Reavivados por Sua Palavra


RPSP 1 Reis 11 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
8 de maio de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp 1Reis11

“Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração” (v. 3).

Um rei que iniciou o seu governo fazendo um pedido que, por si só, já foi sábio, termina sua vida deixando ser levado por suas esposas pagãs. E a Bíblia diz que “a estas se apegou Salomão pelo amor” (v. 2).
Salomão recebeu toda a sabedoria que Deus havia lhe prometido. É só ler Provérbios, Eclesiastes para perceber que tudo o que escreveu foi divinamente inspirado e que, se colocado em prática os conselhos ali contidos, tudo realmente vai bem para aquele que obedece. Opa! Eis o que Salomão não fez: colocar em prática.
Ele sabia muito bem o caminho que devia seguir, mas “o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus” (v. 4). Permitiu que os costumes pagãos de suas mil mulheres o levassem à distância de mil léguas de Deus. Porque, meus amados, não há como servir a dois senhores; “porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro” (Mateus 6:24).
Salomão desprezou ao SENHOR quando fez “o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR” (v. 6).
E PERSEVERANÇA, meus irmãos, é a palavra chave nestes últimos dias. Cristo disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 24:13). Mas, perseverar em quê?
Naquilo que Salomão não soube perseverar: “Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara” (v. 10).
E o que foi que o SENHOR lhe ordenou? Ele mesmo disse: “Se andares nos Meus caminhos e guardares os Meus estatutos e os Meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias” (1 Reis 3:14).
Salomão desviou o seu coração do SENHOR, e deixou de seguir Seus caminhos. Por isso, seu reino lhe seria tomado e dado a um de seus servos, Jeroboão (v. 11 e 31).
Cristo também contou uma parábola a respeito disto. Um rei (Deus), convidou os filhos do Reino para um banquete, mas estes, demasiadamente ocupados com coisas triviais deste mundo, lhe recusaram o convite. Foi então que o Rei mandou seus servos trazerem todos os que passassem nas encruzilhadas. (Veja Mateus 22:1-14). E a parábola termina com Jesus dizendo o seguinte: “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”.
Sabem porquê? Porque Deus amou ao mundo de uma forma tão imensa, com tanta intensidade, que entregou à morte o Seu único Filho, para que TODOS os que nEle crêem, confiam, seguem, acreditam, AMAM, não morram eternamente, mas recebam a VIDA ETERNA (João 3:16).
O chamado, meus amados, é para TODOS. A eleição é para os escolhidos. E Deus escolhe a quem salvar, é? Deus escolhe quem deseja ser salvo. Deus escolhe todo aquele que O escolhe seguir. E para segui-lO é necessário perseverança. Porque os reveses da vida nos provarão constantemente, e só será salvo quem for fielmente perseverante.
Daí você pode dizer: Ah, entendi, mas aqueles mandamentos não passaram? Jesus não pagou tudo por mim? Sim. Jesus pagou o preço por mim e por você. Mas também nos deixou exemplo de como viver. E não veio abolir (Mateus 5:17) o que com sangue teve que pagar por causa da desobediência do homem. Ele cravou na cruz a lei em forma de ordenanças (Efésios 2:15). O verdadeiro Cordeiro de Deus deu a Sua vida por resgate uma vez por todas, não há mais necessidade de sacrifícios e holocaustos. Mas os mandamentos do SENHOR, que Jesus mesmo observou e engrandeceu, estes são eternos. Querem saber qual é a perseverança dos salvos, dos santos que herdarão a Nova Terra? Está escrito: “Aqui está a PERSEVERANÇA dos santos, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS” (Apocalipse 14:12).
Obedecer aos mandamentos do SENHOR (Êxodo 20) e andar segundo os princípios contidos em Sua Palavra é resultado da salvação, e não o contrário. Vimos que Salomão amou suas mulheres mais do que ao SENHOR. O amor a Deus é o que nos move a seguir Seus caminhos. Jesus disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15).
Portanto, não devemos guardar mandamentos para sermos salvos, mas porque amamos a Deus e a Sua salvação já é uma realidade em nossa vida. Não caia na esparrela de pensar que não precisamos mais obedecer à santa lei de Deus. Você nunca pensou, porque o mundo diz que a lei passou, e ainda julgam errado matar, adulterar, roubar, desonrar pai e mãe?
Amados, o apelo de Deus para nós, HOJE, é este: “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).
Não seja apenas um conhecedor, mas que sua vida seja uma “carta de Cristo”, “conhecida e lida por todos”, escrita pelo Espírito Santo, “não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações” (2 Coríntios 3:2-3). Deus deixou escrito em pedras o que deseja que esteja escrito em nosso coração (Deuteronômio 6:6).
Se verdadeiramente aceitarmos amar a Deus e ao nosso próximo, cumprimentos os mandamentos do SENHOR e no Seu amor permaneceremos.
O convite de um Deus que não lhe força a segui-lO, mas que bate à porta do seu coração (Apocalipse 3:20), é: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).
Perseveremos juntos para a eternidade, onde não veremos o SENHOR apenas duas vezes (v. 9), mas com Ele reinaremos para sempre (Apocalipse 22:5)!

Bom dia, perseverantes filhos de Deus!

*Leiam #1Reis 11

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Julio Cesar Silva

Muito bom esse comentário, aquele que está em pé, cuide para que não caia. Motivos não faltarão.
Obrigado.

Comentário por Julio Cesar Silva

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

QUE DEUS ME AJUDE A PERMANECER FIRME ATE O FIM

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.