Reavivados por Sua Palavra


A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR LEVÍTICO by jquimelli
10 de outubro de 2015, 1:30
Filed under: Sem categoria

Levítico é um pré-evangelho e deve encontrar um amplo lugar de estudo na vida de todos que querem seguir o Cordeiro por toda a jornada espiritual. …
Levítico ocupa posição central entre os cinco livros de Moisés, com Gênesis e Êxodo de um lado e Números e Deuteronômio, de outro. …
É o embrião do evangelho e, a partir dele, o Novo Testamento pode ser melhor compreendido; sem ele, parte dos evangelhos e das epístolas permaneceriam na obscuridade …

Paulo examinou profundamente esse livro quando escreveu Hebreus e discutiu as doutrinas da fé cristã. Subentende-se que o Israel espiritual, hoje, não pode negligenciar esse livro. Se a verdadeira doutrina da expiação, do Dia da Expiação, da purificação do santuário, de Jesus como nosso sumo sacerdote e advogado ministrando no santuário celestial, do julgamento e do breve retorno de Cristo, da lei e do sábado em seu verdadeiro contexto- deve ser dada ao mundo, então deve-se dar a Levítico o lugar correto na moldura das verdades a serem anunciadas. …

Israel … desvirtuou completamente o plano de Deus. Ao invés de ver na morte sacrifical de animais uma evidência da excessiva malignidade do pecado e da necessidade de não praticá-lo, começou a considerar os sacrifícios como uma espécie de pagamento pelo “privilégio” de pecar. Por essa razão, Deus mandou mensagens através de Seus profetas. Foi por isso que Deus não desejava mais aqueles sacrifícios: “De que Me serve a Mim a multidão de vossos sacrifícios? – Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes” (Is 1:11)…E, então, Ele responde Suas próprias perguntas: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de Ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Mq 6:6-8). Essa é a boa doutrina do Antigo Testamento e a boa doutrina do Novo Testamento. Desse modo, muitas lições preciosas podem ser aprendidas do ritual conforme foi originalmente ordenado. Um estudo de Levítico retribuirá amplamente o tempo que se gastar com ele. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 748 – 750.

Título
O nome “Levitico”, que se refere ao levitas, deriva do título do livro na tradução da Septuaginta Grega. O livro diz pouco a respeito da tribo levita em si, mas a maior parte do livro diz respeito aos sacerdotes descendentes de Aarão, que pertencia a esta tribo. O título hebraico do livro é a sua primeira palavra, Wayikra, “Então Ele [o SENHOR] chamou” (1:1). Isto é apropriado, porque “Então” (ou “E” ou “Agora”) indica que o livro continua a história do Êxodo, e “chamou” concorda com o fato de que registra mais falas divinas do que qualquer outro livro da Bíblia (Andrews Study Bible).

Muitos cristãos, por causa disso [o nome do livro] imaginam que Levítico é uma espécie de Manual técnico que fornecia orientação aos sacerdotes antigos sobre os detalhes de cerimônias que não são mais observadas pelo povo de Deus; em resultado disso, o livro de Levítico é a parte menos apreciada do Pentateuco. Na realidade, porém, sua mensagem era originalmente dirigida a todos os crentes (Lv. 1.2), e suas verdades continuam revestidas de significação primária para o povo de Deus. Pois o livro de Levítico constitui a primeira revelação detalhada acerca do vigoroso tema do Grande Livro como um todo, a saber, do modo pelo qual Deus restaura a Si mesmo homens perdidos. Tanto a atividade redentora de Deus como a resposta da apropriação que se espera da parte do homem são sumariadas no versículo chave, “Ser-Me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (20.26) (Bíblia Shedd).

O sistema sacrifical e seu significado no Novo Testamento
De acordo com o Novo Testamento, os sacrifícios animais israelitas eram símbolos que apontavam para o definitivo e único sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo (João 1:29; Heb. 9). Este é o único sacrifício que é realmente efetivo em relação ao pecado (Heb. 10:1-18) porque é o único meio pelo qual Deus pode conceder misericórdia sem comprometer a justiça (Rom. 3:26). O Novo Testamento expressa vários aspectos do sacrifício de Cristo: Para salvar pessoas, Sua vida é completamente consumida por Sua própria oferta (Heb. 7:27); Ele é o meio da vida eterna, que os seres humanos recebem por “participarem” espiritualmente dEle (Mat. 26:26-28; João 6:48-63); Ele deu Sua vida para resgatar vida humana (Mat. 20:28); e Ele provê o necessário para o perdão do “débito”/obrigação causada pelo pecado (Mat. 6:12; Ef. 1:7). Desde que nenhum tipo de sacrifício animal poderia adequadamente representar todos estes aspectos, o sacrifício de Cristo era representado pelas características exclusivas dos principais tipos de sacrifício (Andrews Study Bible).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: