Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
9 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Na LXX [Septuaginta], na Vulgata [tradução para o Latim, de Jerônimo] e na [versão] Siríaca esta frase está no fim do 31.21. Bíblia Shedd.

A maioria dos comentaristas concorda que a primeira frase do v. 1 pertence ao último versículo do cap. 3, pois não foi Samuel quem aconselhou Israel a guerrear contra os filisteus. … O profeta de Deus nunca teria aconselhado a retirada da arca de Siló … Os que rejeitaram, no entanto, a instrução do Senhor a respeito da adoração que deveria ser prestada a Ele passaram a olhar a arca com temor supersticioso e a considerá-la como um talismã cujas qualidades mágicas garantiriam todo tipo de bênçãos. … Quando os líderes erram, a vida moral do povo decai. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 498.

filisteus. Os filisteus são um dos Povos do Mar” mencionados nos textos egípcios desde os tempos de Ramessés III. Até o tempo dos juízes (Jz 3.31; 13-16), os filisteus tinham se estabelecido ao longo das praias do Sul de Canaã, numa associação de cinco cidades: Asdode, Asquelom, Ecrom, Gate e Gaza (6.17; Jz 3.3). Os filisteus tentavam frequentemente expandir os seus territórios, e nos tempos de Samuel e da monarquia inicial, estavam em conflito direto com os israelitas ao norte e ao leste. Bíblia de Genebra.

Ebenézer. Este pode ser um local arqueológico cerca de 3 km a leste de Afeca (cf. v. 6). Ebenézer (que significa “Pedra de Socorro”) é mencionada de novo em 5.1. A Ebenézer em 7.12 relembra essas primeiras referências (7.12, nota), mas é um lugar fierente, perto de Mispa. Bíblia de Genebra.

Israel foi derrotado. Eles saíram para guerrear não com fé e humilde confiança no Senhor, mas com orgulho na própria astúcia e em seu poder. Quando Deus estava com eles, nenhum inimigo era páreo; quando não estava, a derrota era certa. CBASD, vol. 2, p. 498.

Por que nos feriu o SENHOR? A pergunta doas anciãos é apropriada por refletir a crença de que “do SENHOR é a guerra” (17.47). Não esperam uma resposta, mas imediatamente põem em prática seu próprio plano. Bíblia de Genebra.

Tragamos… a arca. A convicção aparente dos anciãos de que a arca seria uma garantia mágica da presença do Senhor é semelhante àquela dos filisteus (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.

Os israelitas reconheceram corretamente a grande santidade da arca, mas eles pensaram que a arca por si mesma – a madeira e sua tampa de metal – era a sua fonte de poder. Eles começaram a usá-la como um encanto esperando que ela os defendesse de seus inimigos. Um símbolo de Deus não garante Sua presença e poder. Sua atitude em relação à arca se aproximou perigosamente da idolatria. Life Application Study Bible Kingsway.

Hofni e Fineias. Com seus dois filhos ímpios (2.12-17, 27-36) encarregados da arca, não é de admirar que o coração de Eli estava “tremendo pela arca de Deus” (v. 13). Bíblia de Genebra.

feriram aos egípcios. Isto mostra que os vizinhos de Israel estavam cientes de como Deus trouxera Seu povo do Egito. Veja as palavras de Raabe aos espias (Js 2:10-11). Andrews Study Bible.

como eles serviram a vós outros. Uma vitória de uma nação contra a outra era vista pelos vizinhos de Irsael como a vitória do(s) deus(es) daquela nação. Os filisteus venceram esta batalha, mas o fim da história mostra que o seu deus Dagom não é mais poderoso que o Deus de Israel. Andrews Study Bible.

10 cada um fugiu para sua tenda. A enfática palavra “cada” descreve a derrota total de Israel. Andrews Study Bible.

A derrota vem: 1) Quando se confia demais nas coisas criadas do que no Criador (v 3); 2) Quando tratam levianamente das coisas do Senhor. Levaram a arca para o campo de batalha, quando o seu ugar era no Santuário (v 5); 3)  Quando homens ímpios colocam-se a postos no comando e Deus é esquecido (v 3, 11). O resultado foi a morte de 34.000 (v 2, 10), a perda da arca (v 11) e a destruição de Siló. O castigo foi tamanho, que os profetas posteriores o mencionaram como exemplo (Jr 7.12; 26.7, 9; Sl 78.60-65). Bíblia Shedd.

18 pesado. Informação que ajuda a explicar não somente por que a queda de Eli foi fatal, mas também liga sua morte com o juízo anunciado anteriormente: “Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar…?” Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele liderou Israel durante quarenta anos. É provável que o período de liderança de Eli, que durou 40 anos, tenha coincidido parcialmente com os períodos de Jefté, Ibsã, Elom e Abdom (Jz 12.7-14), bem como o de Sansão (Jz 13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 a mulher de Fineias. Apesar dos filhos de Eli serem casados, eles ainda cometiam atos imorais “com as mulheres que se reuniam à porta do tabernáculo da congregação” (2:22). Andrews Study Bible.

21 Icabô (ou: “Icabô”). O nome combina duas palavras hebraicas que dizem: “nenhuma glória”. Andrews Study Bible.

22 O capítulo termina com a descrição de uma jovem mulher que, embora casada com um sumo sacerdote ímpio e egoísta, não participava de sua natureza. Sua preocupação com a morte do esposo e do sogro era uma evidência da afeição natural que nutria por eles; mas sua preocupação maior pela perda da arca foi uma demonstração de sua piedosa consagração a Deus e às coisas santas. Nem mesmo os falecimentos ocorridos em sua família a incomodaram tanto quanto a perda da arca.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: