Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de junho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Abençoou, pois, o Senhor a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor” (v.21).


O cântico de Ana demonstra a sua profunda gratidão a Deus e, ao mesmo tempo, revela o seu relacionamento pessoal com Ele. Exaltando os atos de justiça do Senhor, Ana expressou a sua alegria em ter Ele ouvido e atendido ao seu clamor. O capítulo de hoje também apresenta contrastes: a sabedoria de Ana na educação de Samuel e a negligência de Eli para com seus filhos; a fidelidade e obediência de Samuel e o “mau procedimento” (v.23) e rebelião de Hofni e Fineias. Ana instruiu o pequeno Samuel nas Sagradas Escrituras. E não havia um momento sequer desperdiçado em que não ensinasse o menino no temor do Senhor.

Em contrapartida, a educação dispensada a Hofni e Fineias acabou por revelar a condescendência de Eli para com os crimes de seus filhos, o que lhes custaria um trágico fim. Notem que tipo de sacerdotes eram eles: “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor” (v.12). Eles não faziam caso de Deus e nem tampouco das coisas sagradas. “Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor” (v.17). Quando Eli finalmente resolveu repreendê-los, seus corações obstinados já haviam decidido de que lado do conflito estavam. Os anos de negligência por parte de Eli refletiram em uma casa desordenada e em filhos iníquos.

Ana teve um papel fundamental e decisivo na vida de Samuel. Ela o dirigiu, conforme as Escrituras, sob a orientação do próprio Deus, e demonstrou tanto zelo em sua missão de mãe, que Deus a abençoou com mais cinco filhos. “Todavia, será preservada em sua missão de mãe, se ela permanecer em fé e amor, e santificação, com bom senso” (1Tm.2:15). E foi justamente o que aconteceu com Ana. Deus a preservou em sua missão, tornando-a capaz de discipular seu filhinho e inculcar-lhe na mente infante o amor, a sabedoria e a fé através de seu exemplo piedoso.

Eli foi conivente com o mau procedimento de Hofni e Fineias. Notem que eles ministravam no templo como sacerdotes. Ou seja, estavam na igreja, tinham título de igreja, vestes de igreja, mas um coração duro e rebelde. Enquanto Ana cumpriu fielmente a sua sagrada obra do lar, Eli foi condescendente com sua prole. Enquanto Samuel crescia conforme a ordem do Senhor, os filhos de Eli cresceram sob o manto de seus próprios temperamentos indomados. Enquanto Samuel crescia firme sobre a única Rocha, os filhos de Eli afundavam sobre um fundamento arenoso.

A repreensão deve ser encarada como parte integrante no processo de educação de uma criança, e não um excesso. Deve ser considerada uma declaração de amor, assim como diz o Senhor: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo” (Ap.3:19). Se um filho age errado e os pais não o corrigem, estão lhe motivando a permanecer no erro. E isso, meus amados, não é amor, é inconseqüência. A criança só aprenderá a fazer o que é correto, se lhe for mostrado como agir corretamente. Por melhores e importantes que sejam as palavras, elas jamais terão o mesmo impacto que o exemplo. Permita que o Senhor lhe molde e lhe instrua acerca de como ser um pai ou uma mãe segundo o Seu coração, e, com toda certeza, como Ana, você se alegrará no Senhor e Ele lhe exaltará a força a papai ou mamãe conforme os Seus propósitos.

Bom dia, papais e mamães segundo o coração de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Samuel2 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: