Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
8 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

Esta é a história do chamado de Samuel ao ministério profético, o primeiro sinal de um profeta verdadeiro. Andrews Study Bible.

1-5 Deus falara diretamente e audivelmente com Moisés e Josué, mas Sua palavra tornara-se rara durante os três séculos do governo pelos juízes. Ao tempo de Eli, nenhum profeta trazia a mensagem de Deus a Israel. Porque? Veja a atitude dos filhos de Eli. Eles tanto se recusavam a ouvir a Deus como permitiam que a ganância ficasse no caminho de qualquer comunicação com Ele. Ouvir e responder é vital em um relacionamento com Deus. Apesar de Deus nem sempre utilizar o som de uma voz humana, Ele sempre fala claramente através de Sua Palavra.Para receber Suas mensagens, devemos estar prontos a ouvir e agir de acordo com o que Ele nos diz. Como Samuel, esteja pronto a dizer “eis-me aqui” [v. 16] quando Deus o chamar à ação. Life Study Application Bible Kingsway.

Quando o Senhor retém a Sua Palavra, é sinal de Seu desagrado (14.37; Sl 74:9; Lm 2.9; Am 8.11-12). De maneira inversa, Sua comunicação com Samuel é sinal do Seu favor. Bíblia de Genebra.

jovem. Josefo diz ser aos 12 anos. Bíblia Shedd.

palavra do Senhor refere-se à atitude da pessoa em receber e aplicar as verdades reveladas, evitando assim o pecar. Interpretando o sentido do hebraico, sugerimos a seguinte tradução: “Naqueles dias a profecia era rara e faltava a visão (aos responsáveis que erravam constantemente)”. Bíblia Shedd.

as visões não eram frequentes. …a palavra do Senhor era “preciosa” ou “rara”… mensagens inspiradas raramente eram reveladas ao povo de Deus. … Deus não aparecia aos homens em homens em visão [hazon] com tanta frequência como em outros tempos. A palavra hazon se origina de um verbo que significa “perceber com visão interior”. … O fato é ressaltado para mostrar que as percepções espirituais e intelectuais de Israel haviam, na época, atingido um ponto munto baixo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 493, 494.

2, 3 A arca de Deus era mantida no Lugar Santíssimo, o aposento mais interno do tabernáculo, onde apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez ao ano.Em frente ao Lugar Santíssimo ficava o Lugar Santo, onde os móveis sagrados do tabernáculo eram mantidos (o altar de incenso, o pão da presença, o candelabro). Imediatamente ao lado de fora havia um lugar com pequenos quartos aonde os sacerdotes deveriam ficar. Samuel provavelmente dormia ali com os outros sacerdotes, a poucos metros da arca. Life Study Application Bible Kingsway.

lâmpada de Deus (heb ner). Nome popular do candelabro (heb menorah) de sete lâmpadas (Êx 37.17-24). Bíblia Shedd. 

se apagasse. Ainda era noite, mas aproximavam-se as horas da madrugada quando a chama ficava fraca ou se apagava (v. Êx 27.20, 21; 30:7, 8; Lv 24:3,4; 2Cr 13.11; Pv 31.18). Permitir que a lâmpada se apagasse antes do amanhece era uma violação dos regulamentos do Pentateuco. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ao nascer do sol as lâmpadas eram apagadas (Êx 27.20-21). Bíblia Shedd.

O candelabro de ouro com sete lâmpadas, colocado no lado sul do lugar santo, nunca deveria ser apagado (ver com. de Êx 27:20, 21). As lâmpadas eram preenchidas com o melhor azeite de oliva, símbolo do Espírito Santo. CBASD, vol. 1, p. 494.

Samuel ainda não conhecia o SENHOR. Samuel ainda não tinha experiências pessoais e diretas com o Senhor. Bíblia Shedd.

8, 9 Seria natural se esperar que uma mensagem audível de Deus fosse dada ao sacerdote Eli e não à Samuel, uma criança. Eli era velho e muito experiente e ocupava a posição apropriada. Mas a cadeia de comando de Deus é baseada na fé, não em idade ou posição. … Esteja preparado para trabalhar pelo Senhor em qualquer lugar, a qualquer tempo e através de qualquer um que Ele escolha. Life Study Application Bible Kingsway.

8 A lentidão de Eli em reconhecer que Deus estava chamando Samuel relembra ocasiões anteriores de falta de percepção (1.12-16) e de consciência (2.22, nota), o que contribuiu à impressão do leitor de Eli como um sacerdote idoso cujos olhos se escureceram (v. 2) de mais de uma maneira. Bíblia de Genebra.

10 veio o SENHOR… e chamou…: Samuel, Samuel!  Deus já não se comunicava mais com Eli, nem com seus filhos (PP, 581). CBASD, vol. 1, p. 495.

11 lhe tinirão ambos os ouvidos. Esta frase define audivelmente o choque de saber que um juízo severo estava a caminho. Andrews Study Bible.

12 tudo quanto tenho falado. Ver 2.27-36. A repetição a Samuel do oráculo contra Eli confirma o próprio oráculo e estabelece Samuel como um profeta do Senhor (v. 20). Bíblia de Genebra.

e ele não os repreendeu. Eli, tendo em conta sua posição como sumo sacerdote, deveria ter tomado medidas para refrear os seus filhos logo que a repreensão verbal tivesse comprovado sua ineficácia. Bíblia de Genebra.

14 expiada quer dizer “perdoada”. Deus estava dizendo que o pecado dos filhos de Eli não poderiam ser cobertos por sacrifício e que eles iriam ser punidos. Life Study Application Bible Kingsway.

15 Samuel… abriu as portas da Casa do SENHOR. Samuel era também o porteiro (1Cr 9.17-32). Cargo importantíssimo, o que impedia a entrada de coisas imunda no templo (Jo 2.14). Bíblia Shedd.

temia relatar a visão a Eli. Neste mundo de pecado, nunca é fácil ser porta-voz do Senhor. CBASD, vol. 1, p. 496.

Visão (heb mareah) e “vidente” (roeh) vêm do mesmo verbo raah, “ver”. É a visão em que a revelação é recebida mediante sonhos, visões, Urim e Tumim. Bíblia Shedd.

17 Deus te faça o que bem Lhe aprouver (ARA; NVI: “Deus o castigue, e o faça com muita severidade). Fórmula de maldição (v.14.44; 20.13; 25.22; 2Sm 3.9, 35; 19.13; Rt 1.17; 1Rs 2.23; 2Rs 6.31), em geral dirigida contra a própria pessoa que fala, mas aqui usada por Eli contra Samuel caso este ocultasse alguma coisa dita pelo Senhor (v. tb. nota em 14.24). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eli está pressionando Samuel a lhe contar a verdade. Andrews Study Bible.

18 que faça oque Lhe parecer melhor  (NVI). Eli se humilha diante de Deus e aceita como justo o castigo (v. Êx 34.5-7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 Crescia Samuel, e o Senhor era com ele. O sol de Eli estava prestes a se pôr, mas o de Samuel já nascia. Cristo sofreu as angústias da separação do Pai (ver DTN, 685, 686, 753, 756), mas Deus nunca conduziu Seu povo pela total escuridão que representa a separação dEle. Na cruz, Cristo sentia-Se sozinho em Sua missão; no entanto, o Pai estava ali sofrendo com Ele. CBASD, vol. 1, p. 496.

e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Samuel prestava cuidadosa atenção a todas as mensagens de Deus e as apresentava fielmente ao povo. Ele apresentou a mensagem de Deus de repreensão a Eli, a despeito do fato de Eli ser como um pai para ele. Falsos profetas apresentam somente mensagens para agradara sua audiência. Andrews Study Bible.

Deve ter sido uma alegria para o Senhor encontrar um rapaz que almejava o privilégio de aprender Seus caminhos e estava determinado a obedecer-Lhe a qualquer custo. Não é de admirar que o povo o tenha aceitado como profeta [v. 20] quando ainda era pouco mais que uma criança. CBASD, vol. 1, p. 496.

20 A frase “de Dã até Berseba”era frequentemente utilizada para descrever os limites da terra prometida. Dã era uma das cidades mais ao norte da terra e Berseba uma das cidades mais ao sul. Neste contexto, este era um modo de enfatizar que todos em Israel sabiam que Samuel havia sido chamado a ser profeta. Life Study Application Bible Kingsway.

Embora as responsabilidade de Samuel como juiz o levariam a servir numa determinada área nas regiões montanhosas centrais, sua reputação como profeta espalhava-se por “todo o Israel” (2Sm 3.10; 17:11; 24.25; 1Rs 4.25). Bíblia de Genebra.

21 Siló. Samuel ministrava a palavra do Senhor em Silo, enquanto lá permanecia a arca do Senhor. Depois transferiu-se para Ramá (ver 4.10; 7.17). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: