessivas (Asdode, Gate e Ecrom] terem sido fustigadas por enfermidades mediante a chegada da arca, havia pouca dúvida na opinião popular de que o Deus de Israel era a causa das suas aflições. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 até ao céu. A palavra “céu”é usada, ás vezes, para designar o Deus do céu. … A solução das pragas filisteias é narrada no cap. 6. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: