Reavivados por Sua Palavra


I REIS 4 – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
1 de maio de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis4

“De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido de sua sabedoria” (v. 34).

Vivemos na era das redes sociais, o que torna os relacionamentos interpessoais mais escassos. Nunca foi possível ter tantos “amigos” no mundo, e por todo o mundo. São meios que aproximam, mas que também podem afastar ainda mais. Se Salomão vivesse em nossa época, e tivesse Facebook, sem dúvida alguma, bateria o record em número de seguidores.
Todos os reis da terra ou iam conhecer a sua sabedoria pessoalmente, ou mandavam seus representantes para atestar se de fato Salomão fazia jus à fama que possuía.
As pessoas iam até ele em busca de sabedoria, o que nos prova que riquezas e poder não possuem valor maior do que “grandíssimo entendimento e larga inteligência” (v. 29). Só que a grandeza da sabedoria de Salomão provinha da fonte: “Deu também Deus a Salomão sabedoria” (v. 29).
Deus é a fonte de toda a sabedoria. Então, quando os maiorais iam atrás de Salomão, na verdade, estavam em busca de Deus. O SENHOR é a fonte de toda a sabedoria e nos usa como Seus condutos. O filho de Davi foi um instrumento cheio de um dom divino.
Um dia o Céu derramou sobre nós a Água da vida. E em Sua missão redentora, exalava sabedoria por onde quer que fosse. As multidões O acompanhavam para aprender junto aos pés do Filho de Davi. E assim como Salomão separou para si doze intendentes (espécie de administradores), Jesus escolheu doze discípulos. A função dos intendentes era a de não deixar faltar nada na mesa do rei. A função dos discípulos era a de não deixar faltar ninguém na mesa do Rei. Eis qual deve ser a nossa fama! De todos os lugares iam pessoas ouvir a sabedoria de Salomão.
Quando as pessoas nos veem, o que elas têm percebido? Somos pessoas que vale a pena ser ouvidas?
Cristo disse que o último sinal antes da Sua volta será este: “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mateus 24:14).
Amados, Deus não nos chamou para vivermos uma religião de seguidores, mas de discípulos. Ser um seguidor é fácil. Porque no momento em que bem entende, deixa de seguir. Ser discípulo não; requer esforço e diligência constantes. Os intendentes davam o máximo de si para servir ao rei com perfeição. Quanto mais nós precisamos colocar em prática o que um dia alguém fez para que hoje conhecêssemos a verdade.

Convido a você para analisar este breve comparativo:
*Salomão tinha intendentes; Cristo constituiu discípulos.
*Salomão compôs provérbios; Cristo foi o Compositor de toda a Bíblia. *Salomão “discorreu sobre todas as plantas” (v. 33); Cristo criou todas elas.
*Povos de todo lugar iam ouvir a sabedoria de Salomão; Cristo, o dono da sabedoria, “veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam” (João 1:11).
*Os intendentes de Salomão enchiam de fartura a mesa do rei; os discípulos de Cristo vão em busca de quem queira ir ao banquete preparado pelo próprio Rei.

A nossa vida não deve ser exposta como um monumento de contemplação. A nossa vida deve ser exposta diante do SENHOR, para que Ele nos esconda no manto de Cristo! Entendem qual deve ser a nossa fama? A imagem do Salvador do mundo! As pessoas não devem olhar para mim e enxergar a Rosana, porque a Rosana é pecadora e cheia de defeitos. O mundo deve olhar para você e para mim e vislumbrar o manto de Cristo. Quando somos cobertos, então é que Cristo aparece! Este é o significado do que disse o apóstolo Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20, pp).
Assim como por meio de Salomão muitos povos ouviram falar do SENHOR e de Sua sabedoria; hoje, Jesus tem um povo cuja imagem reflete a Sua e que, através dele e de seu testemunho como fiéis de Deus, “serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3, up).
Não se preocupe em fazer seguidores, se esforce por fazer discípulos. Esta é a minha e a sua missão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Bom dia, discípulos de Cristo!

*Leiam #1Reis 4

Rosana Garcia Barros


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Roberto mendes

Graça e Paz Rosana que Deus abençoe sua vida. Gostei muito do seu comentário de 1Reis4 muito edificante fica na Paz

Comentário por Roberto mendes

Avatar de Sidney jose da ilva

Muito esclarecedor ficou os versos para mim, obrigado

Comentário por Sidney jose da ilva

Avatar de Sidney jose da silva

Muito esclarecedor ficou os versos para mim, obrigado que nosso Deus seja honrado e glorificado em sua vida

Comentário por Sidney jose da silva




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.