Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 1 – Comentários selecionados by jquimelli
6 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

772 palavras

No cânon hebraico, os dois livros de Samuel formam um só. É um dos livros mais cristológicos, se não o mais cristológico do AT, pois o reino de Davi, todo ele, praticamente refere-se ao reino vindouro de Cristo (ver 25.1n [“Samuel criou duas instituições: a Monarquia e o Ensino. Aquela, na pessoa de Davi, tipifica a Cristo….”]). Bíblia Shedd.

2 duas mulheres. Nos tempos do AT, a poligamia desqualificava o homem para qualquer cargo religioso. CBASD, vol. 2, p. 481.

3 subia de ano em ano para adorar. Conquanto vivesse num ambiente ímpio, fica evidente que a espiritualidade de Elcana era viva. Mesmo que Hofni e Fineias fossem corruptos, ele era fiel em sua adoração e em oferecer sacrifícios. O mesmo ocorreu com Ana e Simeão nos dias de Cristo (Lc 2:25-38) e deve ser verdade em todos os tempos. A aliança com Cristo não deve depender das obras dos outros. CBASD, vol. 2, p. 481.

provocava excessivamente. Assim como sucedeu com Satanás no Céu, a inveja por causa da atenção destinada a outro, seja no lar ou em qualquer lugar, dá lugara uma malícia escarnecedora e exasperada que se expressa a cada passo em pequenas gotas de zombaria. … No entanto, assim como o publicano [Lc 18:10-14], Ana não pagou injúria com injúria, mas ocultou sua dor e chorou lágrimas silenciosas. CBASD, vol. 2, p. 481, 482.

11 ao Senhor o darei. Talvez Deus já esperasse havia tempo por aquela entrega. Poderia ter-lhe tornado fértil antes, mas estaria Ana pronta para assumir tal responsabilidade? A sabedoria do mundo ensina que a oração não é essencial e que não é possível haver resposta real para as preces, porque isso violaria as leis na natureza, e os milagres seriam impossíveis. É parte do plano de Deus conceder, em resposta à oração da fé, o que não daria de outra maneira (GC, 525). Também é parte do plano do Céu que o ser humano se entregue voluntariamente à ação do Espírito Santo, assim como Cristo fez quando esteve na Terra. CBASD, vol. 2, p. 482.

14 bêbada. A embriaguez era um problema mesmo os adoradores no santuário. Andrews Study Bible.

17 Vai-te em paz. A paz sobrevém somente quando cessam as hostilidades, quando há vitória ou entrega plenas. Depois de fazer tal entrega ao Senhor, Ana descobriu que a inimizade de Penina pararam de magoá-la. Podia dizer com Seu Salvador: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34). CBASD, vol. 2, p. 482.

20 Samuel. “Seu nome é Deus”. Ana refere-se ao nome dAquele que ouviu a sua oração (ver 3.20; 25:1). Bíblia Shedd.

É interessante descobrir que Samuel era descendente de Coré (1Cr 6.33-38), que tão violentamente se opôs à decisão do Senhor de transformar os filhos de Arão em sacerdotes (ver Nm 16). Essa é uma evidência de que os filhos não são punidos pelos pecados de seus antepassados. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 481.

22 desmamado. De acordo com 2 Macabeus 7.27, as mães hebreias costumavam desmamar seus filhos aos três anos de idade. Como Samuel ficaria para sempre na presença do Senhor, é provável que Ana tenha prolongado o período de desmamar para uma idade mais avançada, de 4 a 6 anos. Bíblia Shedd.

para lá ficar para sempre. Ana quis dizer que Samuel seria nazireu durante toda a vida… Um fragmento do livro de I Samuel encontrado na quarta caverna de Khirbet Qumran, publicado em 1954, declara especificamente que Samuel era nazireu. CBASD, vol. 2, p. 483.

23 Respondeu-lhe Elcana. Elcana consentiu com o voto de sua esposa (Nm 30:6, 7) e, de acordo com I Samuel 1:21 [“o seu voto”], o transformou num voto próprio. … Elcana foi profundamente tocado pela consagração de sua esposa e de todo o coração se uniu a ela em seu desejo. CBASD, vol. 2, p. 483.

26-28 Para fazer o que prometera (1:11), Ana desistiu daquilo que ela mais queria – seu filho – e o apresentou a Eli para que servisse na casa do Senhor. Ao dedicar seu único filho a Deus, Ana estava dedicando sua vida e seu futuro inteiros a Deus. Porque a vida de Samuel pertencia a Deus, Ana, na verdade, não estava desistindo dele. Na verdade, ela estava o devolvendo a Deus, que é quem havia concedido Samuel a Ana no começo. Estes versos ilustram o tipo de ofertas devemos dar a Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

27 Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu Lhe fizera [Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor…]. A tradução literal do versículo seria: “A respeito deste menino, eu me interpus, e o Senhor me deu o pedido que pedi a Ele, e também me encontro obrigada ao pedi-lo ao Senhor.” Ana reconhecia com exultação que sua dádiva para Deus fora, antes de tudo, uma dádiva dEle para ela. CBASD, vol. 2, p. 484.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: