Reavivados por Sua Palavra


SALMO 142 by Jeferson Quimelli
23 de junho de 2020, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/sl/142

Eu vejo três pensamentos neste salmo: oprimido; ninguém se importa; refúgio.

Oprimido é ter na vida mais do que posso suportar. Acontece quando os altos e baixos da vida se transformam em montanhas imponentes e insuperáveis, fazendo-me sentir pequeno e impotente. Eu, naturalmente, me volto para aqueles em quem confio. Agora imagine uma pessoa sentindo-me oprimida, sob um peso insuportável e descobrindo que ninguém se importa!

Mas há como superar essas montanhas imponentes! Há alguém que ouve, se importa e será um refúgio, um santuário onde encontro segurança e alívio. O Salmo 61:2 diz: “Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu” (NVI). Eu amo a imagem do nosso refúgio sendo “mais alta do que eu”. O meu eu pequeno, desamparado e oprimido tem Alguém maior do que si próprio, que velará sobre mim e me protegerá.

No final, Davi diz: “quando me fizeres esse bem”. Mesmo em meio a problemas, ele pôde se alegrar na esperança de receber ajuda. Ele tinha fé na “certeza daquilo que esperamos” (Hb 11:1) e podia se alegrar como se já tivesse esse conforto. Que esperança incrível podemos ter em Deus!

Vicky Perry
Bibliotecária
Mt. View, Havaí

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=866
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli

 

Devocional da rodada anterior:

Em 2012, mais de 44 milhões de pessoas na América do Norte sofriam de solidão. As estatísticas mostram que o número de pessoas que sofrem de solidão em uma escala mundial tem aumentado ao longo das décadas.

Não precisamos nos envergonhar de não estarmos bem – todos temos momentos em nossas vidas quando nos sentimos sem esperança, desanimados, solitários e até mesmo deprimidos.

Neste salmo, Davi está sozinho. Este é o homem segundo o coração de Deus em um ponto realmente baixo de sua vida. O que Davi faz neste momento aparentemente escuro e sem esperança? Ele busca a Deus? Sim, ele faz isso. Mas há ainda mais. Ele busca a Deus com confiança. Mesmo que ele duvide de tudo em sua vida, Davi sabe que Deus conhece o seu caminho (v. 3) e está no controle de sua vida. Davi se volta para Deus, reconhecendo que Ele é o único lugar de refúgio (v. 5). O único lugar onde Davi está seguro. Nós, também, só estaremos a salvo do inimigo na presença de Deus.

Davi se volta para Deus com suas prioridades corretamente definidas. Davi sabe que Deus é o seu quinhão [a sua herança] (v. 5 ARA). A palavra quinhão refere-se ao terreno destinado às tribos de Israel. Os levitas não receberam parte – O Senhor era a sua herança (Números 18:20). Da mesma forma, Davi se volta para Deus admitindo que as posses materiais não são uma prioridade – o amor e a presença de Deus são a sua maior herança.

Thandi Klingbeil
Tennessee, Estados Unidos

Texto original: https://reavivadosporsuapalavra.org/2017/03/22/


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Que maravilha essas meditações.
Nos traz paz a alma
Nos dá conforto na aflição
Peço oração pela minha vida espiritual, mesmo sabendo que meu marido pediu o divórcio litigioso, que eu saiba como proceder diante desta situação
Que Deus Jesus seja meu advogado e lute pelos meus direitos reais e me de a Vitória por amor do seu nome

Comentário por ARACI




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: