Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 6 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
3 de maio de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis6

Texto Base: 1 Reis 6:11-13

Praticamente todos desejamos realizar o sonho da casa própria. Pequena ou grande, sofisticada ou simples, nossa casa é o lugar onde nos refugiamos e passamos boa parte de nossa vida.
Quando Israel andava pelo deserto acampando em tendas, Deus ordenou a Moisés que construísse uma tenda especial, o santuário. Aonde quer que acampassem, o santuário ficava no centro do arraial, simbolizando o desejo de Deus de habitar no meio de Seu povo.
Mas no tempo de Salomão, o povo já havia edificado cada um a sua casa, e chegado era o tempo de se edificar casa ao SENHOR também. Em proporções bem maiores do que o santuário do deserto, um deslumbrante templo foi edificado. Foram sete anos até que ficasse pronto. O temor e respeito com aquela obra eram tão grandes que nenhum instrumento de construção pôde nela ser ouvido. Já brincaram de LEGO ou de blocos de montar? Foi mais ou menos assim a engenharia daquele templo.
Porém, de tudo o que foi feito, o que mais deveria ficar em evidência era o sentido do templo: de adorar ao SENHOR em espírito e em verdade.
De nada valeriam objetos de ouro, uma igreja suntuosa, rituais e sacrifícios, se o mais importante não fosse observado. E o mais importante nós lemos nos versos onze a treze. Do que adiantaria uma linda casa ao SENHOR, se o SENHOR da casa fosse ignorado?
Imaginem alguém entrando em sua casa e fazendo o que bem entende. Entra sem falar com você, ignora o que você fala e se porta de maneira desrespeitosa. Imaginou?
Pois tem sido o que muitos têm feito ao pisar nos átrios do SENHOR.
ASSIM DIZ O SENHOR: “Quando vindes para comparecer perante Mim, quem vos requereu o só pisardes os Meus átrios?” (Isaías 1:12).
Entram na casa de Deus e não falam com Ele em oração. Daí o SENHOR começa a falar através de louvores, orações e pela ministração de Sua Palavra, contudo, “tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens ouvidos abertos, nada ouves” (Isaías 42:20).
Para estes, o SENHOR diz: “Não continueis a trazer ofertas vãs… não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene” (Isaías 1:13).
A admoestação do SENHOR a Salomão continua em vigor até que Ele volte:
—Muito bonita esta casa que vocês edificaram para Mim, só que ela não é o principal. Mas se vocês Me adorarem como se deve, buscando qual seja a Minha boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12:2), guardando os Meus mandamentos e a fé em Jesus (Apocalipse 14:12), então Eu terei prazer em permanecer nesta casa e JAMAIS irei desampará-los!

O chamado do SENHOR para os Seus filhos é o mesmo ontem, hoje e sempre: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos; cessai de fazer o mal.
Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão; pleiteai a causa das viúvas” (Isaías 1:16-17).
Ou seja, precisamos demonstrar a devida reverência ao SENHOR da casa, dentro e fora dela. Quando colocamos em prática a comunhão diária, o poder de Deus é em nós manifestado e nos tornamos Suas testemunhas (Atos 1:8). E o resultado de tal comunhão fica evidente em nossa vida.
Precisamos entender desesperadamente que se não formos a “casa espiritual” (1 Pedro 2:5) que Deus espera que sejamos, de nada adiantará ser “beato” de igreja. A nossa vida cristã deve estar em processo de contínuo crescimento, e a este processo chamamos santificação. Não foi por acaso que o SENHOR disse: “vós sereis santos, porque Eu sou santo” (Levítico 11:45, up).
Mas Cristo não disse que veio para os doentes e pecadores? Sim, amados. E o que acontecia com o doente ao encontrar Jesus? Era curado! E ao pecador dizia: “vai e não peques mais” (João 8:11).
Precisamos dar o nosso melhor na casa do SENHOR? Sim. Podemos construir uma linda igreja? Devemos.
Só não podemos esquecer que o que deve estar em destaque não são cultos bem elaborados, ou belas decorações; nem tampouco a maior beleza da igreja deve ser a sua estética. Mas sim um povo que reflete a imagem do Deus vivo!
Ao estudarmos o mesmo episódio no livro de 2 Crônicas, veremos que este é o desejo do SENHOR para o Seu povo.
Quer ser um verdadeiro adorador do Deus vivo? Então faça o que Ele manda:
“Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos Céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar” (2 Crônicas 7:14-15).
O templo do SENHOR só se torna lugar em que orações são atendidas, quando verdadeiros adoradores adoram ao SENHOR do templo.

Bom dia, verdadeiros adoradores do SENHOR!

*Leiam #1Reis 6

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.