Reavivados por Sua Palavra


ROMANOS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS [atualiz. 18:12] by jquimelli
1 de junho de 2018, 0:20
Filed under: Sem categoria

669 palavras

1 Que sejam salvos. É significativo que, após a discussão sobre a rejeição de Cristo pelos judeus, Paulo fale em orar pela salvação deles. Isso mostra que ele não considera o caso deles sem esperança, apesar de sua culpa. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 653.

2 Entendimento. Os judeus tinham sido favorecidos com o conhecimento de Deus (Rm 3:1,2), mas o zelo deles não era inteligente. Embora conhecessem a Lei e os Profetas, não compreendiam o significado das palavras e das obras de Deus. O fervor sem discernimento tornou-se fanatismo, e eles mostravam mais zelo para com os rituais e a letra da lei do que para com Deus. CBASD, vol. 6, p. 654.
4 o fim da lei. O alvo para o qual a lei aponta. Bíblia de Estudo Andrews. 
O fim da lei é Cristo. No texto grego, a palavra “fim”, telos, está com ênfase. … Este versículo não significa que a justiça, na verdade, poderia ser obtida pela lei nos tempos do AT, e que, com a vinda de Cristo, a fé substituiu a lei como forma de justiça. Desde a queda de Adão, Deus revelou apenas um caminho pelo qual a humanidade poderia ser salva: a fé no Messias (Gn 3:15; 4:3-5; Hb 11:4; cf. Rm 4). A passagem também não pode ser usada para afirmar que Cristo é o fim da lei como tal e que, portanto, em Cristo, as pessoas estão isentas da obediência à lei de Deus. É a lei como método de obtenção de justiça que foi leva ao fim, em Cristo. O propósito de Deus para proclamar sua lei era revelar a pecaminosidade do ser humano (Rm 3:20) e a necessidade de im Salvador (Gl 3:24). Mas os judeus haviam torcido o propósito de Deus e usavam suas leis, tanto morais, quanto cerimoniais, como meio de estabelecer a própria justiça. Cristo veio eliminar esse uso equivocado da lei e apontar o caminho de volta à fé. A fé não aboliu a lei, mas a confirmou (ver com. de Rm 3:31), tornando acessível aos seres humanos a justiça perfeita de Cristo (ver com. de Rm 8:4). CBASD, vol. 6, p. 654, 655. 
9 Confessares. […] A confissão de um crente é sua expressão de concordância com tudo o que Deus declarou ser verdade. CBASD, vol. 6, p. 658.
Creres. Normalmente, a crença vem antes da confissão, mas Paulo segue a ordem do v. 8, em que a boca é mencionada antes do coração. No v. 10, ele dá a ordem normal: fé, depois confissão. CBASD, vol. 6, p. 658.
12 O mesmo é o Senhor de todos. Judeus e gentios têm o mesmo Senhor, que redimiu toda humanidade. Uma comparação entre Romanos 10:9 e 10 indica que “Senhor” aqui se refere a Jesus. Cristo é “Senhor de todos”. CBASD, vol. 6, p. 658.
13 Todo aquele que invocar. Uma citação de Joel 2:32. Os judeus entendiam que a passagem de Joel significava que todos os verdadeiros adoradores de Yahweh seriam libertos no dia do juízo. Paulo aplica a passagem a Cristo. As palavras “toda a carne” (Joel 2:28) mostram que os gentios estão incluídos na profecia. CBASD, vol. 6, p. 659.
14 De quem. Ouvir o evangelho de um pregador enviado por Cristo é ouvir o próprio Cristo (2Co 5:20). O Senhor fala por meio de Seus representantes. CBASD, vol. 6, p. 659.
15 Se não forem enviados. Assim como o Pai enviou seu Filho, também o Filho enviou Seus apóstolos, e eles, por sua vez, sob a orientação do Espírito de Cristo, enviaram outros. A proclamação da mensagem divina deve ser feita por alguém comissionado por Deus. CBASD, vol. 6, p. 659.
18 Sim, por certo. Esta é a correção de Paulo á sugestão de que eles não tinham ouvido a mensagem. Ele afirma, ao contrário, que o evangelho foi pregado a todo o mundo, e faz sua afirmação com base nas palavras do Salmo 19:4. CBASD, vol. 6, p. 660.
19 Eu vos porei. Ao mostrar misericórdia para com os gentios, Deus esperava provocar ciúmes em Seu próprio povo e inspirá-lo a ter zelo por Ele (Os 2:23). CBASD, vol. 6, p. 661.

21 Contradizente. Ao recusar e resistir ao evangelho, os judeus estavam revelando uma característica que há muito havia sido apontada e condenada pelos profetas. CBASD, vol. 6, p. 661.

Compilação: Tatiana W

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: