Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de junho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

971 palavras

Haviam jurado. Esse voto, provavelmente feito em nome do Senhor, não era uma promessa comum, mas implicava uma maldição sobre quem violasse o juramento (v. 18; v. tb. At 23.12-15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Apesar de os juramentos não poderem ser quebrados ou retirados, os israelitas, principalmente em tempos posteriores, descobriram várias maneiras de manter a letra do juramento, porém quebrando-lhe o espírito, por meio de engano ou alguma outra evasiva. No entanto, ninguém está obrigado a manter a palavra empenhada, se exige que se cometa um ato equivocado ou mau. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 433.

Prantearam com grande pranto. Após ter passado a ira ardente, o povo reconheceu que tinha ido loge demais na vingança sobre uma de suas tribos. Seria muito melhor se o choro tivesse vindo primeiro, antes que as ações se concretizassem. CBASD, vol. 2, p. 439.

Por que sucedeu isto … ?  Esta pergunta sugere que os israelitas acusavam a Deus de ter extinguido a tribo de Benjamim (ver v. 15). As tribos deveriam reconhecer que a ira e o desejo de vingança, engendrados pelas duas derrotas aplicadas a eles pelo exército de Benjamim, foram o motivo real da quase extinção da tribo de Benjamim. CBASD, vol. 2, p. 440.

Eliminar uma tribo seria como alguém perder um de seus braços. Este sentimento de solidariedade refere as raízes da unidade da igreja no NT. Bíblia Shedd.

deixou de vir à assembléia. As tribos tinham mútua responsabilidade em tempos de operações militares … Os que deixavam de participar eram com frequência apontados e às vezes castigados (5.15-17.23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Jabes-Gileade. Uma cidade da tribo de Manassés, 15 km a oeste de Bete-Seã e 3 km ao leste do Jordão. Manassés era neto de Raquel, mãe de Benjamim, e portanto houve uma afinidade de sangue entre as duas tribos descendentes. Isto explica por que os homens de Jabes-Gileade não concordaram com a guerra contra Benjamim. Bíblia Shedd.

Um laço de afinidade parece ter existido entre a tribo de Benjamim e a cidade de Jabes-Gileade. A afinidade pode ter continuado mesmo depois que a cidade foi destruída e reconstruída. Saul, da tribo de Benjamim, realizou sua primeira proeza salvando Jabes-Gileade dos amonitas (1Sm 11:3-15). Na época da morte de Saul, os habitantes de Jabes-Gileade pagaram a dívida de gratidão ao resgatar seu corpo da exposição pública nos muros de Bete-Seã (1Sm 31:8-13).

10 Ide e … feri. A adoção deste recurso para obter esposas para os 600 sobreviventes da tribo de Benjamim que se escondiam nas cavernas de Rimon, ajuda a entender o limitado esclarecimento espiritual daquela época. Essas medidas cruéis em nome da religião são revoltantes e devem ser compreendidas à luz da época em que ocorreram. CBASD, vol. 2, p. 440.

11 Toda mulher. Todos os habitantes deveriam ser destruídos exceto garotas virgens em idade de casamento. Os outros membros das famílias não eram, na verdade, mais culpados que essas moças. Todo o procedimento cruel, embora realizado sob o pretexto de cumprir um juramento sagrado para o Senhor, não foi senão um recurso brutal para evitar a extinção da tribo de Benjamim. CBASD, vol. 2, p. 440.

15 O SENHOR tinha feito brecha. A brecha ou lacuna no círculo ou na corrente das doze tribos realmente foi feita pelos próprios israelitas, em seus excessos irracionais ao punir as más ações de determinados benjamins. Se tivessem agido em todo o tempo no espírito do verdadeiro amor fraternal, poderiam ter alcançado o fim pretendido sem a matança despropositada e as atrocidades que cometeram. CBASD, vol. 2, p. 440.

16 Como obteremos … ? Os anciãos sabiam que necessariamente esses homens se casariam com mulheres cananeias. Para evitar essa calamidade, empregaram meios tortuosos para observar a letra de seu juramento, apesar de violarem seu espírito. Em vez de resolutamente repudiar seu voto, em primeiro lugar, e permitir que os benjamins se casassem com pessoas de outras tribos, movidos pela crença errada de que um juramento é sempre inviolável, perpetraram a carnificina de homens, mulheres e crianças inocentes. CBASD, vol. 2, p. 440, 441.

19 Solenidade. Durante o ano, havia três festas solenes às quais todos os homens deveriam comparecer (Êx 23:17). Visto que o tabernáculo nessa época se situava em Siló, essas reuniões deveriam ser ali. CBASD, vol. 2, p. 441.

Levando e conta a menção das vinhas (v. 20), é provável que essa referência diga respeito à Festa das Cabanas [ou Tabernáculos]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Para o norte de Betel. O fato de o autor sentir necessidade de explicar aos leitores a localização de Siló tem levado muitos a fixar a data para o relato de Juízes muito anos depois dos filisteus terem destruído Siló, no final do juizado de Eli. CBASD, vol. 2, p. 441.

21 Filhas de Siló. Somente os homens tinham a obrigação de ir a essas festas (Êx 23:17; Dt 16:16). Algumas vezes, os homens eram acompanhados pelas esposas e filhas, mas a maioria das mulheres presentes seriam as que moravam em Siló ou nas proximidades. CBASD, vol. 2, p. 441.

Dançar. Nos festivais de colheita, era proporcionadas ocasiões sociais bem como serviços religiosos (ver PP, 540). CBASD, vol. 2, p. 441.

22 Irmãos. Antigamente, os irmãos de uma garota sequestrada ocupavam papel importante no juízo que se fazia para exigir compensação pelos maus-tratos que ela recebesse (ver Gn 34:7-31); 13:20-38). CBASD, vol. 2, p. 441.

Segundo o costume, quando uma moça era sequestrada, os irmãos dela iam exigir satisfação (v. Gn 34.7-31; 2Sm 13.20-38). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Pois neste caso ficaríeis culpados. Porque as filhas não foram dadas em casamento, mas foram tomadas à força. CBASD, vol. 2, p. 441.

25 Não havia rei em Israel. A afirmação faz uma transição adequada para os livros seguintes, que descrevem o início da monarquia. CBASD, vol. 2, p. 441.

O último versículo esclarece a razão por que o período dos juízes se caracterizou pela maldade e anarquia. Nota-se a transição para a narrativa de 1 Samuel. O autor escreveu numa época de unidade nacional, sob a liderança de um rei justo e forte, talvez no tempo de Davi ou no de Salomão. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: