Reavivados por Sua Palavra


2Reis 11 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
30 de maio de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Reis11

“Joiada fez aliança entre o SENHOR, e o rei, e o povo, para serem eles o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo” (v. 17).

Após Israel sofrer um período negro com Jezabel, é a vez de Judá passar por um tempo de trevas nas mãos de Atalia. E sabem quem era Atalia? Nada mais, nada menos do que filha de Jezabel com Acabe. Quando foi morto Acazias, sua mãe (2 Reis 8:26) resolveu assumir o trono. E só para garantir a sua monarquia, mandou matar todos aqueles que poderiam ser tidos como sucessores ao trono. Discípula de Jezabel, Atalia seguia os passos de sua mãe e dirigia o reino com mão de ferro. Mas, como tudo o que o ser humano tenta fazer com as próprias mãos, sua suposta vitória tinha prazo de validade. E Jeoseba, provavelmente enteada de Atalia, resolve colocar a sua vida em risco em defesa de um rei em miniatura. O pequeno Joás era apenas um bebê quando foi escondido na Casa do SENHOR, e lá permaneceu por seis anos (v. 3).
Geralmente, os avós são figuras amáveis, de bochechas vermelhas e de colo aconchegante. E dizem que casa de avó é um dos lugares mais queridos pelos netos. Agora imaginem uma avó como Atalia? Maquiavélica, idólatra e assassina.
Esta foi a realidade do pequeno herdeiro. Seus primeiros passos foram dados na Casa do SENHOR. Suas primeiras palavrinhas foram na Casa do SENHOR. Seus primeiros anos de vida foram na Casa do SENHOR. Joás recebeu instruções diretamente do sacerdote Joiada e com ele aprendeu a ser fiel a Deus. Ao ser colocado no trono com apenas sete anos de idade, Deus deu um recado a Seu povo: não importa quem estiver sentado no trono terreno da nação, quer seja uma rainha sem escrúpulos ou uma criança, no fim, quem determina quem entra e quem sai é o Deus Eu Sou.
Deus não está e também não cabe em adjetivos. Deus É. Ele É o VERBO (João 1:1). Ele É o amor (1 João 4:8). Ele É a Rocha (Isaías 44:8 ). Ou seja, Ele é único e tudo deriva dEle e não o contrário. Este deve ser o contexto com relação a visão humana para com Deus.
Já a visão divina para com a nossa, Deus nos coloca no patamar da singularidade também. Não há no mundo inteiro alguém igual a você, nunca teve e nunca haverá. Sabem porque? Porque fomos todos criados por Deus com propósitos específicos. Joás foi preservado para um propósito e dois objetos lhe foram dados simbolizando a sua missão: a coroa e o Livro do Testemunho. A responsabilidade que repousava sobre um menino de sete anos estava sobre a sua cabeça infantil. Só que o que foi colocado em suas mãos, deveria estar gravado em seu coração.
A aliança feita pelo sacerdote Joiada com Joás e com o povo foi uma renovação da aliança que nunca deixou de existir. Eles não tinham que ser UM POVO, e sim O POVO.
Você não tem que ser UM cristão. Você precisa ser O cristão. Sabem porque? Porque não servimos a UM Deus, mas servimos O Deus, O Rei dos reis, O SENHOR dos Exércitos, O Deus único. Percebem? Ser mais um na multidão não é ser sal e luz (Mateus 6:13-14).
Joás fez a diferença não porque nele houvesse mérito algum, mas porque ele foi revestido com os méritos do SENHOR.
A alegria e a tranquilidade do povo foram reflexo da vitória do bem, quando “Joás sentou no trono dos reis” (v. 19) e da derrota do mal “depois que mataram Atalia à espada” (v. 20).
Muito em breve veremos a triunfante vitória do bem e o extermínio do mal. E o apelo do SENHOR é o de que sejamos verdadeiramente O POVO DO SENHOR. Porque os salvos não serão uns restantes, mas “OS restantes, OS que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17). Então, quando O contemplarmos em Seu trono, viveremos a alegria e a tranquilidade eternas, sabendo que O Rei dos reis reina soberano e para sempre!

Bom dia, povo do SENHOR!

*Leiam #2Reis 11
Rosana Garcia Barros
IASD FAROL – MACEIÓ/AL


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

GLORIA A DEUS TODO PODEROSO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Avatar de Isac Souza

Glória

Comentário por Isac Souza




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.