Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 2 – Comentários selecionados by jquimelli
7 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

685 palavras

O meu coração se rejubila no SENHOR. Ana… Adquiriu uma nova visão do poder de Deus, evidente por Seu controle sobre as forças ocultas da natureza, neutralizando em silêncio as forças do mal que a desanimavam e derrotavam, fazendo com que um ambiente negativo contribuísse imensamente à profundidade e plenitude de sua alegria. Ana entendeu de uma nova maneira a aliança feita com seus antepassados, de que os filhos de Deus se tornariam uma bênção para todas as nações. A canção de Ana foi uma profecia inspirada referente a Davi e ao Messias (PP, 572). A experiência de Ana pode ter resultado na maior bênção que poderia se manifestar na vida de Penina. Deus estava tão ávido por salvar Penina como por redimir Ana. E haveria maneira melhor de fazer isso co que mostrando a exaltação de uma alma que confiava nEle e não pagava mal com mal? CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 488.

3 Contém o princípio de não falar mal de seu semelhante. Bíblia Shedd.

nem saiam coisas arrogantes. Aqueles que, como Penina, se sentem fortes pelo próprio poder sofrem ao colher o fruto de seu egoísmo, que é a morte espiritual. Deus, porém, é capaz de dar vida até mesmo aos que estão espiritualmente mortos. Cristo ofereceu a Judas as mesmas oportunidades que pedro teve. No entanto, um se entregou e o outro não. CBASD, vol. 2, p. 488, 489.

arco. Símbolo de poder e força. Na época, o arco era a arma mais poderosa (2Sm 1.18). Bíblia Shedd.

sete filhos. Sete, o símbolo da perfeição e da plenitude, representa uma família numerosa e feliz. Bíblia Shedd.

O SENHOR empobrece e enriquece. Ana reconheceu que sua salvação do opróbrio viera de Deus, que a engrandecera muito acima da zombaria de penina. … Encontrou inspiração para compor uma canção muito acima do alcance de sua experiência e, sob a orientação do Espírito Santo, apontou para a alegria dos remidos quando estiverem sobre o mar de vidro entoando um “novo cântico” (Ap 14:3). A felicidade de Ana não foi um deleite egoísta, mas uma compreensão ampliada do caráter de Deus, como aquela que levou os “filhos de Deus” a rejubilar diante da criação do mundo (Jó 38:7). … Ana tinha o Céu no coração, pois aprendera a amar o mundo como Cristo o ama (ver DTN, 331, 641). CBASD, vol. 2, p. 489.

colunas, para os gregos teriam o seu sentido real; para os hebreus, cuja linguagem é pitoresca, as colunas têm um sentido abstrato; simbolizam os princípios que regem o mundo. Bíblia Shedd.

25 o SENHOR os queria matar. Literalmente, “agradava ao Senhor levá-los a morrer”. Eles rejeitaram o controle protetor de Deus, escolheram o próprio caminho egoísta e abandonaram deliberadamente o conselho do Céu. Ao mandar embora o anjo do Senhor (Sl 34:7), selaram sua condenação. Foram os filisteus que os mataram (1Sm 4:10, 11); no entanto, Deus permitiu a morte porque tinham se recusado a segui-Lo. “Deus não fica em relação ao pecador como executor da sentença contra a transgressão; mas deixa entregues a si mesmos os que rejeitam Sua misericórdia, para colherem aquilo que semearam” (GC, 36). CBASD, vol. 2, p. 491.

31 cortarei o teu braço. “Acabarei com o teu poder”. Os descendentes de Eli, da casa de Itamar (1Cr 6:3), perderam os seus direitos (1Rs 2.27) para com os casa de Eleazar (1Rs 2.35). Bíblia Shedd.

33 morrerão na flor da idade. Indica que todos morrerão moços e de modo violento (4.11; 22.18). Bíblia Shedd.

35 um sacerdote fiel. As Escrituras não indicam o sacerdote em quem se cumpriu esta profecia. Alguns eruditos pensam que se refere a Zadoque, da linhagem de Eleazar, a quem Salomão deu o sacerdócio quando Abiatar, descendente de Itamar, foi deposto por colaborar com Adonias na tentativa de tomar o posto de Salomão (1Rs 2:27, 35). Outros acreditam que se refere a Cristo, e outros ainda que a profecia se cumpriu em Samuel e em sua obra. Porém, a lição importante dessa declaração reside no fato de que o ser humano não pode impedir o cumprimento final do desejo de Deus de restaurar Sua imagem no coração da humanidade. CBASD, vol. 2, p. 492.

36 Os descendentes de Eli chegaram a mendigar por um emprego no templo, para não morrerem de fome. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: