Reavivados por Sua Palavra


RUTE 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de junho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (v.11).


Ao retornar à companhia de sua sogra, Rute não só voltou com alimento, mas com as boas-novas do resgate. Noemi reconheceu a bondade do Senhor e foi consolada. Da notícia de que Rute havia sido tratada e acolhida como uma das servas de Boaz, enxergou a possibilidade de retribuir o amor de sua nora com um casamento aprovado pelo Céu.

Conforme a leitura do texto, percebemos que Rute não teve relações sexuais com Boaz. Primeiro, que ela chegou perto dele “de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou” (v.7). Ou seja, ela não o acordou. Segundo, que quando Boaz percebeu a sua presença, Rute fez um pedido que define bem o que ela foi buscar ali: “estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador” (v.9). Rute precisava de alguém que a protegesse e cuidasse, e não que a desonrasse. Terceiro, que Boaz confirmou o que estudamos ontem, que tanto ele quanto todo o povo sabiam que Rute era “mulher virtuosa” (v.11). E o verso 14 deixa ainda mais claro que não houve contato físico entre os dois: “Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro”.

Naquele encontro especial com Boaz, Rute estava banhada, perfumada e com sua melhor roupa. “…veste-se de linho fino e de púrpura” (Pv.31:22). Não se tratava de vaidade, mas de asseio e bom gosto. Até então, Boaz tinha visto o lado serva de Rute, agora, podia ver o lado princesa. Uma combinação perfeita de esposa virtuosa. Noemi, com muita sabedoria, promoveu o encontro que daria à Rute um lar feliz. E Rute também foi sábia ao fazer tudo quanto sua sogra lhe disse. Então, a possibilidade de casar-se com sua amada causou uma explosão de emoções no coração de Boaz. E Noemi teve certeza disso: “…aquele homem não descansará, enquanto não se resolver este caso ainda hoje” (v.18).

Fico imaginando se Rute tivesse feito a mesma escolha de Orfa e retornado a seus pais. Como teria sido diferente. Provavelmente sua história nem estivesse na Bíblia. Na verdade, Rute deixou de seguir o primeiro conselho de sua sogra, que instou para que ela voltasse à casa de sua mãe, pois este a levava para longe de sua companhia e, consequentemente, para longe de Deus. Mas, prontamente, seguiu o conselho seguinte de Noemi. Pois Rute escolheu ser de Deus, e, a partir dessa decisão, tudo o que é realizado não parte de nosso próprio ponto de vista, mas do Senhor. Porque “com os humildes está a sabedoria” (Pv.11:2). Rute foi, antes de tudo, humilde, e a sua humildade precedeu a sabedoria. Ela sabia quando dar ouvidos, quando falar e quando se calar, porque a sabedoria do Senhor a acompanhava. E isto se tornou conhecido de todos.

A virtude de Rute seria preservada no matrimônio. A nossa virtude é preservada na renovação diária de nossa aliança com Deus. Contudo, lembrem que, para que houvesse casamento, antes, houve fase de conhecimento. E foi nessa fase que Boaz descobriu o precioso valor de Rute. Não foi um casamento forçoso para se cumprir uma lei. Mas a lei foi um pretexto para selar um casamento honroso e precedido do amor. O mesmo deve acontecer em nosso relacionamento com Deus. Não existe relação forçosa entre Deus e o ser humano. Só pode haver relacionamento pessoal, íntimo com Ele, se formos à Sua presença como Rute foi à Boaz.

Observem:

  • Rute banhou-se, ungiu-se e colocou a melhor roupa para encontrar Boaz. Precisamos pedir ao Senhor que nos lave e nos unja, e nos vista com Suas vestes de justiça (Ap.3:18).
  • Ela chegou em silêncio, quando todos dormiam. Eis a hora mais oportuna para nos achegarmos a Deus: quando o mundo dorme. No silêncio da noite ou da madrugada é o momento mais especial para nossas orações e o momento em que Deus começa a nos falar: “diz o Senhor, e Eu vos falei, começando de madrugada” (Jr.7:13).
  • Rute deitou-se aos pés de Boaz. Precisamos nos colocar aos pés do Salvador, dia após dia. Assim como a mulher pecadora ungiu os pés de Cristo e os banhava com suas lágrimas (Lc.7:38), precisamos estar aos pés de Cristo, hoje, se um dia almejamos estar em pé diante de Sua face.
  • Rute pediu que Boaz a cobrisse com sua capa. Necessitamos ser cobertos pela “capa” de Cristo. Escondidos nEle, somos revelados ao mundo conforme à Sua imagem (Cl.3:3).
  • Rute saiu da presença de Boaz antes que todos a vissem. Não há necessidade de mostrar as suas obras para que vejam o quanto você é cristão. Não foi o que Rute fez que conquistou o coração de Boaz, foi o que ela permitiu que Deus fizesse nela.
  • Antes de conquistar o coração de Boaz e de todo o povo, o seu coração foi conquistado pelo Senhor. Esse é o segredo da virtude!

Assim como Rute seguiu as orientações de sua sogra, prossigamos em seguir as orientações do Senhor através de Sua Palavra. Sendo humildes, fazendo tudo conforme Deus nos ordena, permanecendo em Sua presença e aos Seus pés, estando cobertos pela graça de Cristo, o nosso Resgatador. Então, a virtude do Eterno se manifestará em nós e Ele não descansará enquanto não estivermos no Lar desfrutando das bodas do Cordeiro. Vigiemos e oremos!

Bom dia futuros cidadãos do Lar eterno e feliz!

Desafio da semana: A fase de namoro é cercada de cuidados, principalmente com a aparência. A rotina do casamento muitas vezes nos faz perder àqueles cuidados. O desafio desta semana é para os casados. Homens e mulheres de Deus, cuidem de si mesmos para a glória do Senhor e para o deleite no casamento! Asseio, bom gosto e cuidado com o corpo devem ser levados a sério como uma questão de adoração e uma atitude de amor para com seu cônjuge. Antes, porém, permita que o Espírito Santo embeleze o teu coração e, certamente, o exterior refletirá a verdadeira beleza.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Rute3 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: