Reavivados por Sua Palavra


SALMO 97 by Jeferson Quimelli
5 de fevereiro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Você tem fome e sede de justiça?

O Salmo 97 encoraja aqueles que têm fome de justiça. Os céus proclamam a justiça do Senhor. O fundamento de Seu trono é justiça e juízo. Seu trono é banhado em luz. E porque este Deus justo está acima de todas as coisas, os justos estão seguros nEle.

Sou muito grato ao Senhor porque Ele nos deu a Bíblia. Ainda mais, sou grato porque Ele nos deu os Salmos para que eu leia e seja exaltado pelo que o Espírito me fala através deles.

Deus promete livrar os santos, aqueles que odeiam o mal e amam o Senhor.

Você ama o Senhor? Se assim for, peça a Deus para que lhe faça odiar o mal e até mesmo a aparência do mal. É Sua promessa de que Ele guardará os nossos corações e nos livrará dos ataques em qualquer situação (v.10).

Você está buscando a justiça? É o ideal e propósito de Deus para nossas vidas que sejamos justos. Ele deu a Sua Palavra para nos tornar justos. Ele quer que tenhamos comunhão com Ele na luz do Seu trono.

O verso 11 diz: “A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração”.

Que visão gloriosa! Jesus é a Luz! Se o recebermos em nosso coração Ele permanecerá em nós. Como resultado profunda alegria interior fluirá e abençoará a vida de outros. Você já aceitou a justiça de Cristo? Cristo, a Luz do Mundo, está morando em seu coração?

Sook -Young Kim
Kyungpook National University
Coréia do Sul

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/97/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 97 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/



SALMO 97 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Hino relativo ao domínio do Senhor sobre a Terra. Ele é o Conquistador; livra Seu povo enquanto julga as nações. Biblia de Estudo Andrews.

Celebração jubilosa do governo justo do Senhor sobre toda a terra. … As duas divisões principais do salmo (v. 1-6, 8-12) estão ligadas entre si por um versículo centralizado (v. 7; v. nota em 6.6). que serve de contraponto para o tema principal. Biblia de Estudo NVI Vida.

O Salmo 97 celebra a entronização de Yahweh como governante justo sobre toda a Terra, mostra que os ídolos nada são e que os justos serão vindicados. Ao lado da teofania (ou manifestação da glória de Deus) de hebreus 3, o Salmo 97 apresenta uma das mais esplêndidas ilustrações da glória divina encontradas no AT (ver Êx 19; Sl 18). Comentário Adventista, vol. 3, p. 956.

1-6 Testemunho diante das nações – de que elas também viram a demonstração da majestade do Senhor (v. 2-6) e que devem se regozijar com Israel porque o Senhor reina supremo. Biblia de Estudo NVI Vida.

1 Reina o SENHOR. Regozije-se a terra. Somente quem deixa Deus Se reinar em sua vida conhece a plenitude do gozo e da alegria (Fp 4.4). Biblia Shedd.

a terra. O salmo convida a terra inteira a louvar a Deus. Esse chamamento às nações teve seu significado esclarecido depois da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. Biblia de Genebra.

Alegrem-se as regiões costeiras distantes (NVI). Até mesmo países distantes alcançados pelos navios de longo percurso que singram os mares (v. 1Rs 9.26-28; 10.22; Is 60.9; Jn 1.3). Biblia de Estudo NVI Vida.

2-6 Céus e terra … estremecem perante a revelação da soberania de Deus. Biblia Shedd.

2-3 Nuvens e escuridão … um fogo. Ver os Sl 18; 29. A revelação visível de Deus (isto é, em uma teofania) algumas vezes acontecia no contexto de um evento parecido ao de uma tempestade. Tais manifestações ajudavam o povo a apreciar o Seu tremendo poder. Biblia de Genebra.

Nuvens e escuridão. Descrição do modo como a majestade de Deus se revela aos olhos do ser humano mortal. Há mistérios com relação à Divindade que o ser humano não consegue imaginar (ver Rm 11:33; Ed, 169; GC, 111; PP, 43). Comentário Adventista, vol. 3, p. 956.

Nuvens … justiça. O poder de Deus Se revela na natureza, mas o âmago do Seu divino Ser revela-se em qualidades eternas. Biblia Shedd.

As nuvens e escuridão espessa que circundam Deus simbolizam sua santidade inacessível e a incapacidade das pessoas de encontrá-lo por conta própria. Se ele fosse visto de forma não velada, ninguém poderia resistir à sua ardente santidade e glória. Life Application Study Bible Kingsway.

Fogo. Manifestado nos raios que caem das nuvens de tempestade (cf. v. 4), o fogo muitas vezes significava a ira judicial de Deus (v. e.g., 21.9; 50.3; 83.14; Dt 4.24; 9.23; 32.22; 1Rs 19.12; Is 10.17; 30:27,30). Biblia de Estudo NVI Vida.

Derretem-se como cera os montes. Comparar com Jz 5:5; Mq 1:4; Na 1:5; 2Pe 3:10; Ap 20:11. Parece que o poeta tem em mente a manifestação divina do Sinai. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

7 Versículo central do poema: aquele que, com insensatez, adoram ídolos ou confiam em falsos deuses são envergonhados. Em ironia, o salmista chama todos os supostos “deuses” a se prostrar diante do Senhor, o único Criador e Deus verdadeiro. Os deuses das nações não passam de ídolos. Biblia de Estudo Andrews.

As pessoas adoram todos os tipos de imagens e ídolos. Embora Deus se revele a si mesmo e seu amor através da natureza e da Bíblia, há muitos que decidem ignorá-lo ou rejeitá-lo e perseguir objetivos que eles acreditam serem mais importantes. A Bíblia deixa claro que essas pessoas são adoradoras de ídolos porque dão sua mais alta lealdade a algo diferente de Deus. Um dia estaremos diante de Deus em toda a sua glória e poder. Então, veremos todos os nossos objetivos e realizações como eles realmente são. Quão tolas nossas prioridades terrenas parecerão! Life Application Study Bible Kingsway.

confundidos. Uma descrição sobre a sensação dos ímpios quando a glória de Deus for manifestada. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Todos os deuses. Ver com. do Sl 82:1, 6. Se a referência for aos deuses dos pagãos, é somente uma ilustração, porque em realidade, esses deuses não existem. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

por causa da Tua justiça. Elas se alegram, não vingativamente, mas porque a verdade triunfou. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

10 Detestai o mal. O mal nos separa de Deus. Indiferença ao mal abre caminho para que Satanás entre na vida. No coração em que houver amor pelo pecado não pode haver religião verdadeira (ver Pv 8:13). Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Quanto mais profundo é nosso amor a Deus, tanto maior será nosso ódio às obras do maligno (Sl 139.21-22). Biblia Shedd.

Sem amor a Deus não é possível aos seres humanos odiar o mal e o pecado, pois esse tipo de ódio não é uma reação natural do coração humano, mas um dom de Deus. Biblia de Estudo Andrews.

Um desejo sincero de agradar a Deus resultará em um alinhamento de seu desejo com os desejos de Deus. Você amará, então, o que Deus ama e odeia o que Deus odeia. Se você ama o Senhor, odiará o mal. Se você não despreza as ações das pessoas que se aproveitam dos outros, se você admira as pessoas que só olham para si, ou se você inveja aqueles progridem usando qualquer meio para realizar seus fins, então seu principal desejo na vida não é agradar a Deus. Aprenda a amar os caminhos de Deus e odiar o mal em todas as formas – não apenas os pecados óbvios, mas também os socialmente aceitáveis. Life Application Study Bible Kingsway.

11 difunde-se. Do heb. zara’, “semear [como a semente no campo]”. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Deus está semeando raios de luz na frente dos passos dos fiéis. A sabedoria e a iluminação se derramam à medida que o justo prossegue no caminho de Deus (cf 1Jo 1.7). Biblia Shedd.

A palavra [zarai] é usada figuradamente referindo-se a temas morais, como plantar “justiça” (Pv 11:18), “injustiça” (Pv 22:8), “mal” (Jó 4:8), coisas que quando plantadas, produzirão a colheita correspondente. A “luz” pode ser aqui concebida como uma semente plantada, pronta para germinar e dar fruto para o honesto investigador da verdade. “Toda alma verdadeiramente sincera virá à luz da verdade. ‘A luz semeia-se para o justo.’ E nenhuma igreja poderá progredir na santificação a menos que seus membros estejam fervorosamente em busca da verdade, como de um tesouro escondido” (GC, 522). Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

12 dai louvores ao Seu santo nome. A maior alegria do ser humano deveria estar em saber que existe um Deus e que Ele é Pai dos seres humanos. Ver Sl 30:4. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.



SALMO 97 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
5 de fevereiro de 2017, 0:46
Filed under: Sem categoria

SALMO 97 – Os reinos deste mundo são passageiros. Os líderes políticos das nações são efêmeros. Somente Deus é eterno e unicamente Ele pode nos oferecer uma política honesta, pura e eterna.

O governo de Deus é o anseio de todos os súditos de Deus que estão sob a regência de governadores corruptos, imorais e exploradores. O Salmo em questão nos revela os benefícios de um reino perfeito.

1. O salmista anuncia o reino de Deus baseado na justiça e juízo justo (vs. 1-2);
2. O salmista apresenta as implicações da instituição do reino de Deus
a) Aos inimigos da verdade e da moralidade não resta esperança (vs. 3-9);
b) Aos amantes da legislação e princípios divinos o futuro é promissor (vs. 10-12).

Deus reina atualmente sobre o Universo, inclusive sobre nosso Planeta; porém, não chegou o tempo dEle eliminar aos oponentes do princípio do amor e da justiça. Há um processo complexo até Deus eliminar totalmente e para sempre Seus inimigos.

• O Filho de Deus que nasceu e morreu neste mundo cruel, mas ressuscitou e ascendeu aos Céus, virá com poder e glória para retirar os súditos do reino de Deus deste planeta corroído pelo pecado.
• Os salvos passarão mil anos no Céu, protegidos e guardados por Deus e Seus anjos, observando o efeito do plano da salvação e entendendo o motivo de muitos não se salvarem.
• No final dos mil anos acontece a terceira vinda de Cristo. Nesse momento o Universo inteiro observará a destruição de todos aqueles que preferiram apegar-se ao pecado antes que ao sangue do Cordeiro (Jesus) que liberta do pecado.

Deus é justo em cada decisão, seja pequena ou grande. Seu julgamento sempre foi e continuará perfeito.

Inclusive religiões que alegam serem verdadeiras, mas não se harmonizam com a revelação divina, serão julgadas e condenadas. O verso 7 é “central do poema: aqueles que, com insensatez, adoram ídolos ou confiam em falsos deuses são envergonhados” (Bíblia Andrews).

Precisamos fixar nosso amor e fidelidade no verdadeiro Deus. O verso 10 mostra-nos que “sem amor a Deus não é possível aos seres humanos odiar o mal e o pecado, pois esse tipo de ódio não é uma reação natural do coração humano, mas um dom de Deus” (Bíblia Andrews).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí



SALMO 97 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
5 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Vós que amais o SENHOR, detestai o mal…” (v. 10).

Às vezes fico meditando na história de Noé e de como Deus foi misericordioso com ele e com sua família. Em meio a uma geração completamente corrompida e perversa, “Noé achou graça diante do SENHOR” (Gênesis 6:8). A Bíblia diz que Deus olhou para este mundo e viu a maldade do homem se multiplicando sobre a terra e “que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Então, designou o homem que era diferente de seus contemporâneos, pois “Noé andava com Deus” (Gênesis 6:9). Por amar a Deus, Noé se desviava do mal.

Cristo disse que nos últimos dias aquela realidade ante diluviana voltaria à tona: “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:37). As pessoas estarão tão ocupadas com seus próprios interesses que, como nos dias que antecederam o dilúvio, estarão desapercebidas da brevidade dos tempos.

Reconhecer a majestade e o domínio de Deus, é andar com Ele. Assim como Noé, somos chamados para uma vida íntegra e reta mesmo em meio a uma geração corrupta; andar com Deus ainda que nossos passos estejam na contra-mão do mundo; nos alegrar em Deus (v. 12) ainda que a nossa situação aqui não pareça tão favorável.

Relembrando a história de Israel, percebemos que todas as vezes que o povo abandonava a Deus e violava a Sua aliança, servindo a outros deuses, tudo desandava. Os dois primeiros mandamentos do Decálogo são muito claros e não deixam margem de dúvida: “NÃO terás outros deuses diante de Mim. NÃO farás para ti imagem de escultura… NÃO as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20:3-5). “Todos os que servem a imagens de escultura” (v. 7) são confundidos e levados a uma falsa adoração. O convite para o mundo hoje é: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo” (Apocalipse 14:7).

“Reina o SENHOR” (v. 1) é a versão poética para o que disse o anjo ao discípulo amado: “Adora a Deus” (Apocalipse 19:10). Se nem os anjos do SENHOR, que são seres santos e sem pecado, aceitam adoração, quem somos nós para aceitar qualquer tipo de louvor ou adorar qualquer coisa ou criatura no lugar do Criador?

Os céus estão prestes a anunciar a justiça de Cristo e todos os povos verão a Sua glória (v. 6). Se escolhermos, TODOS OS DIAS, amar a Jesus e detestar o mal, Ele reinará absoluto em nosso coração, e a Sua luz e a Sua alegria nos preencherá (v. 11). Ele nos fará Seus atalaias, e como Noé, seremos guardados e protegidos “da mão dos ímpios” (v. 10). Lembre-se de que foram salvos Noé e sua família, portanto este propósito inclui você e a sua casa. Ande em retidão diante de Deus, e a Sua justiça sempre lhe será motivo de regozijo (v. 8).

Bom dia, “retos de coração” (v. 11)!

Desafio do dia: Faça a diferença onde for. Que a luz de Cristo brilhe em tua vida!

*Leiam #Salmo97

Rosana Garcia Barros