Filed under: Sem categoria
#rpSp #1Reis4
“De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido de sua sabedoria” (v. 34).
Vivemos na era das redes sociais, o que torna os relacionamentos interpessoais mais escassos. Nunca foi possível ter tantos “amigos” no mundo, e por todo o mundo. São meios que aproximam, mas que também podem afastar ainda mais. Se Salomão vivesse em nossa época, e tivesse Facebook, sem dúvida alguma, bateria o record em número de seguidores.
Todos os reis da terra ou iam conhecer a sua sabedoria pessoalmente, ou mandavam seus representantes para atestar se de fato Salomão fazia jus à fama que possuía.
As pessoas iam até ele em busca de sabedoria, o que nos prova que riquezas e poder não possuem valor maior do que “grandíssimo entendimento e larga inteligência” (v. 29). Só que a grandeza da sabedoria de Salomão provinha da fonte: “Deu também Deus a Salomão sabedoria” (v. 29).
Deus é a fonte de toda a sabedoria. Então, quando os maiorais iam atrás de Salomão, na verdade, estavam em busca de Deus. O SENHOR é a fonte de toda a sabedoria e nos usa como Seus condutos. O filho de Davi foi um instrumento cheio de um dom divino.
Um dia o Céu derramou sobre nós a Água da vida. E em Sua missão redentora, exalava sabedoria por onde quer que fosse. As multidões O acompanhavam para aprender junto aos pés do Filho de Davi. E assim como Salomão separou para si doze intendentes (espécie de administradores), Jesus escolheu doze discípulos. A função dos intendentes era a de não deixar faltar nada na mesa do rei. A função dos discípulos era a de não deixar faltar ninguém na mesa do Rei. Eis qual deve ser a nossa fama! De todos os lugares iam pessoas ouvir a sabedoria de Salomão.
Quando as pessoas nos veem, o que elas têm percebido? Somos pessoas que vale a pena ser ouvidas?
Cristo disse que o último sinal antes da Sua volta será este: “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mateus 24:14).
Amados, Deus não nos chamou para vivermos uma religião de seguidores, mas de discípulos. Ser um seguidor é fácil. Porque no momento em que bem entende, deixa de seguir. Ser discípulo não; requer esforço e diligência constantes. Os intendentes davam o máximo de si para servir ao rei com perfeição. Quanto mais nós precisamos colocar em prática o que um dia alguém fez para que hoje conhecêssemos a verdade.
Convido a você para analisar este breve comparativo:
*Salomão tinha intendentes; Cristo constituiu discípulos.
*Salomão compôs provérbios; Cristo foi o Compositor de toda a Bíblia. *Salomão “discorreu sobre todas as plantas” (v. 33); Cristo criou todas elas.
*Povos de todo lugar iam ouvir a sabedoria de Salomão; Cristo, o dono da sabedoria, “veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam” (João 1:11).
*Os intendentes de Salomão enchiam de fartura a mesa do rei; os discípulos de Cristo vão em busca de quem queira ir ao banquete preparado pelo próprio Rei.
A nossa vida não deve ser exposta como um monumento de contemplação. A nossa vida deve ser exposta diante do SENHOR, para que Ele nos esconda no manto de Cristo! Entendem qual deve ser a nossa fama? A imagem do Salvador do mundo! As pessoas não devem olhar para mim e enxergar a Rosana, porque a Rosana é pecadora e cheia de defeitos. O mundo deve olhar para você e para mim e vislumbrar o manto de Cristo. Quando somos cobertos, então é que Cristo aparece! Este é o significado do que disse o apóstolo Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20, pp).
Assim como por meio de Salomão muitos povos ouviram falar do SENHOR e de Sua sabedoria; hoje, Jesus tem um povo cuja imagem reflete a Sua e que, através dele e de seu testemunho como fiéis de Deus, “serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3, up).
Não se preocupe em fazer seguidores, se esforce por fazer discípulos. Esta é a minha e a sua missão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).
Bom dia, discípulos de Cristo!
*Leiam #1Reis 4
Rosana Garcia Barros
3 Comentários so far
Deixe um comentário
Graça e Paz Rosana que Deus abençoe sua vida. Gostei muito do seu comentário de 1Reis4 muito edificante fica na Paz
Comentário por Roberto mendes 25 de julho de 2020 @ 10:03Muito esclarecedor ficou os versos para mim, obrigado
Comentário por Sidney jose da ilva 26 de julho de 2020 @ 20:41Muito esclarecedor ficou os versos para mim, obrigado que nosso Deus seja honrado e glorificado em sua vida
Comentário por Sidney jose da silva 26 de julho de 2020 @ 20:42