Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 7 – terça, 15.01.2013 by Jeferson Quimelli
14 de janeiro de 2013, 23:02
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico à II Samuel 7

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Neste capítulo, vemos o desejo de Davi de construir um templo para o Senhor. Quando ele contou ao profeta Natã o que havia em seu coração, Natã o encorajou e disse, “faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo” (v. 3). Porém naquela noite, o Senhor falou com Natã e lhe deu uma mensagem para Davi. O Senhor disse: “Por que você quer construir-me uma casa? Eu já pedi a qualquer das tribos de Israel para construir-me uma casa? “(cf. v. 5-7). Então, o Senhor descreveu o que ele tinha feito por Davi ao longo dos anos, e acrescentou: “o teu descendente […] edificará uma casa ao Meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do Seu reino” (vv. 12-13). Davi ouviu, agradeceu a Deus por haver estado com ele todos aqueles, e disse: “que o Teu nome seja engrandecido para sempre” (v. 26 NVI).

O que é importante neste contexto é que o Senhor, através de Natã, promete a Davi um trono para sempre, estabelecendo-o firmemente ao lado do trono de Deus no céu. Por esta promessa, Deus não estava sendo seletivo. Não houve favoritismo aqui. Entre os descendentes de Davi estaria o Prometido e por meio dele viria o tempo em que Israel teria descanso de todos os seus inimigos (v. 11). Esta promessa de descanso eterno nos inclui (Israel espiritual) e está disponível a nós através da morte de Jesus Cristo. 

Davi entendeu a escatologia [parte da teologia … que trata dos últimos eventos na história do mundo. Cf. Wikipedia] de Natã e respondeu, indo para o Tabernáculo, “assentando-se” diante do Senhor e orando. Sua oração é registrada nos versos 18-29 e é cheia de gratidão pelas bênçãos prometidas aos seus descendentes. Davi sabia que Deus não estava falando apenas sobre ele ou seus filhos, pois disse: “Estabeleceste Teu povo Israel por Teu povo para sempre e Tu, ó Senhor, Te fizeste o seu Deus ” (v. 24). Não houve favoritismo por Davi, nenhuma promessa étnica de sangue. Baseava-se em uma relação espiritual desde Adão até a Segunda Vinda de Cristo. Davi é parte de uma herança que percorreu um longo caminho e nós, que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador, estamos incluídos.

Querido Deus,
Obrigado pela promessa, feita a Davi, de uma posteridade espiritual. Obrigado porque todos os homens na terra, não importa de que raça, cor ou sangue, tem a chance de se tornarem filhos de Deus, sentarem-se em um trono para sempre com Cristo no Céu e receber bênçãos em adoração diante de Ti. Queremos nos unir ao povo espiritual de Deus; uma linhagem que vem desde Adão e se estenderá até a Segunda Vinda de Cristo. Amém.

Koot van Wyk

Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ- Rev GASQ/JDS


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: