Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 18 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
8 de setembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

786 palavras

1-7 Oráculos contra a Etiópia. Esse país, localizado no sul do Egito, também era chamado de Cuxe, uma nação poderosa na época de Isaías. Em 740 a.C., no início do ministério do profeta, Piankh conquistou o Egito. Seu sucessor foi o célebre Shabaka (713-698 a.C.). Alguns presumem que ele reinou até a posse de outro rei etíope muito conhecido que governou sobre o Egito, Taharka [ou Tiraca, na ARA] em 690 a.C. Shabaka tentou formar uma coalisão contra a Assíria. O poder de Cuxe, porém, não conseguiria deter os propósitos divinos e o controle sobre as nações mantido pelo Senhor dos exércitos, de quem os israelitas deveriam depender. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Ai da terra onde há o roçar de muitas asas de insetos. Literalmente, “a terra de grilos alados” ou “a terra de ventos uivantes”. … Aqui se refere à Etiópia (ver com [CBASD] de Gn 10.6). … Tiraca, que esteve no trono desde cerca de 690 a 664 a.C., é o mesmo Tiraca (2Rs 19:9) que Senaqueribe esperava encontrar quando marchou contra a Judeia. Quando os “etíopes”avançaram desde onde hoje é o Sudão e estenderam seu domínio a todo o Egito, ameaçando os exércitos da Assíria, que estavam nessa época invadindo a Judeia, os israelitas, que costumavam confiar em homens e cavalos em vez de em Deu, buscaram o auxílio da Etiópia. O Senhor queria que Seu povo compreendesse que sua única defesa estava nEle e não nas forças do Egito. Afinal, os egípcios eram apenas homens e ímpios. Aquela era a ocasião de ter uma sentença pronunciada contra eles. Era melhore estar sob as asas do Todo-Poderoso (Sl 17:8; 57:1; 91:4) do que sob as asas sussurrantes do Egito. Esse país podia parecer formidável, mas sua força falharia quando Deus pronunciasse a sentença contra ele (ver com. [CBASD] de Is 19:1). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Insetos. A Etiópia é uma das terras da mosca tsé-tsé. Acha-se entre o Nilo Branco e o Nilo Azul. Bíblia Shedd.

Etiópia. A Núbia – antiga Etiópia (que não deve ser confundida com a Etiópia atual, localizada mais a sudeste), ao sul do Egito. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Por mar. O Nilo superior até hoje se chama “mar” pelos nativos, por causa de sua grande largura. Bíblia Shedd.

Como ocorre no árabe moderno, esta designação parece ser empregada para grandes rios como o Nilo e o Eufrates (ver Is 19:5; 21:1; Na 3:8). No Nilo usavam-se navios feitos de papiro e junco. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Ide, mensageiros velozes. Isaías parece advertir a Etiópia, ou o Egito, de que enviar embaixadores a Judá os enviava a uma nação dispersa e aflita em resultado da guerra. As invasões assírias devastaram o país, destruindo-o como uma enchente (ver Is 8:7, 8) e deixando-o desolado e humilhado. Os egípcios não ganhariam nada se aliando a Judá, e este último não teria a ajuda do Egito. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

3 Todos os habitantes. Todos os povos devem saber que o Senhor está no controle das questões humanas (ver com. de Dn 4:17, 37). É Deus quem ordena a marcha das nações. Em sentido figurado é Ele quem levanta o estandarte sobre os cumes dos montes da Terra (ver Is 5:26), direcionando as nações sobre o que devem ou não fazer. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

povo alto de de pele macia. Provavelmente os povos da Etiópia e do Egito. Diferentemente dos semitas, mantinham-se barbeados. rios. O Nilo e seus afluentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 ficarei … quieto (NVI). Diante da hostilidade das nações, o Senhor não agirá imediatamente, quando, porém, ficarem com o crescimento viçoso do verão (v. 5), ele as abaterá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Estarei calmo (ARA). O v. 4 apresenta um quadro claro de como o Senhor faz valer Sua vontade entre as nações (ver Ed, 173). Seus olhos estão sobre tudo, e Sua mão está no controle. De forma equilibrada, decreta juízos ou bênçãos, tratando todos os povos segundo Sua infinita sabedoria e justiça. Nada acontece sem Seu conhecimento; nenhum juízo cai sem Sua permissão. Quando o grão está maduro para a colheita Ele envia Seus ceifeiros para cumprir a missão. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

5 Podará … e cortará. A Terra é um vasto campo de colheita. Quando, em infinita sabedoria, o Senhor vê que uma nação está pronta para a destruição, Ele envia Seus ceifeiros para cortá-la (ver Dn 4:13-15; 5:25-31). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

6 Deixados junto às aves. Quando o Senhor conclui Sua obra e uma nação recebe o castigo, é como se os brotos e ramos tivessem sido cortados, para ser dispersos sem cuidado e deixados aos animais da terra e às aves do céu. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

7 Presente. A Etiópia ofereceu-se a si mesma ao Senhor, cf Sl 68.31. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: