Reavivados por Sua Palavra


MATEUS 7, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de fevereiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“… pelos seus frutos os conhecereis” (v.20).


O julgamento no qual Jesus se referiu dando ênfase ao seu uso indevido não se referia à prática da justiça legal, mas ao juízo particular com relação às falhas alheias. Somos juízes por excelência e brilhantes comentaristas. Se tem um pecado no qual podemos fazer nossas as palavras de Paulo: “… o mal que não quero, esse faço” (Rm 7:19), é o julgamento temerário. Há uma diferença entre uma pessoa crítica e aquela que usa de discernimento para saber como lidar com pessoas e situações. O julgamento condenado por Cristo é aquele que é ofensivo, iracundo e que não tem nenhum interesse em contribuir de alguma forma para ajudar aquele que errou ou que simplesmente agiu de maneira que o crítico desaprova. Ele deixou esta diferença clara quando advertiu que precisamos ter cuidado com pessoas deliberadamente maldosas ou impuras, aos quais denominou “cães” e “porcos” (v.6), como também com os falsos profetas, os famosos lobos “disfarçados em ovelhas” (v.15).

Mais uma vez, a oração ganha destaque no discurso de Jesus sendo agora incentivada no sentido de confiar na provisão divina. Ele nos diz: “Peçam e vocês receberão”. A comparação feita com o pedido de um filho a seu pai ilustra o desejo de aliar a vontade humana (filhos) com o poder divino (Pai). Em Sua infinita bondade, Deus está mais disposto em nos conceder as Suas bênçãos do que nós estamos dispostos a pedi-las. Um coração egoísta, crítico e que não confia nos cuidados do Pai, jamais irá receber as bênçãos que são reservadas para aqueles que desejam as mesmas bênçãos para seus semelhantes, isto é, aqueles que praticam “a Lei e os Profetas” (v.12). Os verbos pedir, buscar e bater denotam insistência de quem confia que em algum momento receberá, encontrará e a porta “abrir-se-lhe-á” (v.8).

A nossa resposta diante dos ensinos de Cristo, é o que define a porta em que escolhemos entrar e o caminho que estamos seguindo. Jesus disse: “Eu sou a porta” (Jo 10:9). Contudo, infelizmente, “são poucos os que acertam com ela” (v.14). Porque não basta dizer: “Senhor, Senhor!” (v.21) para entrar no reino dos céus. Mas aquele que faz a vontade do Pai, “que edificou a sua casa sobre a rocha” (v.24) através de uma fé prática, que “produz bons frutos” (v.17), naquele Dia, não ouvirá: “Nunca lhe conheci” (v.23), e sim: “Vinde, bendito(a) de Meu Pai” (Mt 25:34).

As multidões ficaram maravilhadas com incomparável ensinamento (v.28). Nunca haviam sido ensinadas de tal forma e nunca haviam se sentido tão amadas. Enquanto os líderes religiosos as excluíam, Jesus as incluiu, colocando a todos num só patamar. Não existe um mau testemunho pior do que a hipocrisia e tentar desculpá-la pode ser fatal. Estamos, de fato, vivendo o amor prático? Estamos, verdadeiramente, nos alegrando com os que se alegram e chorando com os que choram (Rm 12:15)? O evangelho de Cristo não consiste em encher igrejas, mas em fazer discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28:19). E não existe método mais eficaz de discipular do que o exemplo. “Se já foi indispensável compreender e seguir os corretos métodos de ensino de Cristo, bem como imitar-Lhe o exemplo, este tempo é agora” (Ellen G. White, Carta 322, 1908).

Não ocupemos a nossa mente com julgamentos e críticas que em nada contribuem para o avanço da obra sagrada, mas que, pela graça de Deus, busquemos seguir com diligência o exemplo de Jesus, “com toda oração e súplica” (Ef 6:18), e o Espírito Santo nos habilitará a sermos Seus fiéis discípulos em busca de mais discípulos.

Bom dia, fiéis discípulos de Cristo!

Desafio do dia: Memorize as bem-aventuranças (Mt 5:3-12). Permita que o Espírito Santo as escreva nas tábuas do teu coração (2Co 3:3).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Mateus7
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: