Reavivados por Sua Palavra


SALMO 97 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
5 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Hino relativo ao domínio do Senhor sobre a Terra. Ele é o Conquistador; livra Seu povo enquanto julga as nações. Biblia de Estudo Andrews.

Celebração jubilosa do governo justo do Senhor sobre toda a terra. … As duas divisões principais do salmo (v. 1-6, 8-12) estão ligadas entre si por um versículo centralizado (v. 7; v. nota em 6.6). que serve de contraponto para o tema principal. Biblia de Estudo NVI Vida.

O Salmo 97 celebra a entronização de Yahweh como governante justo sobre toda a Terra, mostra que os ídolos nada são e que os justos serão vindicados. Ao lado da teofania (ou manifestação da glória de Deus) de hebreus 3, o Salmo 97 apresenta uma das mais esplêndidas ilustrações da glória divina encontradas no AT (ver Êx 19; Sl 18). Comentário Adventista, vol. 3, p. 956.

1-6 Testemunho diante das nações – de que elas também viram a demonstração da majestade do Senhor (v. 2-6) e que devem se regozijar com Israel porque o Senhor reina supremo. Biblia de Estudo NVI Vida.

1 Reina o SENHOR. Regozije-se a terra. Somente quem deixa Deus Se reinar em sua vida conhece a plenitude do gozo e da alegria (Fp 4.4). Biblia Shedd.

a terra. O salmo convida a terra inteira a louvar a Deus. Esse chamamento às nações teve seu significado esclarecido depois da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. Biblia de Genebra.

Alegrem-se as regiões costeiras distantes (NVI). Até mesmo países distantes alcançados pelos navios de longo percurso que singram os mares (v. 1Rs 9.26-28; 10.22; Is 60.9; Jn 1.3). Biblia de Estudo NVI Vida.

2-6 Céus e terra … estremecem perante a revelação da soberania de Deus. Biblia Shedd.

2-3 Nuvens e escuridão … um fogo. Ver os Sl 18; 29. A revelação visível de Deus (isto é, em uma teofania) algumas vezes acontecia no contexto de um evento parecido ao de uma tempestade. Tais manifestações ajudavam o povo a apreciar o Seu tremendo poder. Biblia de Genebra.

Nuvens e escuridão. Descrição do modo como a majestade de Deus se revela aos olhos do ser humano mortal. Há mistérios com relação à Divindade que o ser humano não consegue imaginar (ver Rm 11:33; Ed, 169; GC, 111; PP, 43). Comentário Adventista, vol. 3, p. 956.

Nuvens … justiça. O poder de Deus Se revela na natureza, mas o âmago do Seu divino Ser revela-se em qualidades eternas. Biblia Shedd.

As nuvens e escuridão espessa que circundam Deus simbolizam sua santidade inacessível e a incapacidade das pessoas de encontrá-lo por conta própria. Se ele fosse visto de forma não velada, ninguém poderia resistir à sua ardente santidade e glória. Life Application Study Bible Kingsway.

Fogo. Manifestado nos raios que caem das nuvens de tempestade (cf. v. 4), o fogo muitas vezes significava a ira judicial de Deus (v. e.g., 21.9; 50.3; 83.14; Dt 4.24; 9.23; 32.22; 1Rs 19.12; Is 10.17; 30:27,30). Biblia de Estudo NVI Vida.

Derretem-se como cera os montes. Comparar com Jz 5:5; Mq 1:4; Na 1:5; 2Pe 3:10; Ap 20:11. Parece que o poeta tem em mente a manifestação divina do Sinai. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

7 Versículo central do poema: aquele que, com insensatez, adoram ídolos ou confiam em falsos deuses são envergonhados. Em ironia, o salmista chama todos os supostos “deuses” a se prostrar diante do Senhor, o único Criador e Deus verdadeiro. Os deuses das nações não passam de ídolos. Biblia de Estudo Andrews.

As pessoas adoram todos os tipos de imagens e ídolos. Embora Deus se revele a si mesmo e seu amor através da natureza e da Bíblia, há muitos que decidem ignorá-lo ou rejeitá-lo e perseguir objetivos que eles acreditam serem mais importantes. A Bíblia deixa claro que essas pessoas são adoradoras de ídolos porque dão sua mais alta lealdade a algo diferente de Deus. Um dia estaremos diante de Deus em toda a sua glória e poder. Então, veremos todos os nossos objetivos e realizações como eles realmente são. Quão tolas nossas prioridades terrenas parecerão! Life Application Study Bible Kingsway.

confundidos. Uma descrição sobre a sensação dos ímpios quando a glória de Deus for manifestada. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Todos os deuses. Ver com. do Sl 82:1, 6. Se a referência for aos deuses dos pagãos, é somente uma ilustração, porque em realidade, esses deuses não existem. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

por causa da Tua justiça. Elas se alegram, não vingativamente, mas porque a verdade triunfou. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

10 Detestai o mal. O mal nos separa de Deus. Indiferença ao mal abre caminho para que Satanás entre na vida. No coração em que houver amor pelo pecado não pode haver religião verdadeira (ver Pv 8:13). Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Quanto mais profundo é nosso amor a Deus, tanto maior será nosso ódio às obras do maligno (Sl 139.21-22). Biblia Shedd.

Sem amor a Deus não é possível aos seres humanos odiar o mal e o pecado, pois esse tipo de ódio não é uma reação natural do coração humano, mas um dom de Deus. Biblia de Estudo Andrews.

Um desejo sincero de agradar a Deus resultará em um alinhamento de seu desejo com os desejos de Deus. Você amará, então, o que Deus ama e odeia o que Deus odeia. Se você ama o Senhor, odiará o mal. Se você não despreza as ações das pessoas que se aproveitam dos outros, se você admira as pessoas que só olham para si, ou se você inveja aqueles progridem usando qualquer meio para realizar seus fins, então seu principal desejo na vida não é agradar a Deus. Aprenda a amar os caminhos de Deus e odiar o mal em todas as formas – não apenas os pecados óbvios, mas também os socialmente aceitáveis. Life Application Study Bible Kingsway.

11 difunde-se. Do heb. zara’, “semear [como a semente no campo]”. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Deus está semeando raios de luz na frente dos passos dos fiéis. A sabedoria e a iluminação se derramam à medida que o justo prossegue no caminho de Deus (cf 1Jo 1.7). Biblia Shedd.

A palavra [zarai] é usada figuradamente referindo-se a temas morais, como plantar “justiça” (Pv 11:18), “injustiça” (Pv 22:8), “mal” (Jó 4:8), coisas que quando plantadas, produzirão a colheita correspondente. A “luz” pode ser aqui concebida como uma semente plantada, pronta para germinar e dar fruto para o honesto investigador da verdade. “Toda alma verdadeiramente sincera virá à luz da verdade. ‘A luz semeia-se para o justo.’ E nenhuma igreja poderá progredir na santificação a menos que seus membros estejam fervorosamente em busca da verdade, como de um tesouro escondido” (GC, 522). Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

12 dai louvores ao Seu santo nome. A maior alegria do ser humano deveria estar em saber que existe um Deus e que Ele é Pai dos seres humanos. Ver Sl 30:4. Comentário Adventista, vol. 3, p. 957.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: