Filed under: Sem categoria
#rpSp #1Reis17
“Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará…” (v. 14).
E iniciamos a história de um dos maiores profetas na Bíblia: Elias. Elias significa “o SENHOR é Deus” e a tônica de seu ministério foi justamente lembrar a Israel de que só o SENHOR é Deus. A sua fala inicial ao rei Acabe demonstra o seu grau de relacionamento com o SENHOR: “perante cuja face estou” (v. 1).
E da mesma forma que foi mandado por Deus para enfrentar o monarca mais cruel de Israel, recebeu ordens para se retirar dali e esconder-se no deserto.
“Foi” e “fez” (v. 5) “levantou e se foi” (v. 10) demonstram a fidelidade de Elias em fazer tudo “segundo a palavra do SENHOR ” (v. 5).
O profeta foi sustentado por corvos e bebia água de uma torrente particular. Provas inquestionáveis do cuidado de Deus e de que vale a pena obedecer as Suas instruções.
Cristo mesmo usou a natureza como ilustração de Seus maiores ensinamentos e um deles expressa o cuidado de Deus para com os que nEle confiam: “Olhem as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustenta” (Mateus 6:26).
E esta promessa é apenas para os que nEle confiam? Sim. Veja como Cristo concluiu aquela fala: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS” (Mateus 6:33). Colocar o Reino de Deus em primeiro lugar consiste em entrega, renúncia e fé.
Um dia meu filho mais velho olhou pela janela do carro para uma enorme árvore e perguntou:
— Mamãe, porque as árvores vivem tanto tempo?
Eu olhei para aquela árvore e quase que imediatamente me veio a resposta:
—Ah, meu filho, é porque elas dependem totalmente de Deus. É Deus quem manda a chuva, o sol e as alimenta dos nutrientes do solo.
Esta resposta mecheu muito comigo, porque senti no mesmo instante que foi uma resposta do Espírito Santo aos meus anseios.
Nos preocupamos com tantas coisas e todas as coisas, e, por vezes, tudo ao mesmo tempo. E o SENHOR nos diz: “Não andeis ansiosos pela vossa vida…” (Mateus 6:25).
No momento em que acabou a água da torrente, Deus manda Elias para outro lugar. Mas Deus não tinha poder de fazer com que aquela fonte de água não secasse? Sim. Mas Ele precisava abençoar outras pessoas fiéis e que precisavam de muito mais do que alimento.
A viúva de Sarepta e seu filho estavam condenados à morte como tantos outros. E porque, pois, ela foi a escolhida para hospedar o homem de Deus, uma mulher dos sidônios?
Porque Cristo mesmo disse que havia muitas viúvas naquele tempo em Israel, mas o SENHOR enviou Elias a uma viúva de Sarepta de Sidom (Lucas 4:25-26), pois sabia que, semelhante a Elias, ela faria tudo segundo o que Ele ordenasse: “Foi ela e fez” (v. 15).
Ao fazer a vontade de Deus aquela mulher recebeu bênçãos sem medida sobre o seu lar. Ela primeiro deu para depois receber.
E isto quer dizer que quem é fiel jamais enfrentará dificuldades? Não, amados. Quer dizer que até as dificuldades são usadas por Deus para nos conceder maiores vitórias.
Com a morte do filho da viúva, percebemos que a sua maior necessidade não era de alimento, mas de perdão: “Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim PARA TRAZERES À MEMÓRIA A MINHA INIQUIDADE e matares o meu filho?” (v. 18).
Havia algo que atormentava aquela mulher e a ressurreição de seu filho seria a sua própria ressurreição espiritual. Aquele milagre a levou a sentir-se verdadeiramente perdoada.
Não foi o milagre de ter fartura que a despertou, mas a nova vida dada a seu filho operou nela a novidade de vida que tanto almejava.
Muitas vezes não compreendemos o porquê de certas situações difíceis, mas, no tempo de Deus, Ele nos revela os propósitos de nossas lutas.
Precisamos aprender a confiar no SENHOR. A tê-lo como nosso melhor Amigo, para que, não importa qual seja a ordem que Ele nos dê: “Retira-te daqui”; “esconde-te”; “Dispõe-te e vai”; “demora-te ali”, que confiemos plenamente de que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).
Portanto, ame, confie e obedeça ao SENHOR, “pois Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).
Bom dia, amados de Deus!
*Leiam #1Reis 17
Rosana Garcia Barros
1 Comentário so far
Deixe um comentário
GLORIA A DEUS, POIS TEM CUIDADO DE MIM!
Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES 14 de maio de 2016 @ 18:23