Filed under: Sem categoria
Comentário Devocional:
O salmista, falando profeticamente, está pensando no remanescente de Israel, reunido e redimido, louvando ao Senhor. A demonstração da misericórdia e da fidelidade de Deus em manter a Sua Palavra no tempo do fim despertará o mais alto louvor de Seu povo redimido e restaurado.
Este Salmo nos encoraja a sermos fiéis ao Senhor, que sairá à batalha por nós como fez por Israel no passado.Quando a ajuda humana é insuficiente ou mesmo impotente é que podemos perceber claramente a ajuda e cuidado de Deus por nós. É nesse momento que o filho de Deus aprende a se apoiar no braço do Infinito.
Assim como Davi clamou a Deus, clamemos hoje também: “Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem. Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários” (Salmo 108:12-13, NVI). Seja fiel e tenha bom ânimo, pois Deus lutará por você!
Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/108
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
SALMO 108 – A Bíblia fala continuamente ao coração do leitor; na verdade, Deus fala diretamente ao pecador submisso que aplica seu coração ao estudo genuíno de Sua Palavra.
É possível que Davi tenha feito adaptações dos salmos 57 e 60 para a elaboração do salmo em questão. Os vs. 1-5 assemelham-se a Salmo 57:7-11; enquanto que, os últimos versículos são semelhantes a Salmo 60:5-12. A inspiração não é estática, ela é flexível dentro da revelação originada em Deus.
Até o tom e o objetivo do salmo mudaram após as adaptações realizadas por Davi da revelação recebida de Deus. “Para uso nosso”, diz Derek Kidner, “aqueles salmos anteriores podem muito bem servir para tempos de perigo pessoal ou coletivo, mas este é para tempos que exigem novas iniciativas e venturas de fé”.
A Bíblia não foi ditada! Warren W. Wiersbe faz esta aplicação contundente: “A verdade de Deus pode ser adaptada a situações novas, e cânticos podem se tornar um ‘cântico novo’ quando novos desafios são superados com uma teologia imutável”.
O conceito de revelação e inspiração deve ser melhor compreendido em nossa mente para não limitarmos o que Deus ampliou. Após essa explicação, foquemos nestes ensinamentos:
• Precisamos reavivar-nos para cantar exultantes louvores mesmo no escuro, na expectativa de um lindo amanhecer com Deus. Esse louvor extrapola as quatro paredes do lar tornando-se um meio de testemunhar ao mundo da imensurável misericórdia e fidelidade do Deus vivo e verdadeiro (vs. 1-5).
• Não é necessário as condições estarem como queremos para louvar a Deus; o salmista emite uma oração após louvar, onde fica evidente que era uma súplica em prol de seu povo que sofria nas mãos de opressores e não viam nenhuma luz no fim do túnel (v. 5).
• As orações despertam nossa esperança e confiança em Deus, nos faz relembrar do poder de Deus ao nos aproximarmos dEle. Deus cuida e abençoa ao Seu amado povo e promete-lhe a vitória sobre os inimigos e opressores (vs. 7-9).
• Da oração para os fatos, da esperança para a realidade, parece que Deus abandonou ao Seu povo. Esse é um problema que nós mesmos adquirimos por falta de discernimento (vs. 10-11).
• É preciso orar ainda mais para, então, celebrar as proezas que Deus fará (vs. 12-13).
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Porque acima dos céus se eleva a Tua misericórdia, e a Tua fidelidade para além das nuvens” (v. 4).
O SENHOR tem um modo peculiar para agir em cada situação. Quando enfrentamos dificuldades, costumamos pensar em como resolvê-las. Ainda que oremos e entreguemos nossos problemas nas mãos de Deus, temos a triste mania de ficar cogitando meios para tentar resolver o que não está ao nosso alcance fazer. É claro que existem coisas que Deus nos capacita a realizar. Por exemplo: Se por um acaso magoamos alguém, devemos procurar resolver a questão com um pedido de perdão. Mas se o pedido não for aceito, daí para frente o nosso papel é orar e confiar na provisão divina. Se fazemos o bem, mas só recebemos o mal como retorno, o nosso dever é continuar fazendo o bem e confiar na justiça do SENHOR (Vide Romanos 12:17-21). Se levamos o evangelho a um amigo e ele não o aceita, cabe a nós continuar amando-o e por ele intercedendo, porque a tarefa de convencer não cabe a nós, mas ao Espírito Santo.
Davi inicia o Salmo de hoje com uma expressão de inteira confiança: “Firme está o meu coração, ó Deus!” (v. 1). A confiança plena, a fé inabalável e a firmeza de propósitos só podem ser desenvolvidas mediante uma vida de íntima comunhão diária com o SENHOR. Precisamos estabelecer um limite entre o que Ele nos pede para fazer e o que só Ele é capaz de realizar.
Quando Jesus realizou o Seu primeiro milagre nos deixou uma grande lição que, diante de uma leitura descuidada da Bíblia, nos priva de entendê-la. Havia acabado o vinho (leia-se vinho como sendo o mais puro suco da vide), então Maria, Sua mãe, vai até Ele e expõe a situação constrangedora. Depois, se dirige aos servos e diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2:5). Eis a fórmula do sucesso de toda boa obra: Fazer tudo o que Deus nos pede para fazer! Conhecemos a história. Os servos enchem as talhas com água e Jesus transforma a água em vinho.
Amados, cabe a nós encher as talhas e não transformar a água em vinho. Cabe a nós render graças ao SENHOR “entre os povos” (v. 3), não convencê-los de que também devem fazer o mesmo. Cabe a nós exaltar o nome do SENHOR e proclamar a Sua libertação (v. 5), mas a salvação e a resposta vêm do SENHOR (v. 6). É dEle o poder de decidir o que vai dividir, o que vai medir (v. 7); e decidir o papel de cada um de nós na Sua obra de salvação (v. 9).
“Quem me conduzirá…? Quem me guiará…?” (v. 10) Que a nossa resposta seja: “Em Deus faremos proezas, porque ELE MESMO calca aos pés os nossos adversários” (v. 13). Que a nossa confiança esteja sempre firme e depositada em Deus, sabendo que “vão é o socorro do homem” (v. 12).
Bom dia, corações firmes no SENHOR!
Desafio do dia: Oremos para que a nossa fé seja mais consistente e vibrante para suportar as dificuldades dos últimos tempos.
adventistas.org/10dias
*Leiam #Salmo108
Rosana Garcia Barros