Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de setembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

15:1-16:14 Profecia ou oráculo contra Moabe (ver também 25:10 e, nos escritos de outros profetas, Jr 48:1-47; Ez 25:8-11; Am 2:1-3; Sf 2:8-11). A origem de Moabe remonta à história de Ló e suas filhas (Gn 19:30-38; ver também Nm 22-25). O antagonismo entre Moabe e Israel é comprovado em uma das maiores descobertas arqueológicas, a chamada pedra Moabita (do nono século a.C., encontrada em 1868), na qual o rei Mesa celebra sua vitória sobre Israel. … Israel não recebeu permissão para guerrear contra eles durante o processo de conquista (ver Dt 2:1-23). Bíblia de Estudo Andrews.

1 Sentença contra Moabe. Ou, “mensagem solene com respeito a Moabe”. … Pouco se sabe da geografia política e da história de Moabe, e, portanto, muito dessa profecia não está claro. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

Moabe. País a leste do mar Morto e inimigo perpétuo de Israel (v.25.10; 2Rs 13.20). Quir. Orivavelmente Quir-Haresete, 24 km ao sul do rio Arnom e talvez capital de Moabe nesse período. “Quir” significa “cidade”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Moabe … oprimiu Israel e invadiu suas terras (Jz 3:12-14), lutou contra Saul (1Sm 14:47) e contra Davi (2Sm 8:2, 11, 12). Moabe seria punida por tratar Israel cruelmente. Life Application Stuby Bible Kingsway.

Esta profecia começou a cumprir-se em 712 a.C., nas invasões de Sargom II, da Assíria na Palestina …, e em 701, quando Senaqueribe repetiu a invasão, chegando até Jerusalém. Outros golpes foram sofridos entre 600 e 590 a.C., nas invasões dos caldeus, e depois os persas e árabes foram reduzindo a nação inexpressiva. Bíblia Shedd.

2 Dibom. Uma cidade 5 km ao norte do Arnom, onde foi achada a famosa “Pedra de Moabe”, no ano 1868. A pedra é uma inscrição descrevendo as guerras entre Moabe e Israel (cf 2 Rs 3.4-27). Rapada. No oriente, o raspar voluntário da barba era sinal de luto. Bíblia Shedd.

altares idólatras (NVI; ARA: “montes”). Santuários erigidos no cume dos montes, e em geral associados ao culto pagão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Nebo … Medeba. Na famosa Pedra Moabita, o rei Mesha se vangloria de ter sido ordenado por Quemos [divindade pagã] a tomar Nebo de Israel, e de ter sitiado a cidade e matado 7 mil homens, mulheres e crianças, os quais ofereceu a seu deus. Mesha declara que Medeba foi tomada por Onri [rei do reino de Isarel do Norte], que com seu filho Acabe, a ocupou por muitos anos. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

3 roupas de lamento. Roupas toscas (v. Jó 16.15; Jr 48.37; Lm 2.10), feitas de pelos de bode. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 Hesbom. O pranto seria ouvido mais ao norte. Hesbom (Tell Hesban) está cerca de 10 km ao norte de Medeba e 24 km a nordeste da foz do Jordão. Os armados de Moabe clamam, sua alma treme. Era tão terrível o açoite que viria sobre Moabe que mesmo os soldados estariam em pânico e gritariam de terror. Os que deveriam ajudar não poderiam fazê-lo, os que deviam ter coragem se encheriam de terror. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

5 Zoar. Cidade situada no extremo sudeste do mar Morto (cf Jr 48.34). É para Zoar que Ló fugiu de Sodoma (Gn 19.20-23). Luíte. Nome de um pico ao oeste do monte Nebo, a 1,6 km de distância, que se consagrava aos sacrifícios oferecidos aos ídolos. Novilha de três anos. Símbolo da plenitude, do vigor e da saúde, ou possivelmente, nome de uma cidade que, transliterando do hebraico, seria Eglate-Shelishia .. Não se descobriu, porém, nenhum lugar com este nome. Bíblia Shedd.

Beer-Elim. Beer significa “poço”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 As águas de Ninrim. Mencionadas também em Jeremias 48:34, e talvez seja o local de um reservatório usado para fins de irrigação. Acredita-se que Ninrim ficava junto a um leito de rio que desembocava nas margens ao sudeste do Mar Morto. Quando o reservatório foi destruído, a área ficou desolada. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4.

9 Dimom. Um rio perto do extremo sul do mar Morto, que forma a divisa entre Moabe e Edom. O Rolo do mar Morto traz “Dibom” (cf v 2). Bíblia Shedd.

um leão. Referências ou ao exército (v 5.29; Jr 50.17), ou a leões de verdade (v. 13.21,22). Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: