Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 16 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de setembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1113 palavras

Atacados pelos assírios, os refugiados moabitas fugiriam para Sela, no país de Edom, ao sul. Moabitas desesperados enviariam um tributo em cordeiros para Jerusalém, pedido pela proteção de Judá. Jerusalém seria um refúgio seguro por um tempo. Isaías advertiu Judá para aceitar estes refugiados como um sinal de compaixão durante o tempo de devastação dos inimigos [assírios]. Life Application Study Bible Kingsway.

1 Enviem cordeiros como tributo. Assim como o rei Mesa enviava cem mil cordeiros ao rei Acabe, de Israel, todos os anos (v. 2Rs 3.4), agora o Moabe orgulhoso, que tantas vezes oprimira Israel, é aconselhado, em sua crise, a submeter-se ao rei de Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Sela. Capital naturalmente fortificada dos edomitas, ao sul do mar Morto, situada num planalto rochoso que se levanta 300 metros acima da cidade vizinha de Petra (v. 42.11). O nome significa “penhasco”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O povo de Moabe foi forçado a deixar suas cidades, fugir para o deserto e se estabelecer nas rochas. Então, numa condição desolada, eles foram chamados a reconhecer a supremacia do “monte da filha de Sião” [Jerusalém] com pagamento de tributo. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

2 vaus do Arnom (ARA). NVI: “lugares de passagem do Arnom”.

As mulheres estavam fugindo para o sul, para escapar do invasor que vinha do norte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 esconderijo. Jerusalém era a principal fortaleza da Palestina quando os assírios vieram desfazer a revolta [dos filisteus] mencionada em 14.32.

destruidor. Provavelmente a Assíria. opressor. Moabe. Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 Em benignidade. Heb. hesedh, “solidariedade”, “graça”, “misericórdia”, “favor”, o grande tema de Isaías, e também de Oséias. Bíblia Shedd.

As palavras do v. 4, uma advertência a Moabe, também se aplicam ao reino de Cristo. O profeta parece divisar um tempo quando um representante da casa de Davi, o Messias …, governará Moabe. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

tenda de Davi. V. 9.7; Am 9.11… “Tenda”ou “casa”equivale a “dinastia”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Da soberba de Moabe. O orgulho e a arrogância eram as evidentes fraquezas de Moabe e as principais razões para sua destruição (ver jr 48:29; Sf 2:10). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Moabe, apesar de ser nação pequena, é tão orgulhoso e desafiador como a Assíria e a Babilônia. V. 10.12; 14.13; 25.11; Jr 48.42. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Sua arrogância. Literalmente, “seu falar ocioso”, “sua jactância”(comparar com Jr 48:30). A altivez de Moabe era falsa e provaria ser vã. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

7 Uivará Moabe. Se Moabe tivesse dado ouvidos ao conselho do Senhor, seu trono teria sido estabelecido com justiça e misericórdia; mas, visto que se recusou, o resultado seria pesar e destruição. Toda a nação choraria de angústia quando chegasse a hora da destruição. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Pasta de uvas. Literalmente, “bolos de uva”. … Talvez bolos de uvas fossem um dos principais produtos de Quir-Haresete, e seus habitantes lamentariam a perda de seu principal meio de sobrevivência. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

8 talaram os melhores ramos da vinha (ARA). NVI: “pisotearam as melhores videiras”.

Sibma. Esta cidade foi designada [à época da ocupação de Canaã] a Rúben (Nm 32:37, 38; Js 13:15, 19) e era famosa por suas uvas (Jr 48:32). As vinhas deste país belo e próspero  foram destruídas pelos invasores cruéis. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Até Jazer. Isto é, os ramos da florescente vinha de Hesbom e Sibma se estendiam ao norte até jazer, uma cidade da fronteira norte …, originalmente em Gileade… Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

sarmentos (ARA). NVI: “brotos”.

mar. Provavelmente o mar Morto. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 Caiu já dos inimigos o eia (ARA; NVI: “gritos de alegria”). Em tempos de prosperidade este seria o grito de júbilo dos ceifeiros; mas, em tempo de guerra (ver com. do v. 7), seria o grito do invasor ao tomar posse da colheita e destruir árvores e vinhas. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

10 Fugiu a alegria. A época de colheita nos campos e nas vinhas era um período de alegria e celebração. Em vez disso, lágrimas tomariam o lugar do riso. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

A pisadura das uvas (esmagar as uvas com os pés) era o clímax da estação da colheita, um tempo de muita alegria nas vinhas. Mas a alegria da colheita logo cessaria porque o povo, em seu orgulho, ignorou Deus e se rebelou contra Ele. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Coração. Considerado pelos hebreus como o órgão das emoções (ver com. [CBASD] de 43:30). Aqui as emoções são descritas como vibrantes e tristes como as notas de uma lira acompanhando um canto fúnebre. O profeta expressa empatia para com o povo contra quem profere a mensagem. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

12 Nos altos. Isto é, cumprindo os pesados deveres da idolatria. Bíblia Shedd.

Nada alcança.O deus de Moabe, Camos, era mero ídolo (v. 44.17-20; 1Rs 11.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O falso deus moabita não pode fazer nada. As orações a qualquer outro deus além do Senhor são inúteis. Essa foi a lição divina ensinada por meio do profeta Elias no monte Carmelo (1Rs 18:20-40). Bíblia de Estudo Andrews.

Quando o povo de Moabe experimentou a ira de Deus, eles buscaram seus próprios ídolos e deuses. Nada aconteceu, porém, porque não havia ninguém para salvá-los. Quando buscamos nossos próprios meios de fuga para superar nossos problemas diários, o efeito é o mesmo: nenhum prazer, passatempo ou idéia religiosa criada pelo homem virá para nos salvar. Nossa esperança está em Deus, o único que pode ouvir e ajudar. Life Application Study Bible Kingsway.

13, 14 Tiglate-Pileser III invadiu Moabe em 732 a.C.; Senaqueribe invadiu Moabe no mesmo ano em que invadiu Judá, 701 a.C. O primeiro evento ocorreu três anos após a previsão de Isaías, caracterizando Isaías como um verdadeiro profeta. Nesses eventos, o povo de Israel viu a profecia cumprida diante de seus próprios olhos.  Life Application Study Bible Kingsway.

Confira outra profecia de curto prazo no oráculo contra a Arábia (21:16, 17). … O fato de Deus deixar um remanescente não só de Israel, mas também das nações, fala em favor de seu grande propósito de salvar o mundo inteiro, tanto israelitas quanto não israelitas. Bíblia de Estudo Andrews.

13 Esta é a mensagem que o SENHOR há muito pronunciou. O significado é que a mensagem de Isaías é apenas uma repetição de antigas mensagens transmitidas. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

14 Tais como os de jornaleiros. Um jornaleiro trabalha enquanto dura seu contrato. ele não permanece além desse período. Assim seria com o juízo prestes a cair sobre Moabe. Pequeno e débil. Moabe não seria destruído por completo. Um remanescente permaneceria, mas seria pequeno e débil. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: