Reavivados por Sua Palavra


SALMO 41 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
14 de março de 2020, 0:05
Filed under: Sem categoria

701 palavras

O Salmo 41 fala de uma grave doença do salmista. Seu sofrimento é demasiado difícil de suportar ao perceber que aqueles que antes foram seus amigos agora o traem . O salmo começa com uma bênção sobre os que, com amor, ajudam o necessitado; segue com uma descrição da traição de seus ex-amigos, e encerra com uma oração de esperança e restauração. Este Salmo se assemelha ao 38. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 824.

1 A Bíblia fala freqüentemente do cuidado de Deus para com os fracos, pobres e necessitados; e de sua bênção sobre aqueles que compartilham esta preocupação. Deus quer que nossa generosidade reflita sua própria dádiva. Como ele nos abençoa, devemos abençoar os outros. Life Application Study Bible Kingsway.

acode. O verbo implica um princípio fundamental de política social, que envolve uma solução adequada para problemas como a pobreza e a enfermidade. CBASD, vol. 3, p. 825.

Tu lhe afofas a cama. Do heb. hafak, “dar voltas”, “mudar”. … Nada distingue melhor uma enfermeira experiente do que a habilidade de trocar a roupa de cama do doente sem incomodá-lo. CBASD, vol. 3, p. 825.

e lhe perecerá o nome? Seus inimigos se alegravam com a expectativa de sua morte prematura e a possibilidade de apagar sua existência. CBASD, vol. 3, p. 825.

Se algum deles me vem visitar. Se seus inimigos o visitavam, falavam com hipocrisia, reunindo informações para lhe causar dano, e, ao sair, inventavam calúnias a seu respeito. Esta descrição retrata alguém que tem um amigo que na verdade é seu inimigo. CBASD, vol. 3, p. 825.

rosnam a uma. O visitante hipócrita se une aos outros inimigos do salmista e juntos discutem a condição infeliz do pobre enfermo e esperam pelo pior. CBASD, vol. 3, p. 825.

Até meu amigo íntimo. Aqueles que afirmam que este salmo foi escrito por Davi tendo como contexto a rebelião de Absalão aplicam este versículo a Aitofel (2Sm 15:31; ver com. do Sl 55:12). CBASD, vol. 3, p. 826.

e levantou contra mim o calcanhar. Para alguns, esta figura sugere um cavalo dando coices na pessoa que o alimenta; para outros sugere a ideia de passar a rasteira em alguém. Judas demonstrou a mesma ingratidão depois de ter desfrutado  por três anos o favor de Jesus. CBASD, vol. 3, p. 826.

Este versículo é visto no Novo Testamento como uma profecia da traição de Cristo (Jo 13:18). Judas, um dos 12 discípulos de Jesus, havia passado três anos aprendendo com Jesus, viajando e comendo com ele (Mc 3: 14-19), e administrando as finanças para o grupo. Eventualmente Judas, que conhecia Jesus muito bem, o traiu (Mt 26: 14-16; 20-25). Life Application Study Bible Kingsway. 

O fato de parte deste salmo ter outra aplicação, além da local, não significa que todo o salmo foi originalmente designado como profético. O melhor é sempre interpretar esses escritos antigos, em primeiro lugar, dentro de seu contexto histórico, e aplicar ao futuro somente trechos que, mais tarde, escritores inspirados interpretaram dessa forma (ver com. de Dt 18:15). CBASD, vol. 3, p. 826.

10 levanta-me. Do leito de enfermidade, contrariando a esperança dos inimigos (ver v. 8). CBASD, vol. 3, p. 826.

11 Não se deve jamais aceitar a ausência de dificuldades como evidência de que tudo vai bem entre a pessoa e Deus. A única orientação segura é a norma da palavra da palavra de Deus e o testemunho do Espírito (Rm 8:16; Hb 4:12). CBASD, vol. 3, p. 826.

12 Tu me susténs na minha integridade. O versículo sugere que o salmista está se recuperando de sua enfermidade. CBASD, vol. 3, p. 826.

me pões à Tua presença para sempre. Este pensamento contrasta com a esperança dos inimigos de que ele morreria. CBASD, vol. 3, p. 826.

13 Bendito seja o SENHOR. Uma doxologia que marca o final do Livro I. CBASD, vol. 3, p. 826.

Salmos é dividido em cinco livros, e cada um termina com uma doxologia ou uma expressão de louvor a Deus. O primeiro livro dos salmos, capítulos 1-41, nos leva em uma jornada através do sofrimento, tristeza e grande alegria. Ele nos ensina muito sobre o amor eterno e cuidado de Deus por nós e como devemos confiar nele mesmo nas experiências diárias da vida. Life Application Study Bible Kingsway.

Amém. Do heb. ‘amem, “certamente”, palavra de afirmação solene, duplamente enfática devido à repetição. A repetição pode sugerir também a resposta do povo quando o salmo era usado na adoração pública. CBASD, vol. 3, p. 826.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: