Reavivados por Sua Palavra


SALMO 41 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de março de 2020, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar” (v.9).

Após a entrada do pecado no mundo, não fosse a intervenção divina, e todos seríamos súditos do reino de Satanás. A “antiga serpente” (Ap.12:9) iniciou sua trajetória na Terra já com sua sentença e sua derrota decretadas: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15). Lúcifer era um anjo querubim criado para uma função privilegiada no Céu. Estava constantemente diante do trono de Deus no santuário celeste, até que o mistério da iniquidade o corrompeu e sua ambição, “subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Is.14:14), selou o seu destino final: “O diabo… foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre” (Ap.20:10).

O Salmo de hoje também apresenta mais uma profecia messiânica, a respeito da traição de Judas. Ao participar da última ceia com Jesus, Judas foi tratado por Ele como todos os demais e teve a oportunidade de ter seus pés lavados por Aquele a quem trairia (Jo.13:12-29). Contudo, mesmo diante de tamanha graça e misericórdia, o falso discípulo selou o seu destino eterno como agente de Satanás em ferir o calcanhar dAquele que tanto o amou, cumprindo a profecia e recebendo sobre si terrível maldição: “ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” (Mt.26:24).

O fracasso de seus inimigos em fazer-lhe mal era para Davi um sinal da aprovação divina: “Com isto conheço que Te agradas de mim; em não triunfar contra mim o meu inimigo” (v.11). O triunfo de Jesus sobre o inimigo das almas é garantia eterna para “todo o que nEle crê” (Jo.3:16). Como seguidores de Cristo, precisamos imitar-Lhe o exemplo de humildade e perdão, ofertando até aos nossos inimigos o que o Céu voluntariamente tem nos dado. Pois “o que acode ao necessitado, o Senhor o livra no dia do mal… o protege; preserva-lhe a vida e o faz feliz; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, Tu lhe afofas a cama” (v.1-3).

Aos Seus amigos, Jesus ordenou: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (Jo.15:17). Que possamos perseverar em olhar para Cristo e vislumbrar o Seu caráter através do diligente e sincero exame das Escrituras. Inimigo nenhum pode nos tirar esse privilégio! “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e Amém!” (v.13). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, amigos de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo41 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: